Que cor de rosas de enterro escolher? É importante saber que as diferentes cores das pétalas podem significar diferentes emoções ou representar diferentes relações com a falecida ou o falecido. A seleção da cor de rosas de enterro é, portanto, bastante crucial. Descubra os conselhos da Interflora sobre a escolha da cor de rosas de enterro.

Simbolismo da rosa

Flor muito especial, a rosa adequa-se perfeitamente às circunstâncias sempre excecionais das exéquias. A rainha das flores não está reservada apenas para eventos felizes, e a sua presença num funeral é sempre um sinal de elegância e de especial cuidado prestado à memória da defunta ou do defunto. Por isso, tornou-se incontornável nas composições florais que acompanham um enterro. Representa a brevidade da vida mas também a magnífica eternidade, o que é muito apropriado neste doloroso momento de perda de alguém próximo. 

Rosas para um enterro e significado das cores das pétalas

A cor das rosas evoca sempre emoções fortes e diferentes. Neste momento doloroso, é obviamente importante evitar qualquer inconveniência, mas também expressar claramente a ligação à defunta ou ao defunto.

Tons de branco

Nas exéquias, as rosas brancas são as flores mais clássicas. O branco é uma cor que expressa o respeito, a dignidade e, claro, a pureza e a inocência. É o tom adequado para expressar deferência e respeito quando se enterra uma pessoa mais velha. É uma cor intemporal e icónica que evita qualquer inconveniência sendo adequada para cerimónias de cremação e inumação. O branco é uma cor que também se encontra nas circunstâncias trágicas do enterro de uma criança sendo mesmo imperativa.

Rosas brancas. Que cor de rosas de enterro escolher?

Tons rosados

Em tons rosados representam o afeto e a ternura. Também são as flores adequadas a um agradecimento e tributo fúnebres prestados à defunta ou defunto. Normalmente associadas ao universo feminino, são as flores preferidas em exéquias de uma mulher que protagonizou uma relação de afeto e amor.

Tons de vermelho

Vermelhas são, evidentemente, o símbolo da paixão. São geralmente escolhidas pela viúva ou viúvo da defunta ou do defunto. Num enterro são as flores preferidas para solenizar a eternidade de um amor ou de uma relação, mesmo após a morte. Significam «amar-te-ei para sempre». São, portanto, normalmente reservadas para uma homenagem da companheira ou do companheiro da falecida ou do falecido. A amada ou o amado recebe então uma última prova de amor, por vezes, sobre o seu caixão antes de descer à terra.

Almofada de rosas vermelhas de luto - Interflora. Que cor de rosas de enterro escolher?

Tons de amarelo e laranja

As rosas amarelas e laranja são mais frequentemente escolhidas por amigos ou entes próximos que querem prestar homenagem à vitalidade, humor e alegria de viver da falecida ou do falecido. É um tom que deve ser cuidadosamente escolhido para que a homenagem não seja mal interpretada.

Tons de preto e lilás

As pétalas pretas e lilases são raras e estas flores enviam uma mensagem mais ambígua, pois não exprimem uma relação com a defunta ou o defunto, mas simplesmente luto. Estes coloridos são preferíveis para florir uma sepultura nas semanas ou meses que se seguem às exéquias.

Rosas lilás. Que cor de rosas de enterro escolher?

Que outras flores escolher para um enterro?

Estas flores não são obviamente as únicas flores de funeral que podem ser oferecidas num enterro ou utilizadas na cerimónia. Que flores escolher para florir uma sepultura?

Crisântemos

Em tons de branco, os crisântemos são sempre muito apreciados e expressam a ideia de pureza e respeito pela defunta ou pelo defunto. Florescendo no outono, no Dia de Todos os Santos, os crisântemos brancos são os protagonistas das homenagens prestadas aos defuntos e enchem as sepulturas nos cemitérios. Os crisântemos apresentam uma grande variedade de cores e representam a simplicidade, a felicidade e uma vida completa.

