O cíclame, também conhecido como violeta persa ou violeta alpina, é uma planta tubérculo muito apreciada durante o Inverno, por ser uma das poucas plantas com floração nos meses mais frios. A sua popularidade deve-se às suas flores aromáticas de cores intensas, o que o torna perfeito para a decoração de jardins e como planta de casa. Uma pequena planta com uma aparência delicada, mas com uma magnífica resistência, que irá iluminar a atmosfera de qualquer espaço da sua casa. Na Interflora, revelamos os cuidados a ter com os cíclames, para desfrutar das suas flores impressionantes durante mais tempo.

Características do cíclame

O cíclame entra na sua fase adormecida no Verão, durante o qual pode dar a impressão de que murchou ou morreu: as folhas tornam-se amarelas e caem juntamente com as flores. Contudo, com condições ótimas de crescimento e os cuidados adequados, conseguiremos que brote novamente no Outono, bem como prolongar o seu período de floração.

  • A flor do cíclame é muito peculiar. A haste floral, que nasce do tubérculo, inclina-se, virando a flor para baixo, e as pétalas, invertidas, permanecem para cima.
  • Caracteriza-se pelo seu pequeno tamanho, pelas suas folhas com veios em forma de coração de cor verde intenso, e por flores abundantes de tons rosa, púrpura, vermelho ou branco. 
  • O cíclame floresce uma vez por ano, no inverno. O período de floração dura de outubro a março.
  • Para um cultivo doméstico, a plantação dos tubérculos é preferível à utilização de sementes. Os tubérculos devem ser cuidadosamente divididos e em seguida plantados e cobertos em ⅔ com terra solta para permitir o desenvolvimento das raízes. É recomendado um espaçamento de 22-30cm entre plantas e uma rega moderada no final da plantação.

10 Cuidados a ter com os cíclames

O cíclame entra na sua fase adormecida no Verão, durante o qual pode dar a impressão de ter murchado e morrido. As folhas tornam-se amarelas e caem juntamente com as flores. Contudo, com condições ótimas de crescimento e os cuidados adequados, é possível prolongar o período de floração e conseguir que floresça novamente no Outono.

1 – Condições do solo. 

Um solo rico em nutrientes e com boa drenagem que mantém a humidade e permite uma boa oxigenação. Desta forma, as raízes do cíclame permanecem saudáveis e evitam o apodrecimento.

2 – Luminosidade. 

Durante os meses de floração, os cíclames precisam de estar num espaço luminoso, mas a luz solar direta deve ser evitada. Estas condições devem ser respeitadas quer seja o cíclame cultivado como planta de interior ou de exterior.

3 – Temperatura. 

Apesar de ser uma planta resistente ao frio, é essencial controlar a temperatura e o grau de humidade para o seu correto crescimento. Em geral, os cíclames não suportam calor extremo, correntes de ar fortes ou um ambiente seco. Durante o Inverno a temperatura ideal é de cerca de 10ºC-12ºC, pelo que necessita de estar afastado de radiadores ou outras fontes de calor. Se estiver exposto a temperaturas elevadas, pode entrar no período de dormência prematuramente.

4 – Rega. 

Este ponto é de grande importância porque, embora o cíclame necessite de uma grande quantidade de água, uma rega excessiva pode ter consequências desastrosas para o seu crescimento. O solo deve estar sempre húmido sem nunca secar completamente. A água da rega nunca deve tocar nas flores e folhas para evitar o aparecimento de fungos.

5 – Drenagem. 

A rega e a drenagem são dois dos cuidados mais importantes do cíclame. Para manter a humidade necessária e libertar o excesso de água é necessário haver uma boa drenagem. Basta colocar gravilha ou bolas de argila no fundo do vaso que deve ser previamente furado para que drene o excesso de água e colocá-lo num prato. Não é necessário regar o vaso. A água deve ser colocada no prato para que a planta absorva apenas a quantidade de que necessita. Depois, vamos colocá-lo num tabuleiro com pequenas pedras.

6 – Fertilização. 

Durante a época de floração do cíclame, utilizar um fertilizante líquido para plantas com floração de duas em duas semanas. 

7 – Pragas e doenças. 

O que podemos fazer para evitar doenças e pragas como os pulgões e ácaros? Utilizar um fungicida preventivo como o sulfato de cobre para as doenças e um inseticida se aparecerem pragas. Para prevenir a proliferação de doenças devemos retirar as hastes florais atacadas.

8 – Poda. 

Além disso, remover as flores do cíclame que começam a murchar, tendo o cuidado de não danificar o caule, para que outras possam brotar fortes e saudáveis. A poda também prolonga a floração.

9 – Transplante. 

É aconselhável transplantar o cíclame quando este entrar no período de repouso e, à medida que cresce, mudar o tamanho do vaso.

10 – Dormência. 

O que fazer durante o período de dormência? À medida que as temperaturas sobem, as folhas começam a ficar amarelas, um sinal de que a planta está a entrar na sua fase de dormência. Nesta altura, os cíclames devem ser colocados num local fresco e regados muito pouco frequentemente, apenas a quantidade de água necessária para evitar que o solo seque completamente. No outono, inicia-se um novo período de floração, marcado pelo crescimento de pequenas folhas. Neste momento, é necessário fazer um transplante de planta substituindo completamente o solo antigo. 

Centros e cestos de cíclames

As flores espetaculares que florescem durante o Inverno fazem do cíclame uma das melhores plantas para oferecer durante os meses mais frios do ano. É uma planta elegante com cores intensas que simboliza um afeto sincero, profundo e duradouro.

  • Bora Bora – Um centro em tons rosa em que a orquídea e o cíclame formam uma composição floral harmoniosa e elegante. Trará cor e luminosidade a qualquer tipo de espaço.
  • Ródano – Uma composição grupo variado, exuberante e sofisticada de plantas, onde o cíclame é o grande protagonista graças às suas flores delicadamente coloridas.
  • Equinócio – Uma composição de ares rústicos apresentados num belo cesto. Um presente cheio de cor no qual o cíclame é acompanhado por outras flores como crisântemos e lisianthus, juntamente com hera e fitónias dando equilíbrio a todo o conjunto.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top