Os cravos são as flores que simbolizam a mãe. Segundo a tradição cristã o amor de mãe é simbolizado por esta flor. E qual é a flor que representa mãe e filha? No início do século XX, os cravos foram as flores escolhidas na celebração do Primeiro Dia da Mãe. Anna Jarvis escolheu cravos brancos por serem as flores preferidas da mãe nesta celebração que criou para a homenagear. O tempo provou que o amor de mãe é simbolizado por esta flor.

Origem do Dia da Mãe

O Dia da Mãe celebra-se em diversas culturas desde a antiguidade e cada uma tem adaptado a data às suas próprias crenças e tradições, motivo pelo qual não há uma única data. No início do século XX, nos Estados Unidos da América, Anna Jarvis, quis homenagear a sua mãe, uma ativista americana que no século XIX impulsionou a luta pelos direitos maternais, após a sua morte, no dia 12 de maio de 1905. A sua homenagem consistiu em organizar todos os anos o Dia da Mãe no segundo domingo de maio. Anna distribuiu cravos brancos, a flor preferida da mãe, no culto religioso celebrado no Primeiro Dia da Mãe que reconhecia o trabalho árduo e o sacrifício maternal. Em 1914, o presidente Wilson declarou esta data oficialmente como Dia da Mãe. Em 1934, o presidente Franklin D. Roosevelt autorizou a emissão de um selo comemorativo do Dia da Mãe, um retrato da mãe do pintor James McNeill Whistler com cravos brancos e as palavras «Em memória e em honra das Mães da América». E novamente, o que representa amor de mãe é o cravo.

Significado da cor dos cravos no Dia da Mãe

O cravo, caracterizado pelos bordos recortados das suas pétalas e pela sua fragrância única, cresce em todo o mundo. Existem mais de 300 espécies. Na sua etimologia, o cravo, é a flor dos deuses e uma flor com tradição milenar no Mediterrâneo, admirada desde a Antiguidade pela beleza e perfume das suas flores. Os cravos têm uma linguagem que permite revelar o que sentimos consoante a cor das flores. Descubra o seu significado com a Interflora.

Significado dos cravos brancos

Os cravos brancos representam as mães que já partiram e foram as flores escolhidas por Anna Jarvis para homenagear a sua mãe. Os cravos brancos são as flores normalmente deixadas no túmulo.

Significado dos cravos vermelhos

O cravo vermelho é a flor que simboliza o amor de mãe e é oferecido em ramos e outros arranjos florais como reconhecimento e agradecimento por tudo aquilo que fazem pelos filhos.

Significado dos cravos cor-de-rosa

O cravo cor-de-rosa evoca o amor de mãe que é simbolizado por esta flor em diversas composições florais. 

A lenda cristã sobre o cravo

Segundo a tradição cristã, os cravos brancos brotaram da terra, das lágrimas derramadas pela Virgem Maria num profundo Amor de Mãe durante a Crucificação de Jesus. Inicialmente associado à dor, o cravo tornou-se um símbolo da celebração do Amor de Mãe e não da sua dor. O cravo é o que representa amor de mãe na iconografia cristã como por exemplo nos óleos «Nossa Senhora do Cravo» pintados por Leonardo da Vinci, no óleo «Nossa Senhora dos Cravos» atribuído a Rafael, em que a Virgem Maria entrega um cravo ao Menino Jesus ou ainda num pergaminho pintado a óleo pelo pintor e gravador alemão Albrecht Dürer entre muitas outras obras.

Qual é a flor ideal para o Dia das Mães?

Os cravos são uma das flores para o Dia das Mães preferidas. Mas muitas outras Flores no Dia da Mãe revelam a ternura que sentimos pela nossa mãe. 

Flores sazonais para o Dia das Mães

Descubra a rosa, o cravo, o lírio, a peónia, o crisântemo e muitas outras flores nas composições florais criadas pelos floristas da rede Interflora. 

Numa combinação de peónias, cravos e rosas, Querida Mãe é um arranjo de flores para o Dia das Mães que envia uma mensagem profunda numa partilha de sentimentos incondicionais com as mulheres das nossas vidas. Um presente poderoso. 

Adoro-te é um bouquet que envia uma mensagem doce e elegante que homenageia a força de uma relação maternal com rosas de muitas cores. Os crisântemos, craspedias e rosas em tons lilás expressam o afeto puro e maternal num bouquet que reconhece e agradece os conselhos e cuidados maternais em Sweetheart. Aconteça o que acontecer, as mães que estão sempre com os filhos. 

Forever combina peónias, viburnum e cravos que se fundem nos verdes e envia uma mensagem poderosa de pureza e amor eterno. 

Ela, é um bouquet de cravos e rosas em diferentes tons de rosa que envia uma mensagem única e singular de gratidão manifestando incondicionalmente, as emoções profundas de uma união infinita! 

Porque não há nada mais forte do que o amor, afeto e ternura que sentimos pela nossa mãe! Flores sazonais são combinadas numa composição floral única criada por um dos floristas da rede Interflora que representam sentimentos profundos. O Ramo do Florista é um bouquet sereno e fresco em tons brancos, ou doce e delicado em tons rosados ou vibrante e caloroso em tons laranjas. Uma composição floral para surpreender a sua mãe!

As plantas perfeitas para as Mães

E por que não oferecer plantas? As orquídeas são uma das plantas mais bonitas para oferecer no Dia da Mãe. O equilíbrio, perfeição e singularidade das suas flores muito belas evoca um sentimento afetuoso e simboliza a inocência e pureza, a elegância e reverência. Um presente inesquecível no Dia da Mãe. 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top