A entrega de flores de luto e o que fazer é por vezes uma grande preocupação. Tradicionalmente, as flores acompanham as cerimónias fúnebres. As flores ornamentam o local de culto ou da cerimónia fúnebre, acompanham a procissão e prestam homenagem ao falecido até ao último adeus no cemitério, jazigo ou jardim da saudade.
Para acompanhar as famílias e os entes queridos neste período doloroso da vida, é costume mandar entregar flores de luto. Mas como escolher flores de luto? Qual a composição de flores a escolher? Um ramo, uma palma ou uma coroa de flores? Onde, quando e como entregar as flores? No velório, no funeral…
Aqui estão alguns conselhos sobre como organizar a entrega do seu arranjo de flores de condolências num velório por um florista da Interflora, seja num contexto profissional ou privado.

Que flores escolher para um luto?

As flores brancas são as preferidas porque estão associadas à pureza, respeito e sinceridade. Flores nobres como a rosa branca ou flores brancas sazonais, podem naturalmente ser uma opção dependendo do tipo de cerimónia fúnebre. Nos últimos anos os funerais têm recebido arranjos de flores em tons campestres e cores sóbrias em tons pastel, creme ou salmão, que combinam elegantemente com o branco. No entanto, só devem ser utilizadas cores alegres e vivas nos arranjos de flores a pedido da família ou se quem morreu tiver manifestado esse desejo.

Almofada de flores roxas de luto - Interflora

Entrega de flores de luto: informações úteis

A entrega bem-sucedida das flores depende da obtenção de algumas informações: o nome e o apelido do falecido ou da falecida, a morada do local e a hora da cerimónia fúnebre. Nas grandes cidades, esta informação é mesmo obrigatória pois podem ser realizados vários funerais no mesmo dia e no mesmo local. Os floristas da rede Interflora estão disponíveis para uma orientação caso lhe falte alguma destas informações. Em geral, o florista da rede Interflora encarregado da entrega das flores está em contato com a família do falecido ou da falecida e conhece os seus desejos expressos e os detalhes da cerimónia fúnebre.

Para onde enviar as flores?

Num funeral, as flores são geralmente entregues na casa funerária ou no local das cerimónias fúnebres: a igreja, a casa funerária ou o cemitério. A entrega e a disposição das flores é feita por pessoas pertencentes à organização da cerimónia fúnebre e por vezes pelos próprios floristas. Os arranjos de flores acompanham os familiares do falecido ou da falecida durante o velório e o funeral. Escreva uma mensagem de pêsames para acompanhar as flores.

Almofada de flores brancas de luto - Interflora

A entrega de flores no domicílio dos enlutados não é recomendada, a menos que seja um pedido da família. As cerimónias fúnebres são geralmente realizadas em endereços diferentes e não é aconselhável sobrecarregar os familiares que atravessam tempos difíceis com a gestão destas questões logísticas. As flores de luto nem sempre são flores de condolências enviadas para a cerimónia fúnebre. Também podem representar um sentimento vivido mesmo após as exéquias e serem enviadas para o cemitério ou para o domicílio dos familiares e próximos do falecido ou da falecida.

Quando agendar a entrega das flores?

As entregas de flores só podem ser organizadas quando se dispõe das informações necessárias, geralmente transmitidas pela família de quem morreu. A entrega de flores por um florista da Interflora na véspera ou no dia da cerimónia fúnebre é possível, dependendo da hora em que faz a sua encomenda. A Interflora verificará com o florista local se a entrega de flores ainda é possível. Se o funeral já tiver ocorrido, é aconselhável entregar as flores no cemitério. Neste caso, escolha uma composição de flores ou plantas verdes e floridas que são mais adequadas para resistir ao ar livre.

Coroa de flores brancas de luto - Interflora

Sabia que…

A rosa branca é a flor mais comum nos arranjos funerários porque transmite uma mensagem de amor puro e respeito. Mas esta flor não está apenas associada a esta triste ocasião. Com a sua imagem casta, quase religiosa, a rosa branca é a flor da Virgem Maria e também simboliza o nascimento. Quando oferecida num ambiente romântico, a flor destaca-se pela sua grande beleza, convida ao amor sincero e requintado e fortalece as uniões. A rosa branca tem a vantagem de estar disponível durante todo o ano no florista e pode ser colhida no jardim de maio a outubro.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top