Se a sua paixão é a jardinagem e quer que o seu jardim tenha um aspeto e uma aparência saudáveis, é importante ter uma série de ferramentas de jardinagem específicas para o cuidado do solo, das plantas e das árvores. Dependendo do tamanho do seu jardim e das plantas que você cultiva, o processo de manutenção será diferente, mas que ferramentas são necessárias para cuidar do seu jardim? Na Interflora, damos-lhe algumas dicas para tornar o seu jardim mais bonito do que qualquer outro e para torná-lo o mais agradável possível.

As ferramentas de jardinagem mais uteis para o seu jardim

O que seria do seu jardim sem boas ferramentas de jardinagem? Aqueles que gostam de cuidar do seu terreno saberão que, se não tem as ferramentas certas, trabalhará mais e pior. É por isso que lhe vamos dar alguns conselhos sobre como escolher as que vão facilitar o seu trabalho e, acima de tudo, durar mais tempo. A seguir, explicaremos quais são as suas funções e como podem ajudá-lo a preparar o seu terreno. 

Ferramentas de jardinagem manual:

  • Enxada: perfeita para remover ervas daninhas e raízes, e preparar o solo para o cultivo.
  • Ancinho: é útil para remover os restos do inverno, como as folhas mortas, para uniformizar e preparar o solo e para cobrir as culturas.
  • Garfo: utilizado para escavar e arejar o solo.
  • Tridente: ajuda a remover ervas daninhas sem danificar as raízes.
  • Plantador de bulbos: ajuda a plantar bulbos e pequenas plantas no solo.
  • Tesoura de podar: é uma tesoura indispensável para o cuidado das plantas e é utilizada para fazer cortes específicos.
  • Pá de cabo curto: com ela pode mover a terra e cavar buracos para a plantação ou transplante.
  • Luvas: essenciais para proteger as mãos de arranhões, cortes e sujidade.

Ferramentas de jardinagem elétricas:

  • Motosserra: utilizada para cortar troncos e poda de arbustos.
  • Blower: utilizado para a limpeza do jardim. Ajuda na limpeza de lixo como folhas ou ervas no jardim.
  • Medidor de pH: utilizado para conhecer a fertilidade e características do solo. Uma ferramenta essencial no processo de cultivo.
  • Corta relva: usado para cortar a relva de modo a obter uma superfície homogénea em toda a área. Há manual, elétrico com cabo, elétrico a bateria e a gasolina.
  • Desbastador: usado para cortar as ervas daninhas ao nível do solo e arranjar diferentes áreas de difícil acesso ao cortador de relva.
  • Sulfatador/fumigador: utilizado para pulverizar determinados produtos em plantas e culturas, como método de prevenção e eliminação de pragas nocivas.
  • Motoenxada: pode ser usada em vários tipos de superfícies para a remoção do solo para a sementeira.

Duas outras ferramentas a considerar:

  • Carrinho de mão: ajuda no transporte de cargas maiores e mais volumosas, como sacos de folhas, lenha, ervas, terra ou outras ferramentas de jardinagem.
  • Contentor de compostagem: é um contentor no qual se procede à compostagem, um processo através do qual os resíduos domésticos (e de jardim) são transformados em compostos orgânicos úteis para o enriquecimento de solos agrícolas e paisagísticos.

Como cuidar das suas ferramentas de jardinagem?

Antes de guardar as suas ferramentas, não se esqueça de as limpar, de forma a manter a sua perfeita funcionalidade. A limpeza deve ser feita removendo toda a sujidade e detritos vegetais para evitar a ferrugem e para manter as arestas afiadas das ferramentas em perfeitas condições e por mais tempo. Siga as dicas abaixo e as suas ferramentas permanecerão como novas para o seu próximo uso:

  1. Limpe as ferramentas do seu jardim de forma minuciosa.
  2. Elimine o óxido da superfície.
  3. Cuide e armazene as ferramentas de forma adequada.
  4. Afie as lâminas.
  5. Substitua ferramentas ou peças defeituosas.

Dica extra: nunca deixe ferramentas no relvado já que podem passar despercebidas e causar um acidente indesejado.

A Primavera e o bom tempo estão ao virar da esquina e com ela vem o desejo de ter um jardim de sonho com uma atmosfera colorida. Na Interflora temos uma grande variedade de plantas de exterior resistentes, com as quais pode decorar o seu jardim. E não se esqueça que a chave para o sucesso na conquista de um jardim perfeito é paciência, dedicação e amor.

Dejar una respuesta