Vivemos em dias de incerteza. Embora não possamos eliminar a pandemia, podemos assumir um papel ativo e lidar com o stress que ela gera da melhor maneira possível. As plantas vêm para nos proteger e aliviar esses momentos de tensão. É por isso que hoje nos concentramos nas plantas que ajudam a reduzir os níveis de stress. Descubra-os com a Interflora e veja como contribuem a diminuir os estados de ansiedade e a recuperar a calma. Falamos-lhe das formas de receber esta influência positiva e de sentir o equilíbrio que nos proporcionam.

Plantas com efeitos medicinais antisstress

Muitas plantas são conhecidas pelos seus efeitos medicinais, agindo como se fossem drogas mas com a vantagem de provir diretamente da natureza, o que reduz os efeitos secundários.

  • Sálvia. Ajuda-nos com as emoções, trabalha para reduzir o stress e ajuda a alcançar a calma espiritual. Entre as suas propriedades medicinais também nos agrada porque melhora a memória e clarifica a mente. 
  • Cidreira. Muito útil pelos seus efeitos calmantes e relaxantes, especialmente sob a forma de uma infusão. É muito eficaz para melhorar a qualidade do sono. A cidreira é uma planta excelente como remédio natural para regular o sistema nervoso.
  • Valeriana. Em situações stressantes, a valeriana ajuda-nos a relaxar e a aliviar a ansiedade. As pessoas que têm dificuldade em adormecer confiam no seu poder calmante.

Fragâncias de plantas que acalmam o stress

Cada vez mais pessoas confiam na aromaterapia como um método para mitigar algumas doenças e efeitos adversos no nosso corpo. Vejamos os aromas de algumas plantas e flores que nos ajudam a reduzir o stress. 

  • Gerânio. Encontre a calma que deseja nesses momentos de nervosismo máximo. Sob a forma de um óleo essencial, o gerânio ajuda a libertar a sua mente. Aproveite o poder do seu aroma floral e sinta o seu efeito calmante e meditativo
  • Jasmim. Para além de desfrutar da beleza e paz que as suas flores brancas transmitem, é também amplamente utilizada em aromaterapia. O cheiro a jasmim reduz a ansiedade, funciona como um antidepressivo e ajuda-o a dormir.
  • Lavanda. É a planta aromática por excelência e como óleo essencial é um básico em qualquer armário de medicina natural, devido aos seus infinitos usos e propriedades. A sua fragrância ajuda-o a recuperar a sua calma e a sentir-se relaxado em momentos de tensão.

Plantas que depuram o ar que respiramos

Se falamos dos superpoderes das plantas, temos de falar sobre o quão bem eles purificam o ar que respiramos. Se o ar estiver mais limpo, os níveis de ansiedade também descem. Deixamos alguns deles que, para além de converterem CO2 em oxigénio, também removem substâncias tóxicas do ambiente. 

  • Dragoeiro. É uma das plantas que melhor purifica o ar, uma vez que absorve os gases que nos provocam sonolência. É também capaz de regular a humidade no ambiente, uma característica que a torna ideal para colocação no quarto.
  • Sansevieria. É também conhecida como a espada-de-são-jorge. É uma das plantas recomendadas pela NASA para eliminar do ar que respiramos substâncias tóxicas tais como benzeno, tolueno, xileno, tricloroetileno e formaldeído. 
  • Ficus. É ótimo para filtrar substâncias nocivas para o nosso corpo. É muito resistente e fácil de cuidar. Além disso, tem a propriedade de baixar naturalmente o ruído excessivo que muitas vezes acelera o nosso ritmo cardíaco.

O relaxamento natural dado pelas plantas

Ao poder medicinal de algumas plantas, ao efeito purificador do ar de outras, e às fragrâncias que nos ajudam a sentirmo-nos melhor, juntam-se os benefícios das plantas per se. Diferentes estudos mostram como o contacto com a natureza é positivo para o nosso bem-estar e incluir plantas de interior nas nossas casas para nos fazer sentir mais felizes. Rodeia-te com eles e recebe todas as coisas boas que oferecem:

  • Calathea. Para além de ver e sentir a energia verde, gostará do seu poder humidificador natural. É perfeito para ambientes muito secos, especialmente quando o frio nos obriga a utilizar mais aquecimento.
  • Rosas. O mau humor cria stress, ou talvez o stress crie mau humor. Desfrute das rosas, da sua fragrância otimista e da sensação de paz que lhe dão. Qualquer desculpa é uma boa desculpa para dar rosas à la carte e sentir a alegria de quem as recebe.
  • Chamaedorea. Escolha os cestos de plantas para a sua casa ou espaço de trabalho e beneficie dos atributos de todas as suas variedades. Esta é uma excelente forma de combinar todas as suas propriedades relaxantes.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top