A orquídea é considerada uma planta solitária, mas a verdade é que ela é uma planta perfeita para realizar magníficas composições florais. Um belo buquê de orquídea, ou mesmo buquês que misturam orquídeas e outras plantas: essas composições de formas e cores irresistíveis são a tendência do momento, especialmente para sublimar um vestido de noiva. Como fazer um buquê de orquídeas? Em que ocasião oferecer orquídeas em bouquet? Aqui estão todas as respostas!

Como fazer um buquê de orquídeas?

Afinal, como fazer buquê com orquídea? A orquídea é uma planta mais fácil do que parece. Com sua grande diversidade de flores e caules, esta flor elegante e original permite uma infinidade de composições diferentes, todas únicas e originais.

buque-de-orquideas-tons-pasteis
As orquídeas podem acompanhar outros tipos de flores em buquê

Que orquídea escolher para fazer um buquê?

Para que a composição da orquídea permaneça impecável durante a celebração, poderá dar preferência a tipos de orquídeas resistentes, como os ramos da orquídea Phalaenopsis. Com efeito, as Phalaenopsis são consideradas sofisticadas e sólidas. Se a festa ou cerimônia for realizada no inverno, espécimes impressionantes de orquídeas Cymbidium farão um “efeito uau” com suas características atemporais. 

buque-de-orquideas-com-rosas

Com que outras flores fazer um bouquet de orquídeas? 

Você pode misturar diferentes tipos de orquídeas, mas também é perfeitamente possível combinar harmoniosamente diferentes espécies de flores. Por exemplo, a orquídea pode ser usada com a rosa, com lírios, mas também com ervas pampas, gipsofilas e muitas outras flores. O ideal é sublimar o uso das hastes de orquídea, especialmente quando elas estão caindo e, claro, escolher tons de cores que conversem entre si. 

E os ramos artificiais de orquídeas? 

Em um evento, a tentação pode ser grande em escolher flores artificiais, por exemplo, para decorar centros de mesa ou buffets. A entrega é facilitada e estas flores artificiais da orquídea não exigem nenhuma manutenção. No entanto, as flores de orquídea artificial não podem reproduzir o magnífico efeito que um buquê de orquídeas frescas e naturais produz. Além disso, muitas vezes é mais difícil realizar o buquê de seus sonhos com flores artificiais. Por isso, vale priorizar a orquídea natural, muito mais elegante e de bom gosto do que uma orquídea artificial, que são produtos sem prazo de validade.

Buquê de noiva de orquídeas: a tendência do momento

Orquídeas são flores que são adequadas para uma celebração romântica, glamourosa e sensual como um casamento. A orquídea tornou-se a flor da moda para fazer buquês e arranjos de noiva. Nos casamentos contemporâneos, não é raro vermos buquê de noiva de orquídeas, uma escolha cheia de personalidade e significado, especialmente quando o arranjo é feito em formato de cascata. 

noiva-com-buque-de-orquideas
O buquê de orquídeas virou tendência para as noivas

O simbolismo perfeito: significado das orquídeas 

A orquídea é a planta que está associada às bodas de 55 anos de casamento. Que bela promessa de felicidade! Mas o buquê de noiva de orquídeas também carrega um simbolismo romântico e sensual: na linguagem das flores, a orquídea está associada à paixão sensual, ou mesmo erótica, e ao amor inflamado. Orquídeas brancas simbolizam, também, a pureza e a sinceridade dos sentimentos. Ou seja, perfeitas para compor a decoração do arranjo da noiva, seja nas cores rosa, branca, ou ainda azul!

A coroa de flores, o acessório da moda 

Para fazer um buquê de orquídeas de forma artesanal, na forma de uma coroa de flores, alguns utensílios são suficientes, como um círculo de madeira e pedaços de seda, por exemplo. Poderá colocar a orquídea ou as orquídeas nas bordas do círculo de madeira, ou no centro, e amarrar as hastes por meio de pequenos laços de seda. Você pode adicionar as decorações que gosta, como padrões estrelados, tiras de seda, ou pequenas bijuterias e pendentes brilhantes. Dê o toque da sua personalidade e bom gosto ao decorar com orquídeas fora do vaso, em forma de coroas de flor ou em cestas de flores.  

Buquê de orquídeas secas: como usar? 

Preferível às flores artificiais, o buquê de noiva com flores secas também é um acessório muito moderno para casamentos originais. Poderá comprar buquês de flores secas, ou fazer seu próprio buquê seco caseiro, no estilo DIY. Deixe as flores secarem por alguns dias, adicione um pouco de laca, alguns adesivos brilhantes ou estrelados se desejar, e para finalizar um lindo laço de seda. Um buquê caseiro de orquídeas é único e representa uma lembrança inestimável. 

Oferecer um buquê de orquídeas

A orquídea é uma das flores mais oferecidas: é a estrela dos momentos felizes, desde jantares com amigos até aos mais belos batismos. Mas quando oferecer um buquê de orquídea? Aqui estão todas as dicas para aproveitar ao máximo seu buquê de orquídeas e oferecê-lo nas ocasiões ideais. 

bouquet-de-orquideas-com-rosas
Oferecer um buquê de orquídeas é perfeita escolha para quase todas as ocasiões

Quando oferecer um buquê de orquídea? 

O buquê de orquídea é o presente ideal para um evento romântico: dia dos namorados, aniversário de encontro, aniversário de casamento, entre outros. Mas a orquídea pode realmente ser oferecida durante todo o ano, com a simples condição de entender seu significado para saber presentear sem cometer erros. 

Como fazer seu buquê de orquídea durar? 

Após a entrega da floricultura, ou depois de oferecer um buquê de orquídeas a domicílio a alguém especial, alguns gestos permitem que seu buquê de orquídea dure por mais tempo: é necessário podar o caule de cada orquídea e trocar regularmente a água do vaso ou jarra. Isso aumentará a longevidade do buquê e são apenas alguns dos conselhos quando o assunto é cuidar das orquídeas.

E você, como imagina o bouquet de orquídeas dos seus sonhos?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top