Se é uma daquelas pessoas que, ao ouvir a palavra crisântemo, a relaciona com cenas fúnebres, antecipamos que hoje vai mudar de ideias. Esta flor, além de ser uma das escolhidas para centros e bouquets no Dia de Todos os Santos, tem uma beleza tão especial que se adapta muito bem a outras ocasiões. A variedade de formas e cores do crisântemo, e especialmente o local onde o damos, mudará completamente o seu significado. Da Interflora, damos-lhe algumas dicas de cuidado para desfrutar delas durante muito tempo. Siga-nos e descubra o simbolismo desta flor de Novembro.

Significado da flor de crisântemo

Fidelidade, otimismo, alegria e longa vida. Dissemos-lhe que o simbolismo do crisântemo é maravilhoso. Sabe-se que é uma flor nativa da Ásia, mas o seu significado muda de acordo com o local onde nos encontramos. Às ideias de felicidade e sabedoria, típicas do Oriente, podemos acrescentar o seu simbolismo com a morte, se nos encontrarmos no Ocidente. Este significado está relacionado com o facto de o momento da sua floração e a celebração do Dia de Todos os Santos coincidirem em data. Novembro é o mês para desfrutar dos crisântemos no seu esplendor máximo.

Se para si era uma estranha, esta flor irá cativá-lo com a sua diversidade de cores e formas. Dependendo da sua forma e cor, o significado ou a mensagem que transmite quando a dá também mudará.

  • Cores. Pode encontrar crisântemos em muitas cores diferentes: amarelo, vermelho, rosa, branco, mesmo violeta ou azul. Já falámos sobre a linguagem das flores e a mensagem que elas transmitem de acordo com a sua cor. Se é vermelho, os desejos são amorosos; se é branco, une-nos mais aos conceitos de verdade e lealdade. Por amor não correspondido mantemo-nos amarelos, embora também sirva para celebrar a amizade. Se quiser desejar boa sorte, escolha crisântemos roxos.
  • Formas. As formas desta flor de Outono também a tornam muito especial. Pode encontrá-las com flores simples ou compostas. Alguns bouquets terão um aspeto espetacular com as suas pétalas em forma de margarida. Mas para outras ocasiões, as grandes flores em forma de pompom terão um visual incrível.

Cuidados básicos para uns crisântemos perfeitos

Para ser um verdadeiro plant lover deve conhecer um pouco mais sobre esta flor, tal como saber que a sua época de floração decorre entre o final do Verão e Novembro ou Dezembro. É também importante aplicar uma série de cuidados, dependendo se os tem num vaso ou num ramo de flores cortadas.

  • Irrigação e humidade. O crisântemo é uma flor que adora humidade. Embora evitando o alagamento de água, que é uma das causas mais frequentes de perdas. A chave é que o substrato tenha uma boa drenagem. Não se esqueça de pulverizar as suas flores com água, mas sem atingir os botões.
  • Localização. Escolha um lugar bem ventilado, luminoso, mas sem luz direta e correntes de ar.
  • Temperatura. São muito sensíveis às altas temperaturas. Deve certificar-se de que o ambiente não ultrapassa os 18 °C, uma vez que murcham rapidamente. Idealmente, deve manter a divisão entre 13 e 18 °C.
  • Poda. Se tiveres os teus crisântemos num vaso, lembra-te como é importante uma boa poda para que mais flores apareçam na próxima floração. O melhor momento é após a floração ter terminado e quando as flores já tiverem caído. O mais apropriado é deixar 4 centímetros de ramos e regar bem a planta.
  • Ramos mais duradouros. Se quiser prolongar a vida do seu bouquet, já conhece alguns cuidados básicos para o manter fresco por mais tempo. É uma boa ideia lembrar de mudar a água frequentemente e de ter cuidado com as folhas e flores murchas que caem na água. Desta forma, desfrutará do seu bouquet até três semanas.
  • Como plantar crisântemos em vaso. Compre-os quando os botões estão abertos e plante-os num vaso largo de cerca de 20 ou 25 centímetros. Deve escolher um substrato rico em nutrientes e bem drenado.
  • Truque para passar de nível. Com este conselho, obterá uma planta com poucos crisântemos, mas muito exuberante. Para tal, ao podar, deve deixar uma flor para cada caule e remover os botões que crescem junto a ele. Se preferir um número maior de flores e não se importar tanto com o tamanho, deixe esses botões crescerem ao seu próprio ritmo. Agora sim passou de nível e é um verdadeiro amante de plantas.

Dejar una respuesta