Não há nenhuma dúvida de que as plantas de interior são grandes aliadas que melhoram a qualidade de vida na nossa casa. Além de decorarem o ambiente enchendo-o de cor, as plantas podem também proteger a nossa saúde. Mas, de que forma? E em que medida? Para responder a estas perguntas, na Interflora contamos-lhe o que a ciência nos diz e as vantagens que as plantas purificadoras do ar nos oferecem para melhorar o nosso bem-estar. Continue a ler!

Como é que as plantas purificam o ar?

Estamos cada vez mais sensibilizados relativamente aos problemas ambientais e concretamente à poluição atmosférica, mas tendemos a esquecer que os interiores das nossas casas também são afetados pela poluição e pela acumulação de contaminantes como os compostos orgânicos voláteis (COVs). 

Centrando a nossa atenção nestas substâncias, a NASA iniciou uma investigação pioneira nos anos 70 na qual se afirmava que algumas plantas de interior eram capazes de reduzir os níveis dos COVs em 10% a 70 %. Desde então, têm sido realizadas diversas experiências que confirmam ou questionam esta afirmação. Por exemplo, um dos estudos mais recentes chegou à conclusão de que as plantas purificam realmente o ar, mas que a efetividade é menor do que a que a NASA constatou: é necessário dispor de numerosas plantas por metro quadrado para poder diminuir os COVs aos níveis desejados num ambiente fechado.

Ora, isto não desmente o facto de a planta limpar o ar através da fotossíntese: absorve luz, água e dióxido de carbono através das folhas, para depois os converter em energia, libertando oxigénio durante o processo. Além disso, não podemos esquecer que a melhoria da qualidade do ar também decorre do aumento dos níveis de humidade ambiente, o que é muito benéfico para pessoas com problemas respiratórios. 

Outras grandes vantagens oferecidas por uma planta de interior para a nossa saúde são:

4 Plantas purificadoras do ar

Existem numerosas flores e plantas de interior que ajudam a filtrar o ar e a regular a humidade dos ambientes da sua casa. A seguir, apresentamos-lhe 4 variedades excecionais e de fácil manutenção.

Lírio da Paz

Sendo uma planta decorativa que floresce durante todo o ano, os seus cuidados são muito simples. Necessita de luz indireta e rega-se uma vez por semana no inverno e duas no verão, embora a própria planta indique a necessidade de rega: quando as folhas começam a ficar mais decaídas, é o momento de a regar. Com flores de diversas cores, o lírio da paz é ideal para cozinhas e casas de banho, uma vez que evita o aparecimento de mofo pela sua capacidade de regular os níveis de humidade.

Lírio da Paz

Sansevieria

Também conhecida como língua-de-sogra ou rabo-de-lagarto, destaca-se pelas suas compridas folhas pontiagudas que crescem para cima. Sendo uma planta muito resistente, é perfeita para principiantes. A facilidade do seu cuidado é surpreendente. É suficiente regá-la uma ou duas vezes por mês. Se for possível, coloque a sansevieria num lugar com luz direta.

Sansevieria

Jiboia ou Epipremnum Aureum

Planta trepadeira de origem asiática, a Jibóia ou Epipremnum Aureum sobrevive sem esforço num ambiente fechado. Gosta de zonas com luz indireta e a sua rega deve ser moderada. É importante comprovar que o substrato está seco antes de regá-la para não a encharcar.

Jiboia ou Epipremnum Aureum

Dracena Marginata ou Dragoeiro de Madagáscar

Elegante e exótica, o Dragoeiro de Madagáscar é uma planta tropical africana que embeleza qualquer espaço com a sua folhagem de cor verde intenso. Fácil de manter, agradece a luz indireta, humidade ambiente elevada e pouca água. Tal como no caso da Jiboia ou Epipremnum Aureum, assegure-se de que a terra está seca antes de a regar, embora a regra geral seja regá-la de 3 em 3 semanas no inverno e uma vez por semana no verão.

Dracena Marginata ou Dragoeiro de Madagáscar

Conselhos para o cuidado de plantas purificadoras

Para aproveitar ao máximo o poder purificador das plantas, siga os seguintes conselhos:

  • Procure o lugar mais adequado para colocar a planta de acordo com as suas necessidades de luz, rega e temperatura ambiente. Evite lugares com correntes de ar ou próximas a aquecedores e ar-condicionado.
  • Pense detalhadamente em como escolher o vaso, a terra e o adubo que melhor se adapta à planta. Saber se será necessário transplantar a planta ou mudar o substrato, contribuirá para que se desenvolva nas melhores condições.
  • Retire o pó das folhas com regularidade utilizando um pano húmido.
  • Melhore a decoração e a purificação do ar da sua sala com a criação de um pequeno jardim num canto verde juntando várias plantas.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top