Limpar e cuidar de uma sepultura é um sinal de respeito para com aqueles que faleceram. Em muitas culturas, o respeito pelos mortos é tão importante como o respeito pelos vivos. Além disso, o cemitério é um lugar de recolhimento familiar, pelo que é recomendável que a sepultura seja mantida em condições adequadas para que todos possam visitá-la e recolher-se em paz. Contudo, nem sempre é fácil manter uma lápide limpa, florir a sepultura durante todo o ano e impedir que o musgo ou a ferrugem ataquem a pedra. É verdade que os cemitérios não são os lugares que mais gostamos de visitar e muitas vezes fazemos apenas duas ou três visitas por ano. É por isso que é importante aprender como limpar a sepultura da família quando a visitamos.

Somos legalmente obrigados a limpar e cuidar da sepultura da família? O que acontece à sepultura se for deixada ao abandono? Que produtos devemos utilizar para limpar o granito ou o mármore e quais são as melhores técnicas para restaurar os memoriais funerários? Descubra as respostas com a Interflora.

Em que consiste a limpeza da sepultura?

A sepultura deve ser limpa e cuidada. As sepulturas são todas diferentes. Cobertas com relva que deve ser cortada e cuidada, cobertas com pedras ou com uma laje de granito ou mármore que deve ser esfregada e lavada, ornamentadas com estatuetas, cruzes e outros elementos que devem ser limpos… estes memoriais devem ser cuidados tão bem quanto possível. Descubra os conselhos da Interflora sobre como limpar e cuidar de uma sepultura sem danificar a pedra tumular.

Como limpar a pedra tumular?

Normalmente, a pedra tumular é feita de mármore. Cada mármore tem as suas próprias características e especificidades, mas neste caso também é escolhido pela sua resistência ao tempo e à intempérie. Apesar disso, a pedra envelhece e a sujidade acumula-se gradualmente até se tornar quase impossível removê-la. No entanto, se souber como fazê-lo, não é muito difícil cuidar do mármore ou qualquer outra pedra usada como cobertura.

O que pode usar para limpar o mármore?

  • Para limpar uma pedra tumular em granito ou em mármore, recomendamos que utilize simplesmente sabão preto. Se as manchas forem persistentes, considere a compra de um produto de limpeza profissional para pavimentos.
  • Se não se importar de esfregar, use uma esponja mágica com algumas gotas de água. Esta solução permite esfregar a pedra tumular sem necessidade de muito material. Use uma segunda esponja e água para enxaguar e um pano para limpar.
  • Como alternativa à esponja mágica, também pode usar pedra de argila branca com uma esponja. Pode encontrar pedra de argila brancanas lojas ou preparar em casa com bicarbonato, argila branca e detergente para a loiça. Se a laje de mármore for clara, é melhor usar sabão preto e esfregá-la com uma escova.
  • Após o enxaguamento, a laje de mármore ficará limpa e brilhante. Se a laje de mármore for escura ou colorida, pode usar carbonato de cálcio. Este pó é frequentemente utilizado para limpar superfícies de aço inoxidável, faiança ou vidro. Acrescente uma gota de terebintina à esponja e esfregue a pedra.

O que fazer se persistirem manchas na laje?

Há uma receita caseira que pode ser utilizada para remover as manchas mais teimosas. Com o tempo, o mármore torna-se mais poroso e os vestígios de sujidade incrustam-se na pedra.

Para remover manchas da pedra tumular de mármore, aplique uma pasta nas áreas mais teimosas. Esta pasta é preparada com um terço de bicarbonato de sódio e dois terços de pedra-pomes. Deixe secar a pasta e depois limpe a pedra como descrito anteriormente, utilizando uma esponja e sabão preto, antes de enxaguar.

As manchas de ferrugem são também comuns no mármore. Para as remover, basta usar um pano embebido em água oxigenada. Dilua a água oxigenada numa proporção de 1 para 20 partes de água. Em seguida, enxague e seque.

