O Natal está a chegar, o espírito natalício decora a casa com o presépio, a árvore, a coroas, grinaldas e outras ornamentações e ainda não sabe como fazer um arranjo de centro de mesa para o Natal? Não se preocupe – temos as melhores ideias para decorar a sua casa no Natal. No Natal, todos se reúnem à volta da mesa. Por isso, as melhores toalhas e os melhores serviços de jantar saem dos armários para compor as mais bonitas mesas do ano, ornamentadas com maravilhosos centros de mesa. Mas como fazer um arranjo de centro de mesa para o Natal? A Interflora explica-lhe como fazer centros de Mesa de Natal fáceis e sugere-lhe várias ideias de centro de mesa para o Natal.

O estilo, a dimensão e a forma do centro de mesa

Tradicional ou original, maximalista ou minimalista, natural ou artificial? Em clássicos vermelhos, verdes, brancos e dourados? Considere o tipo, a dimensão e o estilo da mesa para definir o Centro de Natal pois é importante que se integre harmoniosamente na Mesa de Natal e combine com toda a decoração natalícia da casa.

Nas mesas redondas ficam bem os arranjos redondos. As Coroas de Natal são um centro de mesa clássico. Nas mesas muito compridas os arranjos que as percorrem são muito bonitos.

Pequenos arranjos individuais são pequenos presentes para os convidados. Um ramo, um pequeno arranjo floral com velas, pinhas, bolas ou quaisquer outros enfeites que combinem com a decoração natalícia da casa criam um efeito muito bonito na Mesa de Natal.

Os elementos que compõem o arranjo

Pequenas árvores, coroas ou formas cúbicas, cónicas e esféricas forradas com ramagens, flores, enfeites, doces e chocolates são algumas das nossas ideias de centro de mesa para o Natal. A dimensão dos arranjos não deve interferir no espaço de visão ou de interação dos convidados.

Os elementos que compõem os arranjos não devem libertar aromas que não sejam agradáveis durante a refeição e devem ser consensualmente bonitos. Combine elementos naturais, artificiais e comestíveis. As fitas de algodão, seda ou ráfia e os cordões de algodão ou sisal podem completar a composição. As guirlandas de luzes, as velas ou as lamparinas de azeite iluminam os arranjos da Ceia de Natal.

Centro de Mesa de Natal natural

Os elementos naturais

As ramagens de natal (ramos de pinheiro, azevinho, visco, louro, alecrim, hera…) são maravilhosos elementos base que podem ser completados com flores naturais frescas (orquídeas, antúrios…) ou flores secas, musgo, pinhas, raminhos, especiarias (paus de canela, cravinho…) ou frutos (laranjas, maçãs, romãs…). As Flores ou Estrelas de Natal, conhecidas por poinsétias, criam efeitos impressionantes. 

Enfeites de Natal

Os elementos artificiais

Também pode usar ramagens artificiais em tons de verde ou em tons de encarnado, azul ou dourado para criar composições originais. As bolas simples ou decoradas, enfeites em forma de pinha, pingente ou pássaros são ornamentos clássicos. Também pode compor um centro de Mesa de Natal artesanal criando coroas, árvores e outras figuras natalícias em tecido, feltro ou linha se souber coser, bordar, crochetar ou tricotar.

Centro de Mesa de Natal comestível

Como fazer um centro de Mesa de Natal com elementos comestíveis

Queijos, fumados, frutos frescos ou secos, bolinhos, doces e chocolates podem decorar a Mesa de Natal integrando composições de elementos naturais, artificiais ou de ambos os tipos enquanto enfeites. Forrando bases cónicas, cúbicas e esféricas podem ter várias dimensões e ser composições centrais, individuais ou elementos de outras composições.

A base do centro de Mesa de Natal

Depois de definir os elementos que vão compor o arranjo, procure uma base adequada como um tabuleiro, uma bandeja, uma taça do serviço de jantar, um vaso de vidro, um cesto ou uma caixa de madeira. Também pode criar centros de Mesa de Natal fáceis com ramagens, flores, enfeites natalícios e velas colocadas dentro de vasos, garrafas ou outros recipientes de vidro são também algumas ideias para fazer um centro de mesa. Uma guirlanda de luzes dentro de um vaso de vidro é um centro de Mesa de Natal simples e barato que produz um bonito e original efeito. Arrisque combinações de elementos naturais, artificiais e comestíveis.

A montagem do centro de Mesa de Natal

Reúna a base, os elementos e os enfeites que compõem o arranjo. Durante a montagem, teste o equilíbrio entre os vários elementos colocando-o na mesa e corrija a composição se for necessário. 

  • Para fixar os elementos naturais frescos que necessitam de água pode usar barro ou uma esponja de florista com a forma pretendida – coroa, cubo, cone ou esfera. Corte os raminhos e os caules da flor com o tamanho adequado e espete-os na base.
  • Os elementos artificiais podem ser fixados em barro ou numa espuma de florista. Também podem ser espetados ou colados em blocos de esferovite com diversas formas.
  • Como fazer um centro de Mesa de Natal com elementos comestíveis? Use uma tábua ou uma bandeja e disponha os alimentos em formas natalícias (árvore, coroa, sino, coração…). Forre com película alimentar o bloco de esferovite com a forma pretendida. Em seguida, fixe os bolinhos, os doces e chocolates com pequenos palitos ou calda de açúcar conforme os casos.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top