O cravo dos poetas é uma das flores mais graciosas para enfeitar um jardim. Com as suas flores agrupadas, a impressão é de vermos um buquê colorido no topo de cada caule. Esta planta anual ou bienal faz parte da família dos cravos, e traz consigo todo o significado e simbolismo que possuem. Veja a seguir quais as características, o significado, a história e os cuidados para cultivar o cravo dos poetas no jardim, em canteiros ou em vasos.
Características do cravo dos poetas
O cravo dos poetas, de nome botânico Dianthus barbatus, é uma planta pertencente ao género Dianthus, que deriva do grego e significa “flor divina”. Isso porque o aroma que possui é parecido com o do cravo-da-Índia, este último muito conhecido tanto na gastronomia quanto pelas propriedades medicinais que possui.
O género Dianthus barbatus pode ser confundido com o cravo chinês, mas basta olhar com atenção para diferenciar: o cravo dos poetas possui flores agrupadas no topo do caule, na forma de um buquê colorido e exuberante. A principal semelhança são as suas pétalas, que também são recortadas nas pontas. Também é preciso ter o cuidado de diferenciar o cravo do poeta do craveiro, de nome botânico Dianthus caryophyllus.
Muito usado para fins ornamentais, o cravo do tipo barbatus possui diversas cores, como o branco, o amarelo, o vermelho, o roxo, o cor-de-rosa, entre outras. Além disso, a cor das pétalas também pode ser misturada, mesclando diferentes tons. Além disso, o cravo dos poetas é uma planta perene, anual ou bienal que possui curta duração.
Cultivo do Dianthus barbatus
Antes de tudo, alguns detalhes podem ajudar a cultivar o cravo e deixá-lo florido e saudável durante o verão:
- Rega: certifique-se de regar regularmente, mantendo o solo húmido, mas evitando que encharque. O excesso de água pode ser fatal para a planta.
- Mistura do solo: deve priorizar solos com areia, bem drenado e rico em matéria orgânica.
- Adubação: pode aplicar fertilizantes balanceados durante a estação de crescimento para fornecer os nutrientes necessários. Além disso, é recomendado remover as flores murchas para estimular uma floração contínua e não usar fertilizantes a base de amónio.
- Reprodução: pode reproduzir o cravo dos poetas ao usar sementes ou via reprodução por estacas durante a primavera.
- Poda: faça a poda das folhas para promover o crescimento saudável. Retire igualmente as ervas daninhas que crescerem por perto.
- Época para semear: plante o cravo na primavera ou no verão (de maio a julho), ou durante o outono se viver em zonas mais quentes.
- Transplantação: se os cravos crescerem muito no vaso e precisarem de mais espaço, transplante-os durante a primavera ou outono.
- Luz: Grande necessidade de sol e luminosidade para a floração. Gosta de temperatura alta.
- Pragas e doenças: ácaros, mosca branca, ferrugem, afídeos, entre outras doenças. Preste atenção caso manchas apareçam nas folhas.
- Onde plantar: esta espécie de cravos aprecia um local ensolarado ou parcialmente sombreado. Pode plantar em canteiros, maciços e bordaduras de jardins. O cravo do poeta também fica lindo ao decorar a casa como flor de corte, num vaso.
- Floração: a cravo dos poetas dá flores durante o verão. Contudo, as espécies perenes, quando expostas às condições ideais, dão flores durante o ano inteiro.
- Toxicidade: este cravo é tóxico para animais.
Assim, seguindo estes cuidados, estará no caminho certo para desfrutar de um jardim exuberante, repleto de vibrantes cravos dos poetas.
Significado do cravo dos poetas
O cravo dos poetas é uma flor que carrega um profundo significado simbólico, trazendo sentimentos de amor, devoção e sensibilidade.
Há séculos, essa encantadora e vistosa flor é associada ao amor romântico, representando a paixão sensual e os laços afetivos intensos. Além disso, o cravo dos poetas também é símbolo de devoção, simbolizando um amor puro, leal e duradouro.
Ao presentear ou receber um cravo dos poetas, transmitimos uma mensagem de afeto profundo, compromisso emocional e uma sensibilidade única. Ou seja, uma flor ideal para demonstrar o seu amor com originalidade, já que não está na lista das plantas e flores mais clássicas.
Curiosidade sobre o cravo dos poetas
Uma das perguntas mais comuns: por que este tipo de cravo leva o nome “dos poetas”? A razão encontra-se no aparecimento frequente desta flor em poemas, sonetos, pinturas, e outras formas de expressão artística ao longo da história.
Por ser uma flor inspiradora, graças a sua fragrância e ao formato delicado e colorido da sua floração, o cravo dos poetas leva este nome devido à sua conexão com o mundo da poesia e das artes. Dessa forma, tornou-se um símbolo romântico, dotado de grande sensibilidade e inspiração: detalhes que fazem toda a diferença na hora de presentear!
Dê uma vista de olhos nos nossos ramos de cravos com entrega ao domicílio e escolha a cor que mais lhe agradar!