Lírios

O lírio é uma flor com formas majestosas frequentemente presente nas exéquias e nas sepulturas. Os lírios integram palmas, coroas e outras composições funerárias. O lírio branco simboliza a pureza sendo um símbolo da Virgem Maria na religião católica.

Lírios brancos

Gerberas

As gerberas simbolizam a inocência em tons de branco, sensibilidade e simplicidade em tons pastel e alegria em tons quentes. As gérberas apresentam uma grande variedade de cores que atribuem os diferentes significados a esta flor e por isso são muito usadas em composições florais como a palma ou a coroa funerária. 

Cravos

O cravo também assinala a sua presença em muitos enterros. No entanto, é importante compreender o seu significado. O cravo é uma das flores preferidas para as exéquias porque é sinónimo de uma ternura reservada sem efusividade. É, portanto, uma flor adequada ao enterro de uma pessoa conhecida ou de um colega de trabalho. O cravo branco homenageia uma mãe que partiu.

Peónias

As peónias, as rainhas das flores na Ásia, são flores com formas generosas que simbolizam a vida e o futuro. No entanto, é muito importante considerar o colorido das pétalas. Segundo a tradição asiática, as peónias vermelhas são muito apreciadas pois representam abundância e prosperidade. No entanto, seria mal visto oferecer peónias vermelhas em exéquias. Em caso de dúvida, é sempre menos arriscado escolher flores brancas.

Peónias lilás

Antúrios

O antúrio é uma planta exótica que se destaca pela beleza sendo muito associada à masculinidade. Simbolizando iluminação e confiança são muito usados em palmas, coroas e outros arranjos funerários enviados para homenagear um defunto.

Se o enterro já tiver ocorrido ou se as flores de luto se destinam a florir a sepultura da defunta ou do defunto após o enterro, os ramos, palmas, coroas, cruzes ou outras composições funerárias são muito adequados. Se o cemitério o permitir, as plantas bianuais e perenes, e até pequenas coníferas são outro tipo de opção possível.

Como enviar rosas para um enterro?

A seleção da cor de rosas de enterro é frequentemente acompanhada por uma questão de organização: como enviar rosas para um enterro? Nem sempre é possível entregá-las pessoalmente em mão. Felizmente, há muitas soluções para expressar as suas condolências a tempo, incluindo a entrega de flores para um enterro assegurada por um florista.

Coroa de flores amarelas de luto - Interflora. Que cor de rosas de enterro escolher?

Para onde enviar flores de enterro?

Os ramos, palmas, coroas, cruzes e outras composições funerárias podem ser entregues na casa funerária para acompanhar o velório da defunta ou do defunto ou no local do culto onde se celebram os serviços religiosos ou as exéquias.

Entregar as flores no cemitério evita o trabalho de as transferir para a sepultura da falecida ou do falecido, o que se torna relevante no caso de arranjos funerários de grandes dimensões como as palmas ou as coroas.

As flores enviadas para a casa da família da defunta ou do defunto podem ser um conforto no período difícil que se segue a um enterro. Pode ser muito comovente para os familiares receber flores em datas importantes e que relembram que a defunta ou o defunto e a sua família não são esquecidos.

O acompanhamento e os conselhos profissionais de um florista sobre o tipo de flores, o tipo de arranjo funerário, a entrega e outros pormenores associados a esta ocasião são muito importantes.

Cremação

Mensagem de condolências

É fundamental assegurar que as flores de enterro são acompanhadas por algumas palavras que traduzem o mais fielmente possível a dor causada pela perda da pessoa querida. O tom da mensagem deve acompanhar o tom das flores. Uma mensagem demasiado familiar com flores neutras, parecerá tão deslocada como uma mensagem impessoal com flores de paixão. Normalmente, a sobriedade é uma excelente solução, ainda mais quando é complementada pela linguagem das flores.

Dejar una respuesta