Por que não oferecer flores de perdão para pedir desculpa e ser perdoado? Normalmente, oferecemos flores para celebrar os acontecimentos felizes da nossa vida, de um simples desejo de oferecer um presente até cerimónias como casamentos, aniversários e outras celebrações. Mas as flores também estão lá para nos apoiar nos tempos duros e momentos difíceis da nossa vida diária. A Interflora, sugere alguns conselhos sobre como escolher um ramo de flores quando se quer pedir desculpa e ser perdoado.

As flores de perdão

As flores encabeçam a lista de ideias de presentes quando se trata de expressar desculpas, porque estão naturalmente ligadas às emoções. O perdão é uma fase delicada de uma relação. É, portanto, preferível escolher flores como as rosas, os lírios, as gardénias ou as orquídeas. A linguagem das flores também associa algumas espécies ao perdão, nomeadamente a anémona, o narciso, a perpétua ou o cravo.

Cravos rosados de perdão

Um ramo de rosas para pedir desculpa

Na linguagem das rosas, o número 15 está associado ao perdão. Pode ser um bouquet de 15 rosas ou 15 flores oferecidas individualmente. Para orçamentos pequenos, o número 2, que simboliza a dualidade, também pode ser escolhido para oferecer um sincero pedido de desculpas. Em ambos os casos, escolha tons suaves e claros como cor-de-rosa, branco, creme, salmão ou tons pastel. Para tornar a sua mensagem clara, evite combinar mais de duas cores.

Que cores de flores de perdão a escolher?

A cada um a sua cor! A forma ideal de enviar um pedido de desculpas é escolher a cor que o seu destinatário prefere. Se não sabe qual é, escolha tons quentes e suaves, do branco ao vermelho, entre uma vasta gama de tons de cor-de-rosa, creme, verde e tons pastel. Evite os tons escuros e tons vivos e multicoloridos que possam ser mal interpretados neste momento delicado e sensível.

Ideias de presentes para pedir desculpa

Depois de cometer um grande erro, pedir perdão nem sempre é fácil. As flores ainda são o seu melhor aliado, mas é uma boa ideia acompanhá-las com um pequeno presente para confortar o destinatário. Num ambiente íntimo, envie a sua mensagem docemente com um pequeno peluche ou uma caixa de chocolates. Num contexto profissional, não hesite em acompanhar as suas flores para pedidos de desculpa com uma garrafa de champanhe.

Quinze ideias de mensagens para pedir desculpa

Flores de perdão

«Peço desculpa de todo o coração. Amo-te.»

«Estou profundamente envergonhado(a) com o meu comportamento. És uma boa pessoa e espero que me possas perdoar.»

«Se eu pudesse apagar o que aconteceu, fá-lo-ia sem hesitação. Desculpa.»

«Lamento profundamente ter-te magoado. Por favor, aceita as minhas desculpas.»

«Estas poucas flores são um pedido de desculpas pelo meu comportamento. Desculpa.»

«Por favor, aceitem o nosso sincero pedido de desculpas pelo que aconteceu.»

«Não sei se este ramo de flores é suficiente para pedir o teu perdão. Lamento profundamente.»

«Devo-te um enorme pedido de desculpa. Espero ver-te em breve para pedir o teu perdão.»

«Por favor, dá-me uma segunda oportunidade. Amo-te mais do que tudo.»

«Peço desculpas por, em alguns momentos, duvidar dos teus sentimentos. Hoje sei que eles sempre foram sinceros. Desculpa.»

«Sofro por um perdão, que parece impossível… Será que és capaz de me perdoar?»

«Prefiro acreditar que não dissemos adeus, mas que nos separamos para que o destino nos dê um reencontro feliz…»

«Muitas vezes dizemos coisas sem pensar, que magoam. Desculpa do fundo do meu coração.»

«Errar é fácil e não é necessário. Pedir desculpas é difícil mas muito necessário. Desculpa.»

«Não parei para te ouvir e deixei-me levar pelo momento. Estou muito arrependido(a). Só posso te pedir perdão do fundo do meu coração.»

Quinze citações para pedir desculpa

«O erro é humano, o perdão é divino.»

Alexander Pope, poeta inglês

«Pecado confessado, é meio perdoado»

Provérbio português

«Cada perdão tem a sua recompensa.»

Christine Ockrent, jornalista francesa

«Só as andanças do amor são dignas de perdão.»

Miguel de Cervantes, romancista espanhol

«O nosso verdadeiro amigo é aquele que nada nos desculpa e nos perdoa tudo.»

Provérbio 

«É perdoando que somos perdoados.»

Citacao bíblica

«Perdoamos na medida em que amamos.»

François La Rochefoucauld, moralista francês

«Os fracos nunca podem perdoar.

Mahatma Gandhi, político indiano

«O primeiro a pedir desculpas é o mais corajoso. O primeiro a perdoar é o mais forte. E o primeiro a esquecer é o mais feliz. »

Autor desconhecido

Dez filmes para ver ou rever sobre o tema do perdão

– 1982: Le Grand Pardon / O Grande Perdão, filme francês realizado por Alexandre Arcady. Com Roger Hanin, Richard Berry e Bernard Giraudeau.

– 2002: Le Fils / O Filho, filme franco-belga realizado por Jean-Pierre e Luc Dardenne. Com Olivier Gourmet, Morgan Marinne e Isabella Soupart.

– 2004: Walk on Water / Walk on Water: No Limite, filme sueco-israelita realizado por Eytan Fox. Com Lior Ashkenazi, Knut Berger e Caroline Peters.

– 2007: Après lui / Perigosa Obsessão, filme francês realizado por Gaël Morel. Com Catherine Deneuve, Elodie Bouchez e Elli Medeiros.

– 2007: Tout est pardonné / Tudo Perdoado, drama franco-alemão realizado por Mia Hansen-Løve. Com Conctance Rousseau, Paul Blain e Carole Franck.

– 2010 : Amish Grace / Graça e Perdão, filme televisivo americano realizado por Gregg Champion. Com Kimberly Williams, Tammy Blanchard e Matt Letscher.

– 2011: Belleville Tokyo, filme francês realizado por Élise Girard. Com Valérie Donzelli, Jérémie Elkaïm e Philippe Nahon.

– 2011: There Be Dragons / Segredos da Paixão, drama americano-argentino-espanhol realizado por Roland Joffé. Com Charlie Cox, Wes Bentley e Olga Kurylenko.

– 2011: October Baby / Bebé de Outubro, filme americano realizado por Jon e Andrew Erwin. Com Rachel Hendrix, Jason Burkey e John Schneider.

– 2017: The Shack / Tubarão, drama americano realizado por Stuart Hazeldine. Com Sam Worthington, Octavia Spencer e Radha Mitchell.

Dejar una respuesta