Se é uma daquelas pessoas que, ao ouvir a palavra crisântemo, a relaciona com cenas fúnebres, antecipamos que hoje vai mudar de ideias. Esta flor, além de ser uma das escolhidas para centros e bouquets no Dia de Todos os Santos, tem uma beleza tão especial que se adapta muito bem a outras ocasiões.

A variedade de formas e cores do crisântemo, e especialmente o local onde o cultivamos, transformará completamente o seu significado. Damos-lhe algumas dicas de cuidado para desfrutar desta flor durante muito tempo. Siga-nos e descubra o simbolismo e as dicas para cultivar crisântemos:

Significado da flor de crisântemo

Fidelidade, otimismo, alegria e longa vida. Dissemos-lhe que o simbolismo do crisântemo, ou Chrysanthemum, é maravilhoso. Sabe-se que é uma flor nativa da Ásia (China e Japão), mas o seu significado depende de onde estamos. Às ideias de felicidade e sabedoria, típicas do Oriente, podemos acrescentar o seu simbolismo com a morte, se nos encontrarmos no Ocidente.

Este significado está relacionado com o facto de o momento da floração da planta e a celebração do Dia de Todos os Santos coincidirem em data. É por isso que esta é uma das flores para  sepultura e está na lista de flores de luto. Saiba que novembro é o mês para desfrutar dos crisântemos no seu esplendor máximo.

Se para si era uma estranha, esta flor irá cativá-lo com a sua diversidade de cores e formas. Dependendo da sua forma e cor, o significado ou a mensagem que transmite quando a oferece também mudará.

buque-de-crisantemos-coloridos
Crisântemos multicoloridos ficam lindos ao compor um buquê

Pétalas de múltiplas cores

Poderá encontrar crisântemos em muitas cores diferentes: amarelo, vermelho, rosa, branco, ou mesmo violeta e azul. Já falamos sobre a linguagem das flores e plantas e a mensagem que elas transmitem de acordo com a sua cor. Se é vermelha, os desejos são amorosos; se é branca, une-nos mais aos conceitos de verdade e lealdade. Por amor não correspondido, mantemo-nos amarelas, embora também sirva para celebrar a amizade. Se quiser desejar boa sorte, escolha crisântemos roxos.

Uma planta de diferentes formatos, tipos e variedades

As formas desta flor de Outono também a tornam muito especial. Pode encontrá-las com flores simples ou compostas, a depender das espécies. Existem também os crisântemos em formato mini. Alguns bouquets terão um aspeto espetacular com as suas pétalas em forma de margarida. Mas para outras ocasiões, as lindas flores em forma de pompom terão um visual incrível. 

crisantemos-coloridos
Os crisântemos existem em inúmeras opções de cores

Para ser um verdadeiro plant lover deve conhecer um pouco mais sobre esta flor, tal como a sua época de floração, que decorre no final do verão, entre  novembro e dezembro. É também importante aplicar uma série de cuidados para os crisântemos, dependendo se os tem num vaso, em uma floreira, num ramo de flores cortadas ou no jardim:

Irrigação e humidade

O crisântemo é uma flor que adora humidade. Porém, preste atenção para evitar o alagamento de água, que é uma das causas mais frequentes de perdas. A chave é que o substrato tenha uma boa drenagem. Não se esqueça de pulverizar as suas flores com água, mas sem atingir os botões.

Localização

Escolha um lugar bem ventilado, luminoso, mas sem luz do sol direta e correntes de ar para cuidar do seu crisântemo. Tenha cuidado especialmente se for plantá-lo no jardim, devido ao vento.

Temperatura

São muito sensíveis às altas temperaturas. Deve certificar-se de que o ambiente não ultrapassa os 18 °C, uma vez que murcham rapidamente. Idealmente, deve manter a divisão entre 13 e 18 °C para facilitar o cultivo da planta.

Poda da flor de crisântemo

Se tiveres os teus crisântemos num vaso, lembra-te como é importante uma boa poda para que mais flores apareçam na próxima floração. O melhor momento é após a floração ter terminado e quando as flores já tiverem caído. O mais apropriado é deixar 4 centímetros de ramos e regar bem a planta.

Para aumentar a durabilidade de flor de crisântemo

Se quiser prolongar a vida do seu bouquet, já conhece alguns cuidados básicos para o manter fresco por mais tempo. É uma boa ideia lembrar de mudar a água dos vasos frequentemente e de ter cuidado com as folhas e flores murchas que caem na água. Desta forma, desfrutará do seu bouquet por até três semanas.

Como plantar flor de crisântemo em vaso

Compre-os quando os botões estão abertos e plante-os num vaso largo de cerca de 20 ou 25 centímetros. O primeiro passo é escolher um substrato rico em nutrientes e bem drenado para a planta.

Dica especial interessante

Com este conselho, obterá uma planta com poucos crisântemos, mas muito exuberante para usar como decoração. Para tal, ao podar, deve deixar uma flor para cada caule e remover os botões que crescem junto a ele. Se preferir um número maior de flores e não se importar tanto com o tamanho, deixe esses botões crescerem ao seu próprio ritmo.

Agora sim, já sabe tudo sobre os crisântemos e poderá usá-los para a decoração da casa ou do jardim. Viva a beleza desta flor, que decora qualquer ambiente!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top