A manutenção da orquídea pode reservar algumas surpresas. A mais comum é, sem dúvida, o amarelecimento da folhagem. Contudo, uma orquídea com folha amarela não é uma situação alarmante. No entanto, uma orquídea com várias folhas amarelas é um sinal de doença. Afinal, por que as folhas das orquídeas ficam amarelas? O que fazer na presença de uma folha amarela em uma orquídea? Aqui estão os cuidados que você pode dar à sua planta. 

Por que as folhas das orquídeas ficam amarelas?

A orquídea que cultivamos em nossos interiores é, na maioria das vezes, proveniente de variedades tropicais. As condições de vida desta planta devem ser sempre respeitadas o máximo possível para permitir que ela floresça. 

Mas, afinal, o que fazer quando as folhas da orquídea ficam amarelas? Uma folha amarela em uma orquídea é uma boa pista para investigar as razões por trás dessa situação. É um sinal de que sua orquídea está a receber regas excessivas? Será que falta-lhe nutrientes, ou que está com doenças? Veja as principais razões que explicam o que fazer no caso de uma orquídea com folha amarela. Estes conselhos valem para a maior parte das espécies de orquídea: Vanda, Phalaenopsis, entre outras plantas.  

A rega da orquídea

O excesso de rega é a principal causa do amarelecimento das folhas. Embora as orquídeas gostem de viver em ambientes húmidos, elas não suportam água parada. Rega muito frequente e falta de drenagem do solo no vaso podem explicar porque uma orquídea começa a ter folhas amarelas. 

raizes-de-orquidea
A água em excesso pode apodrecer as raízes

O pH da água de rega

O pH da água de rega para orquídeas está entre 5,5 e 7. Isso corresponde ao pH da água da chuva ou água desmineralizada. Quando as orquídeas têm um problema de pH, as plantas não conseguem assimilar bem os sais minerais, o que explica uma orquídea com folha amarela ou, ainda, manchas nas folhas das orquídeas.

A fertilização da orquídea

No período de crescimento, à medida que novas folhas e flores crescem, a orquídea precisa de mais nutrientes. Se você não estiver a fornecer fertilizantes para a planta, considere fazê-lo. Um fertilizante especial para orquídeas é ideal para alimentar a planta e evitar que a sua orquídea fique com a folha amarela.

O substrato para a orquídea

Quando a composição do substrato não é adequada para a orquídea, suas folhas podem ficar amarelas. Se o último transplante foi feito há mais de 2 anos, esse é o momento de transplantar sua orquídea. Para isso, use sempre um substrato especial para orquídeas e um pote um pouco maior, mas de apenas alguns centímetros. 

Orquídea com folha amarela: o que fazer?

Uma orquídea com uma folha amarela a cair não é o mesmo que uma folhagem que fica amarelada completamente. Em qualquer caso, não corte as folhas amarelas da planta e espere até descobrir o motivo.

orquidea-com-folha-amarelada

Devo cortar as folhas amareladas das orquídeas?

Se sua planta tem uma única folha que fica amarela, não há motivo para preocupação. Na verdade, se é uma folha que cai para baixo, e já é antiga, é simplesmente um sinal de envelhecimento. Sua planta vai perder suas folhas mais velhas de vez em quando. Você pode deixar a folha secar naturalmente ou cortá-la por razões estéticas. 

Porém, se sua planta tem folhas amarelas e macias ao mesmo tempo, isso é um sinal de apodrecimento. Quando mais da metade da folhagem é alcançada, isso significa que provavelmente todas as raízes já estão podres e com fungo, e que sua orquídea está a morrer. Nesta altura, pode ser difícil salvar sua planta. No entanto, sempre recomendamos que você dê uma chance à sua orquídea!

Como faço para salvar uma orquídea?

Se sua orquídea tem folhas macias e amarelas, é hora de transplantá-la para tentar recuperá-la. Ao transplantar a planta, você poderá inspecioná-la, limpá-la e oferecer um novo substrato. Ótima maneira de cuidar de suas orquídeas!

transplante-de-orquidea
  • Comece removendo o vaso da orquídea. Ele pode grudar nas raízes. Neste caso, corte o vaso com uma tesoura de podar ou tesoura de jardim. 
  • O segundo passo é verificar a condição das raízes e cortar todas as que estão podres. Para isso, use uma ferramenta que você tenha desinfetado antes. E se você quiser reutilizar o mesmo frasco, lembre-se de desinfetá-lo também. 
  • Coloque uma camada de bolas de argila no fundo do vaso para otimizar a drenagem do substrato. Insira a orquídea no vaso e cubra-a com solo para orquídeas especialmente preparado para esse tipo de planta. 
  • Em seguida, deixe a planta em repouso por 2 a 3 semanas antes de voltar a regar.  

Como evitar que as folhas das orquídeas fiquem amareladas?

Para evitar o amarelecimento das folhas de orquídeas, é importante:

  • Não regar a orquídea em excesso.
  • Deixar a superfície do substrato secar entre duas regas. 
  • Não molhar a folhagem durante a rega. 
  • Usar água não calcária para regar as plantas.
  • Verificar se o pH da água de rega se situa entre 5,5 e 7.
  • Fertilizar a planta durante o seu período de crescimento e floração.
  • Não alimentar a planta em excesso, dando-lhe muito fertilizante.

Para dar de presente e encantar um dos seus entes queridos, nada mais fácil! É possível comprar orquídeas com facilidade, com apenas  alguns cliques, e fazê-las entregar em casa.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top