A gerbera é uma flor exuberante, robusta e imponente que atinge o seu esplendor na primavera e verão. Encontrada naturalmente, em pastagens na província de Mpumalanga, na África Austral, é uma flor solar que segue o Astro-Rei ao longo do dia. Os coloridos das suas pétalas e a robustez das suas formas são algumas das suas características. São uma presença frequente na decoração do jardim em maciços e canteiros. Em casa, plantadas em vaso, alegram os espaços e purificam o ar. Em ramos e outras composições florais, ornamentam cerimónias e festas e são um presente perfeito. Na Interflora, explicamos as características e principais cuidados a ter com a gerbera.

Características da gerbera

No mercado mundial, a gerbera é a quinta flor mais procurada. A rosa, o cravo, o crisântemo e a tulipa são, por esta ordem, as outras flores preferidas. Descubra as principais características de plantas de gerberas.

  • A gerbera é mais conhecida como margarida africana – margarida pela semelhança com esta flor e africana pela sua origem.
  • É uma planta que existe em mais de 150 variedades, em muitas cores e tamanhos, permitindo muitas combinações em ramos e outras composições florais. As suas flores são perenes, não têm odor e podem atingir aproximadamente 10cm. As folhas são verde escuro, largas e recortadas.
  • É uma planta que tem flores exuberantes, robustas e imponentes. Podem ter mais de vinte tonalidades diferentes, entre elas o branco, amarelo, laranja, vermelho, cor-de-rosa, cor-de-laranja, roxo… vibrantes em tons mais claros e muito elegantes em tons mais escuros.
  • É uma planta originária de um clima tropical e por isso muito sensível aos níveis de humidade do seu habitat.
  • É uma planta purificadora do ar. Ao contrário de outras plantas, cujos níveis de produção de oxigénio diminuem durante o período da noite, estas plantas têm uma produção uniforme e são um filtro natural absorvendo substâncias tóxicas que se encontram no ar.

10 Cuidados a ter com as gerberas

De origem tropical, estas plantas podem ser encontradas em regiões da América do Sul, África e Ásia. Os cuidados relacionados com o nível de humidade que tanta relação têm com a sua origem são os mais importantes.

Rega

Nas estações mais quentes como a primavera e o verão assegure que as plantas têm suficiente humidade e boa drenagem. No outono e inverno só é necessário regar quando a terra estiver seca. 

  • Rega na terra. Não regue a planta nem as folhas. Água sim, mas só na terra. 
  • Rega moderada. Estas plantas gostam de humidade, mas isso não significa que sejam loucas por água. A gerbera é uma planta que não resiste ao excesso de água.

Drenagem.

Para manter a humidade necessária e libertar o excesso de água é necessário haver uma boa drenagem. Basta fazer uns furos no fundo do vaso. Também pode colocar gravilha ou bolas de argila. A regagem e a drenagem são dois dos cuidados mais importantes desta flor.

Temperatura. 

O ideal é manter a temperatura do ambiente entre 18ºC e 24ºC. Assegure que a temperatura mínima não desce abaixo de 13ºC. Uma temperatura tão baixa danifica as plantas. Pode mesmo perdê-las.

 Luminosidade. 

No jardim ou em casa, plantada num vaso, é uma planta muito resistente, fácil de plantar e não requer grandes cuidados. É uma planta solar. Em casa, coloque-as junto a uma janela ensolarada e durante aproximadamente 4 a 6 semanas exibirão o colorido das suas flores.

Ambiente. 

Evite ambientes muito secos. No verão, procure um lugar parcialmente na sombra para evitar um ambiente excessivamente seco que prejudica estas plantas.

Condições do solo. 

Mantenha o solo rico em nutrientes e com boa drenagem para manter a humidade e permitir uma boa oxigenação. Desta forma, as raízes permanecem saudáveis e evitam o apodrecimento. Escolha um bom fertilizante que forneça o alimento necessário às plantas.

Fertilização. 

Se quiser prolongar a floração, pode usar um fertilizante líquido para plantas com floração na quantidade indicada pelo fabricante.

Transplante. 

O ideal é transplantar as plantas de dois em dois anos para uma terra rica em nutrientes. Sempre na primavera, mãos à obra!

Ramos de flores e cestos de plantas

As cores vibrantes e revigorantes das plantas de interior transmitem alegria e energia positiva. Símbolo da pureza e inocência, da lealdade e do amor, gerberas são as mensageiras de sentimentos profundos. Num repetido amanhecer, a gerbera segue o movimento do Sol ao longo do dia e por isso simboliza o recomeçar. Exuberantes, robustas e imponentes são o presente perfeito. 

Descubra os ramos e outras composições florais da Interflora…

  • Baía – Um ramo delicado e romântico que combina a gerbera e o cravo em tons rosados.
  • Calma – Um cesto de gerberas numa composição em tons de vermelho.
  • Egeo – Um ramo em tons amarelos, rosados, laranja… numa composição de cores que irradia alegria.
  • Inocência – Um ramo em tons rosados pontuado por flores roxas.
  • Silêncio – Um ramo em que a gerbera revela harmonia, pureza e elegância numa composição em branco.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top