As Flores para o O Dia de Todos os Santos cobrem todos os anos os cemitérios. Esta data é comemorada anualmente no dia 1 de novembro em honra a todos os santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos celebrados ao longo do ano.
Tradicionalmente, o Dia dos Mortos, Dia de Finados ou Dia dos Fiéis Defuntos que é assinalado a 2 de novembro também é celebrado, por antecipação, neste dia. Na tradição católica, as últimas moradas dos entes queridos que faleceram são visitadas, são deixadas Flores de Todos os Santos e velas nas sepulturas como um sinal de respeito e carinho e rezadas orações.
Os cemitérios estão abertos de modo que todos os que desejam lembrar e homenagear os seus entes queridos possam trazer arranjos florais para o Dia dos Fiéis Defuntos. Mas quais são as flores de Todos os Santos? Descubra com a Interflora!

Crisântemo

A flor de crisântemo é conhecida como a rainha do outono. O crisântemo é uma “flor dourada” associada ao sol. No Japão, simboliza a imortalidade. Sem dúvida, o crisântemo é uma das flores mais procuradas nesta altura e está presente em diversas composições funerárias. De origem asiática, os crisântemos são muito valorizados pelos floristas pois apresentam uma grande variedade de cores e podem ser encontrados em tons vermelhos, roxos, amarelos, brancos e bronze. Ornamentar as sepulturas com crisântemos no dia 1 de novembro é uma tradição em muitos outros países porque além de serem maravilhosos são muito resistentes às temperaturas baixas desta temporada e por isso muito escolhidos nos arranjos de flores para cemitério no Dia de Todos os Santos. 

Almofada de flores lilás de luto - Interflora

Rosa

As rosas florescem durante todo o ano, da primavera ao início do inverno, e são as flores preferidas por muitas pessoas em todos os tipos de ocasiões, pela sua cor, aroma e beleza. Atualmente são apreciadas as espécies híbridas, descendentes de rosa selvagem ou rosa mosqueta. As rosas são associadas a inocência, pureza e até mesmo a espiritualidade e por isso não é surpreendente que muitas vezes sejam preferidas no Dia de Todos os Santos nas visitas aos cemitérios. Rosas brancas simbolizam espiritualidade, reverência e amor eterno. As rosas vermelhas simbolizam coragem, respeito e amor. As rosas compõem os centros de flores de Todos os Santos numa composição única ou combinadas com outras espécies florais. Podem também integrar outras composições funerárias como as coroas ou cruzes para ornamentar as sepulturas no Dia dos Mortos – 1 de novembro.

Lírio do Nilo ou copo-de-leite

Oriundo do continente africano e com aroma suave, o copo-de-leite normalmente floresce na primavera mas graças aos avanços da floricultura, é possível desfrutar do copo-de-leite em qualquer época do ano. Além disso, devido à hibridização, o copo-de-leite pode ser encontrado em cores diferentes, além do clássico branco como por exemplo, rosa, amarelo ou laranja . O copo-de-leite transmite sentimentos de paz, calma e profunda ligação com o sagrado. Por isso, o copo-de-leite é muito procurado nas homenagens do Dia de Todos os Santos ou Dia de Finados.

Lírios do Nilo azuis para o Dia de Todos os Santos

Cravo

Os cravos são uma das flores de Todos os Santos. Simbolicamente associados à saudade, os cravos brancos homenageiam as mães que partiram. Os cravos, oriundos do Mediterrâneo, florescem ao longo do ano, incluindo nos meses de outono e ornamentam frequentemente a última morada dos entes queridos falecidos em arranjos, palmas ou cruzes.

Lírio

Os lírios representam nobreza, discrição e respeito. Os lírios brancos também simbolizam pureza, inocência e amor eterno e compõem frequentemente os arranjos, centros e outras composições funerárias como coroas, palmas e cruzes.

Lírios vermelhos

Gérbera

Associadas à beleza, as gerberas apresentam diversas cores como branco, rosa, violeta e vermelho e são bastante resistentes ao tempo. As gerberas amarelas são escolhidas para compor arranjos nas homenagens a crianças, pois simbolizam pureza e inocência. As gerberas são uma das Flores para o Dia de Todos os Santos preferidas.

Lisianthus

Delicados e elegantes, os lisiantos são escolhidos nas homenagens de mulheres que partiram pois representam a sensibilidade feminina e ornamentam as sepulturas em composições funerárias.

Orquídea

Com origem asiática e de uma beleza exótica extraordinária, as orquídeas brancas simbolizam pureza espiritual e a eternidade. Por representarem o amor eterno que permanece pelo ente querido que faleceu compõem muitos arranjos funerários que ornamentam as sepulturas.

Orquídeas rosadas

Antúrio

Exóticos e originários da Colômbia, os antúrios são bastante usados em coroas e outras composições funerárias. Por simbolizar autoridade e confiança, o antúrio é escolhido nas homenagens de homens num contexto de amizade e de trabalho.


O Dia de Todos os Santos ou Dia dos Mortos é uma ocasião para prestar homenagem aos nossos queridos falecidos. Dia 1 de novembro, as flores são um símbolo das memórias que nos unem aos entes queridos que faleceram. Uma forma de mostrar que não os esquecemos e uma homenagem floral. Descubra as nossas flores para cemitério e aprenda a cuidar de flores na sepultura com a Interflora.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top