Escolher flores de luto é muito importante porque são o testemunho da nossa presença e apoio e transmitem sentimentos e emoções neste momento difícil. É por isso que a escolha do arranjo floral deve considerar a personalidade de quem morreu. A relação que tem com a família ou entes queridos e ainda o tipo de cerimónia que lhe é dedicada são também importantes. Descubra como escolher flores de luto com a Interflora.

Selecionar as flores de acordo com a personalidade do falecido ou da falecida

As cerimónias funerárias são uma derradeira homenagem a quem morreu. O arranjo floral – ramos, cruzes, palmas, coroas ou outras composições florais – que selecionar é a sua homenagem.

Tradicionalmente, as flores brancas são as preferidas para homenagear a memória dos defuntos, pois são associadas aos sentimentos de respeito, inocência e pureza. As rosas, os cravos, as orquídeas ou os lírios são geralmente os tipos de flores escolhidos para um velório ou funeral.

Palma de flores brancas - Interflora

Para homenagear as mulheres na sua morte são normalmente escolhidos os tons pastel ou creme, que transmitem suavidade, ternura e feminilidade. O cravo branco é a flor que representa a partida de uma mãe. Para homenagear os homens são geralmente preferidos os tons mais vivos e coloridos, com composições campestres inspiradas pela natureza e vitalidade.

A idade de quem morreu também pode ser um fator importante, especialmente se a pessoa for um jovem ou uma criança. Neste caso, o branco é imperativo numa homenagem fúnebre e é utilizado em criações florais menos volumosas e mais trabalhadas.

Para homenagear pessoas mais velhas, o tributo floral é mais convencional sendo criado em tonalidades mais subtis. As composições deverão ser mais tradicionais como os ramos, as coroas, as cruzes e as palmas.

Para homenagear um adulto, a decoração floral é mais personalizada e pode permitir alguma originalidade, com cores e criações em altura. A tendência atual é para composições simples e modernas que não têm necessariamente uma conotação fúnebre.

Optar por composições florais de acordo com o local de entrega

Normalmente, é recomendado entregar o ramo, a palma ou a coroa de flores no local onde se realiza o velório e a cerimónia funerária. São aceites todos os tipos de composições florais funerárias, desde ramos a arranjos funerários de flores e plantas.

Coroade flores lilás - Interflora

As flores seguem tradicionalmente do local de velório em procissão fúnebre até ao cemitério. A entrega de flores de luto na sepultura também é possível. Se o funeral já tiver ocorrido, em memoriais e em datas específicas como o Dia de Todos os Santos é muito adequado. Nestes casos, as flores sazonais, as rosas e as composições de plantas são recomendadas pois são mais resistentes.

Quando a cerimónia fúnebre é realizada num crematório, escolher flores de luto é mais limitado. Por razões sanitárias e de segurança, só são permitidos ramos de flores cortadas, rosas simples e apenas alguns arranjos de flores em recipientes adequados.

Finalmente, a entrega no domicílio da família do defunto ou da defunta também é possível. É recomendável quando não se tem informações sobre a cerimónia fúnebre ou se esta já ocorreu e se deseja apresentar as condolências. Neste caso, é aconselhável optar por uma composição adequada, que não tenha uma conotação fúnebre. Um ramo de flores, uma criação floral original ou um arranjo de plantas verdes e floridas é aconselhável.

Em qualquer caso, acompanhe as suas flores de condolências com uma mensagem personalizada. Se não souber o que escrever inspire-se nas mensagens de pêsames criadas pela Interflora.

Selecionar as flores de acordo com a relação com quem morreu

As composições florais centrais da cerimónia fúnebre são normalmente escolhidas pela família e amigos de quem morreu. Podem ser coroas, palmas, cruzes, corações de flores, topos de caixão e grandes composições que serão mais visíveis no funeral.

Num ambiente de amizade, o tributo é mais simples com arranjos florais mais discretos e modernos que não têm necessariamente uma conotação funerária. Para além de composições de plantas e ramos de flores, recomendamos as composições de flores em altura, pétalas de flores e outras composições mais personalizadas.

Centro de flores laranja - Interflora

Num contexto profissional ou se quem morreu é um conhecimento distante, é aconselhável evitar qualquer erro e optar por um arranjo funerário. Para além das cruzes e das palmas, a coroa também pode ser escolhida por organizações ou administrações que desejem uma maior visibilidade.

Coroa de flores vermelhas de luto - Interflora

Dejar una respuesta