Por que uma rosa e um livro?

O dia 23 de abril é um dia muito especial. Além de ser o dia de Aragão Castela e Leão, também é o dia de São George/Jordi padrão de Alicante, Catalunha, Inglaterra, entre outros; O dia Internacional do Livro; o Dia do Idioma Inglês na ONU, etc.
É claro que esta data é muito importante em todo o mundo, e um dos mais importantes na Catalunha, por causa da celebração de Sant Jordi, onde é costume dar uma rosa para as meninas e um livro para os meninos. Embora atualmente são dadas de presente ambas coisas independentemente do sexo. Esta bela tradição está começando a se espalhar por toda a península, e esperamos que se espalhe pelo mundo inteiro.
O costume de dar uma rosa tem suas origens na fábula do dragão e St. George.


A lenda de São George

A lenda de St. George diz que Jorge da Capadócia foi um soldado romano na cidade turca da Capadócia, e mais tarde foi canonizado santo. Era um guarda excelente do imperador Diocleciano em 303 DC, e se encomendo a todos os soldados a perseguição e morte de todos os cristãos. George não só se recusou, mas também declarou-se um cristão, de modo que o imperador ordenou tortura-lo para que apostatase, mas nunca conseguiu. Finalmente, o imperador ordenou matá-lo e assim nasceu a lenda do mártir São George.
Diz a lenda que na Capadócia, um dragão tinha assustado todos os habitantes. Para acalmar sua raiva deu-lhe animais para alimentação, quando eles começaram a diminuir decidiu fazer um sorteio e começar a enviar as pessoas.
Aqui a história tem dois lados, um que diz que as pessoas cansadas de que a família real não sofresse nenhuma repercussão enviaram à princesa e outro diz que a princesa foi escolhida no sorteio.
Seja qual for o caso, a princesa foi ao encontro do seu destino quando um senhor chamado George, armado com uma lança, matou o dragão e salvou à princesa. O sangue deste cresceu uma roseira de rosas vermelhas, onde o cavaleiro escolheu o mais belo de todos e deu-à princesa, restaurando-se assim o costume de dar uma rosa vermelha.

História da rosa em Sant Jordi

O costume de dar uma rosa na Catalunha se remonta ao século XV. Algumas versões da história dizem que coincidiam com a Feira das Rosas que se realizava em Barcelona naqueles tempos. Às mulheres que participavam da missa nesse dia, na capela de Sant Jordi Palácio da Generalitat da Catalunha deu-lhes uma rosa. Atualmente, ela é muitas vezes acompanhada pela señera e uma espiga de milho. É uma tradição de dar a todos os seus seres queridos.
Quanto à tradição de dar um livro é porque é o dia internacional do livro, e este dia foi escolhido para comemorar e coincidir com a morte de três grandes escritores: Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. A Publishers Association Internacional propôs esta data a Unesco para promover a cultura e a protecção da propriedade intelectual e finalmente, em 1995, foi declarado oficialmente este dia como o Dia Internacional do Livro.
Em Espanha, o rey Alfonso XIII assinou um decreto em fevereiro de 1926, que criou oficialmente o Festival do Livro espanhol, que na época foi celebrado em 7 de Outubro, data em que acreditava-se que Cervantes nasceu. Pouco tempo depois, em 1930, foi instituído oficialmente em 23 de abril como o Dia Mundial do Livro.

A tradição enraizou-se rápidamente por toda a Espanha, especialmente nas cidades com universidades. Na década dos 80, após o fim da ditadura, a tradição voltou com muita força, especialmente em Madrid. Na Catalunha é um dos dias mais célebres, concentrando seu epicentro nas Ramblas, em Barcelona, ​​onde vale a pena ir ver as ruas cheias de barracas vendendo livros e flores, sendo a rosa vermelha mais popular.

Esta celebração foi o que levou a UNESCO a declarar 23 de abril como o Dia Internacional do Livro”.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top