Como enviar flores para um enterro pode ser uma preocupação. O envio de flores é um gesto que obviamente não é reservado apenas a ocasiões felizes como um casamento, um aniversário ou uma festa. É também um gesto essencial num enterro: entregar flores num enterro é um sinal forte de compaixão, pesar e empatia para com os enlutados.

A entrega de uma palma, coroa ou arranjo de flores para um enterro levanta várias questões. Devem ser entregues pessoalmente em mão? Para onde devem ser enviados os arranjos de flores e plantas funerárias? Que flores escolher? Não faltam perguntas para as pessoas que desejam expressar as suas sinceras condolências. Descubra com a Interflora as melhores formas de enviar flores para um enterro.

Quando enviar flores de luto?

O envio de flores de luto é evidentemente, uma importante homenagem prestada à falecida ou ao falecido. No entanto, pode contrariar a última vontade da defunta ou do defunto na sua ou ainda a da família. Não enviar uma palma, coroa ou simplesmente um ramo de flores num enterro pode ser interpretado enquanto uma falta de interesse ou de sensibilidade.

No entanto, entre a dor de perder um ente querido e a azáfama da organização frequentemente apressada das exéquias, nem sempre é fácil assegurar o envio de um arranjo funerário de flores para um enterro. É claro que se deve evitar cometer qualquer inconveniência e o objetivo é sobretudo trazer conforto aos entes próximos da defunta ou do defunto cuja memória e a vida passada se estão a honrar.

Para onde enviar flores para um enterro?

A pergunta que normalmente se faz é: Num enterro, as flores devem ser pessoalmente entregues em mão? Não é uma obrigação. Por várias razões, nem sempre é possível assistir a um enterro. Por vezes, uma inumação privada é um pedido dos familiares ou até um último desejo da defunta ou do defunto. Também pode haver vários impedimentos de comparência: guarda de crianças, distância geográfica, obrigações profissionais… Ou muito simplesmente, ter conhecimento da morte apenas após a celebração das exéquias. O envio de flores é uma excelente forma para expressar os seus sentimentos à família da defunta ou do defunto. Então para onde enviar as flores?

Envio de flores para a casa funerária

O envio de flores para a casa funerária permite-lhe expressar a sua solidariedade muito rapidamente. As flores irão acompanhar e confortar os familiares que velam o corpo da defunta ou do defunto. Contribuirão para a última imagem da defunta ou do defunto que ficará na memória daqueles que visitarem a casa funerária. As flores também podem ser levadas para o local definitivo das exéquias.

Envio de flores para o local do culto onde se celebra o serviço religioso

Pode ser uma boa ideia perguntar aos entes próximos da defunta ou do defunto se gostaria que as flores fossem entregues no local do culto onde se celebra o serviço religioso, por exemplo, na igreja. Por vezes, para dar à cerimónia uma dimensão muito pessoal, a família da defunta ou do defunto pode preferir que a cerimónia religiosa seja realizada com as suas flores preferidas. Ou que representem uma última vontade ou ainda flores particularmente adequadas ao luto e à dignidade do momento: lírios brancos, rosas brancas, etc.

Envio de flores para o cemitério

Esta é obviamente a solução mais simples para não ter de transferir as flores para a sepultura da falecida ou do falecido. As flores são entregues diretamente na sepultura e evitam este trabalho que é normalmente assegurado pelos organizadores funerários. É particularmente importante no caso de grandes ramos de flores ou das magníficas coroas ou palmas de flores.

Coroa clássica de flores de luto - Interflora

Envio de flores para a casa da defunta ou do defunto ou dos seus entes próximos

Mais uma vez, esta pode ser uma solução mais conveniente para os entes próximos da defunta ou do defunto. Após a agitação do funeral, poderão receber as flores com tranquilidade. As flores podem ser um conforto no período difícil que se segue a um enterro. Num serviço memorial anual pode ser muito comovente para os familiares saber que ainda se pensa na defunta ou no defunto e na sua família.

Todas estas soluções são possíveis recorrendo aos serviços de entrega de flores funerárias, que estão habituados a lidar com as especificidades de cada enterro. É possível mandar entregar flores numa hora e local específicos e com urgência se for necessário. É frequente serem entregues flores no monumento fúnebre e em ocasiões recorrentes como o Dia de Todos-os-Santos.

Pormenores a considerar na entrega de flores para um enterro

As condições de entrega das flores, nomeadamente a hora, o local ou a receção pelo destinatário são normalmente a principal preocupação. Mas há alguns pormenores que são de particular importância e que não devem ser negligenciados.

Flores

É, evidentemente, o caso da escolha das flores enviadas para um enterro. Cada flor tem o seu próprio significado e é importante selecionar uma que reflita a personalidade da defunta ou do defunto. É claro que a escolha é mais fácil quando se sabe quais eram as flores preferidas da defunta ou do defunto. Esta expressão de intimidade será reconhecida enquanto um verdadeiro símbolo de uma relação profunda. Por outro lado, tudo o que possa parecer inconveniente deve ser evitado. As rosas vermelhas são normalmente reservadas ao cônjuge pois são um símbolo de amor apaixonado. As flores demasiado alegres, em tons vivos de amarelo e laranja são adequadas a ocasiões festivas como aniversários ou Dia das Avós. No entanto, poderão ser um desejo expresso da defunta ou do defunto para retirar tristeza ao enterro.

Palma de flores lilás de luto - Interflora

Em caso de dúvida, é melhor escolher entre os clássicos. O branco é sempre apropriado, especialmente enquanto sinal de deferência para com um idoso, ou no trágico caso da morte de uma criança. O envio de flores adequadas ao luto pode ser aconselhado pelo florista que terá todo o gosto em prestar um serviço profissional e especializado acompanhado de todo o apoio necessário neste momento delicado de luto.

Cartão de condolências

Como enviar flores para um enterro

Finalmente, outro pormenor importante é o cartão que acompanha as flores entregues num enterro. O envio de flores para as exéquias significa também o envio de algumas palavras de conforto e homenagem. Também neste caso o mais importante é privilegiar a sobriedade. No entanto, é importante não a tornar demasiado familiar ou demasiado próxima se a relação com os enlutados ou com a defunta ou o defunto não o justificar. Algumas breves palavras evocando uma memória comum serão mais recomendadas.

Dejar una respuesta