Pode parecer que com a chegada do inverno tudo se torna cinzento e apagado. No entanto, no que diz respeito a flores, é nesta altura que chega a flor amor-perfeito para nos alegrar com as suas cores infinitas e as suas múltiplas variedades.

Hoje, damos-lhe todos os detalhes sobre a flor amor-perfeito (Viola tricolor), que floresce no outono e resiste à baixas temperaturas, sendo considerada uma das flores de inverno. Contamos-lhe tudo acerca da sua origem e características. Além disso, ensinamos-lhe como cuidar dela para que esta dure muito tempo. Descobrirá, também, alguma curiosidade sobre a planta amor-perfeito. Fique a saber tudo!

Flor amor-perfeito: origem e curiosidades

Os floristas europeus souberam ver a beleza desta flor e trabalharam, desde o século XIX, no sentido de cruzar os amores-perfeitos silvestres, conhecidos também como Viola tricolor ou Viola tricolor hortensis, com as inúmeras classes de violetas nativas. Com isso, à raiz desses cruzamentos, obtiveram cerca de 400 variedades desta planta. A flor amor-perfeito pertence à família das violáceas e o seu nome científico é Viola x Wittrockiana.

Curiosidades sobre a planta amor-perfeito

Para além desta peculiaridade acerca do nome, existem ainda outras curiosidades acerca da flor amor-perfeito que deve conhecer:

  • Primeiramente, plante a planta amor-perfeito perto de outros arbustos e evitará que cresçam ervas daninhas.
  • Quando o for comprar o amor-perfeito, ficará deslumbrado pela beleza e cor das suas flores abertas. No entanto, é fundamental prestar atenção às flores que estão por abrir. Eleja uma planta que tenha botões por abrir, já que, assim, durará mais tempo.
  • Sabia que a planta amor-perfeito se usa na gastronomia? Normalmente, usa-se para decorar a apresentação final do prato, mas, às vezes, pode-se mesmo incluir nos pratos para degustação.
  • Assim, sendo uma planta híbrida, o amor-perfeito tem uma gama de tonalidades mais ampla que outros tipos de plantas. Existem amores-perfeitos brancos, azuis, roxos, cores-de-rosa… Também existem variedades que combinam cores, assemelhando-se aos jaspes.
flor-amor-perfeito-decoracao

Características dos amores-perfeitos

A flor amor-perfeito apresenta, desde a sua origem, inúmeras variedades, existindo numa infinidade de cores e tamanhos. Portanto, é fácil imaginar a grande quantidade de combinações possíveis que se obtêm usando esta flor como protagonista. As suas características mais comuns são as seguintes:

  • Os amores-perfeitos têm flores individuais e simples, cada uma delas com cinco pétalas. 
  • Costumam medir entre cinco e sete centímetros de diâmetro. Ficam mais pequenas à medida que o clima se torna mais cálido.
  • As pétalas costumam ser lisas, embora existam variedades com flores onduladas. 
  • As folhas da planta amor-perfeito são planas, ovais e de cor verde escuro.
  • Os amores-perfeitos não costumam superar os 20 centímetros de altura.

Variedades pouco conhecidas de amor-perfeito

Para além de lhe dar a conhecer as qualidades mais frequentes dos amores-perfeitos, apresentamos-lhe também algumas variedades menos habituais:

  • Joker, de cor púrpura no interior e cor-de-laranja nas pontas.
  • Supreme, com o interior e as pontas da mesma cor.
  • Springtime, preparadas para temperaturas mais cálidas.

Significado da flor amor-perfeito

Se, além de levar umas quantas para a sua varanda ou jardim, também quer oferecê-las a alguém, saiba que o significado do amor-perfeito se associa à nostalgia. Assim, é uma flor muito apropriada para oferecer a pessoas de quem temos saudades ou sentimos falta. Oferecer amores-perfeitos significa evocar lembranças e sentir nostalgia de algum amor. Com estas explicações, de certeza que já sabe a quem os vai oferecer.

amores-perfeitos-em-jardim
Os amores-perfeitos alegram o jardim no inverno

Amor-perfeito cuidados: dicas para o cultivo fácil da planta

O amor-perfeito é uma flor perfeita para colocar no exterior, inclusive com temperaturas tão frias como as que existem no inverno. Por isso, para além de ter cuidado com a sua localização, atente nesta mini guia de cuidados básicos para desfrutar delas durante mais tempo.

flor-amor-perfeito-cor-violeta
  • Temperatura. É capaz de aguentar temperaturas frias, inclusive as geadas, por isso faz parte da lista das melhores plantas de exterior resistentes ao frio. No que diz respeito ao calor, os amores-perfeitos gostam de temperaturas suaves, até 21 graus aproximadamente.
  • Rega. Durante a floração, é necessário regá-la de 3 em 3 dias e deve-se ter cuidado com a sua drenagem. A terra deve estar sempre húmida, embora não encharcada. Na época do inverno, aproveite os dias de chuva. Se vive numa zona com pouca chuva, ou se quiser cultivá-la no verão, pode regá-la de 2 em 2 semanas.
  • Luz. Adora iluminação natural. Por isso, quanto mais lhe dê luz solar, melhor. No entanto, pode chegar a resistir em ambientes à meia sombra, sobretudo quando a incidência do sol é muito forte. Para trocar de lugar mais facilmente, privilegie o cultivo em vasos ou jardineiras, muito populares para estes tipos de flores.

Poda da flor amor-perfeito

Ciclo de vida e poda: o cultivo da planta amor-perfeito é bianual, ou seja, o primeiro ano só produz folhas e, no segundo, dá flor. Não obstante, com cuidados específicos pode conseguir que os seus amores-perfeitos se tornem perenes. O mais habitual é que, com calor, a planta definhe. Porém, é possível alterar este ciclo e conseguir que o seu amor-perfeito perdure. Para fazê-lo, deve realizar uma poda quase total da planta, deixando apenas o caule.

Agora tem tudo o que precisa para cuidar dos seus amores-perfeitos e esperar que estes durem muito tempo no seu jardim. Com as dicas certas, o cultivo desta variedade não é mais segredo!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top