Como renovar a pedra tumular

Inscrições deterioradas

Frequentemente, as inscrições gravadas em mármore desvanecem-se. Os baixos-relevos são normalmente pintados para que as letras se destaquem melhor. Mas com o tempo, a tinta desvanece-se e as inscrições tornam-se cada vez mais ilegíveis. Raspe primeiro a sujidade com, por exemplo, um cotonete mergulhado em acetona ou álcool. Lave as letras e aplique uma nova camada de tinta. Há tintas específicas para pedra que podem ser aplicadas com um pincel fino. Por vezes, uma caneta de feltro de tinta permanente resistente à água é suficiente. Não se esqueça de proteger o mármore se escolher uma tinta em spray. Finalize com uma camada de verniz transparente para fixar a cor e proteger da humidade.

Proteção permanente do mármore

O polimento da laje de mármore simplifica a limpeza. O mármore é uma pedra porosa que absorve manchas e sujidade. Os arranhões também podem ocorrer com bastante facilidade. Por isso, é aconselhável proteger a laje de mármore com um repelente de água e óleo anti-manchas. A textura oleosa irá proteger a superfície da laje durante muito tempo. Por exemplo, pode esfregar a pedra com um pano embebido em óleo de linhaça ou glicerina. A pedra ficará brilhante e menos porosa, portanto, menos suscetível de absorver a sujidade.

Tudo o que precisa de ser limpo na sepultura

A sepultura não se limita à pedra tumular e pode haver uma cruz de mármore, uma estatueta de pedra ou quaisquer outros ornamentos que têm de ser limpos. Também há frequentemente uma bordadura que ganha algum musgo que deve ser raspado.

Flores e ornamentações vegetais

Para ornamentar as sepulturas, a maioria das famílias escolhe ramos, coroas ou outros arranjos de flores que têm de ser substituídos regularmente. Algumas sepulturas são cobertas com relva ou ornamentadas com flores e plantas vivas – as flores, coberturas e ornamentações vegetais devem ser cuidadas e limpas. 

Aqueles que visitam os cemitérios menos frequentemente escolhem flores não perecíveis, ou seja, flores de plástico. Tal como todos os outros ornamentos, as flores de plástico também necessitam de ser regularmente limpas, pois com o passar do tempo ficam empoeiradas e bolorentas. É ainda necessário substituí-las quando ficam amarelas com o sol. As flores de plástico podem ser limpas com uma esponja embebida em água misturada com um pouco de detergente para a loiça. Em alguns casos, pode usar a pedra de argila branca destinada a limpar o mármore.

Leia também: Que flores escolher para florir uma sepultura?

Placas funerárias

Finalmente, há também as placas memoriais onde os entes queridos deixaram mensagens. Estas placas têm um grande valor sentimental e também precisam de ser limpas. Como anteriormente referimos, se forem feitas de metal, mármore ou resina, pode usar uma mistura de água com detergente da loiça, pedra de argila branca ou detergente para limpar vidros. Se a placa memorial for feita de resina, evite usar produtos abrasivos que risquem a placa ou que embacem a resina polida. Não use detergente em pó, lixívia, limão ou vinagre. Também neste caso, pode aplicar uma camada de cera sobre a superfície depois de limpar as placas.

Leia também: Ornamentos funerários: tipos e significados dos ornamentos

Somos legalmente obrigados a limpar e cuidar de uma sepultura? 

Os cemitérios são locais recolhimento. Embora a lei não obrigue a limpar e cuidar de uma sepultura, trata-se de um ato cívico e também de um sinal de respeito pelos outros visitantes do cemitério.

No entanto, se as sepulturas e os jazigos forem deixados ao abandono, manifestando desinteresse na sua conservação e manutenção, o concessionário do cemitério – junta de freguesia ou câmara municipal – pode declarar a caducidade da concessão importando a respetiva apropriação após diligências formais. Consideram-se abandonadas, as sepulturas e os jazigos cujos concessionários não sejam conhecidos ou residam em parte incerta e não exerçam os seus direitos e obrigações por período inferior a dez anos, nem se apresentem a reivindicá-los dentro do prazo de sessenta dias depois de citados por meio de éditos públicos.

Dejar una respuesta