Que flores de nascimento oferecer para celebrar com alegria e amor um acontecimento tão maravilhoso? Sendo o primeiro dia de vida de uma criança e o dia mais feliz da vida dos seus jovens pais, este evento merece o presente perfeito. Uma toalha de banho, um casaco de lã, um bolo de fraldas, uma caixa de presentes e flores são ofertas tradicionais. Mas que flores de nascimento oferecer?

A tradição de oferecer uma flor simbólica para assinalar a chegada de uma criança é ancestral, remonta nas nossas culturas a períodos anteriores ao cristianismo. Em muitas civilizações, o mês lunar em que se dá um nascimento é de particular importância. Determina o signo astrológico do recém-nascido e está frequentemente associado a tradições, crenças ou superstições. Então, por que não escolher um presente com simbolismo, oferecendo um bonito ramo de nascimento?

Ao enviar flores para celebrar a chegada de um bebé, é importante seguir algumas regras. Qualquer que seja a sua escolha, o mais importante é selecionar flores que correspondam à emoção que deseja transmitir. A Interflora, preparou um pequeno guia para dominar a linguagem das flores. Procure as flores que correspondem ao mês em que ocorre este bonito e maravilhoso evento. Descubra o significado que encerram e a mensagem que transmitem.

Janeiro

Janeiro permite oferecer dois tipos de flores, e, portanto, duas mensagens diferentes. O cravo não floresce em janeiro mas pode ser facilmente encontrado em muitas cores como flor de corte. Os cravos brancos simbolizam o amor puro. Os cravos vermelhos ou cor-de-rosa pálido, demonstram ternura, fascínio e admiração.

Cravos brancos e rosados de nascimento

A outra flor de janeiro é a flor gota de neve. Presente nesta época do ano nas regiões montanhosas da Europa, é uma flor que transmite uma bonita sensação de esperança que certamente será apreciada pelos novos pais.

Fevereiro

Em fevereiro, não perca a oportunidade de oferecer violetas. Uma das flores preferidas nesta ocasião e ainda em batizados e comunhões, as violetas são o símbolo da inocência e da modéstia. Evite as violetas com pétalas amarelas, que representam a beleza do passado. Além das violetas, é fácil nesta altura encontrar lírios que representam coragem e sabedoria.

Março

Não confunda esta flor com o mito de Narciso, que caiu na água onde admirava o seu retrato: narcisos nem sempre são um símbolo de falta de modéstia. Representam também os valores positivos de novos começos, renascimento e alegrias futuras. Da mesma família, o Narcissus jonquilla, o verdadeiro narciso, é a flor típica do Dia da Avó, celebrado no mesmo mês: uma ideia original para ligar várias gerações.

Abril

A Primavera já chegou, e a margarida é a sua mais bela testemunha. Se quiser celebrar a pureza da infância e o amor, a margarida enviará a mensagem perfeita, tal como a ervilha-de-cheiro que por vezes a substitui. Uma variação deliciosamente original: oferecer as suas primas, as papoilas, para obter um efeito surpreendente, perfeitamente de acordo com o tema da infância.

Maio

Neste mês, viva o lírio do vale, símbolo de felicidade e alegria!

Lírios do Vale

No entanto, será mais fácil encontrar a outra flor deste mês da primavera: o lírio. O seu florista da rede Interflora pode compor um magnífico bouquet de lírios. O lírio é uma flor bíblica, um símbolo da Virgem Maria. É um sinal de majestade e nobreza.

Junho

Junho é o mês da rainha das flores: a rosa. Que mensagem enviará ao oferecer um magnífico ramo de rosas? Amor! As rosas são o presente ideal para uma jovem mãe. Ofereça rosas brancas que simbolizam a pureza ou rosas em tons cor-de-rosa que evocam a ternura e o afeto.

Julho

A erva-piolha ou delfim, com as suas flores azuis, é uma flor associada ao mês de julho. Também conhecido como Delphinium, simboliza a generosidade, evocando a lenda de um pescador grego que salvou um golfinho. Também representa a leveza, agilidade, para enfrentar as provações da vida.

Agosto

Em agosto, a flor deste mês é original e pode merecer algumas explicações simbólicas. A papoila é um maravilhoso símbolo de imaginação e criatividade.

Papoilas brancas e vermelhas

A outra planta de verão é o gladíolo. As suas flores bonitas e coloridas demonstram força de caráter e são sempre muito apreciadas num ramo de flores de nascimento.

Setembro

O áster, um membro da família Asteraceae, é uma das flores mais populares no início do outono. Os seus longos caules e as suas belas e longas pétalas fazem desta flor um símbolo perfeito de elegância e rara delicadeza. Combinada com folhagem verde pelo seu florista, o áster será uma presença incomparável nos dias que se seguem à saída da clínica ou da maternidade.

Outubro

Outubro é dedicado a uma flor complexa: a calêndula. À primeira vista, esta flor, que pode ser incrivelmente colorida, não é um símbolo feliz para assinalar a chegada de uma criança, pois está associada ao pesar e à tristeza. Talvez seja melhor oferecer um buquê de flores sazonais. No entanto, desde a Idade Média, as calêndulas também têm sido utilizadas para afastar o azar.

Novembro

O crisântemo é uma bela promessa, em diferentes tons, uma vez que em muitas culturas, incluindo o Japão, que o tornou o seu emblema, é sinónimo de… imortalidade! É também, mais modestamente, um sinal de uma amizade muito forte e poderosa.

Dezembro

Dezembro é um mês cheio de mistérios e celebrações. O azevinho – que significa «santo» em inglês – é um símbolo muito forte. Com as suas folhas duras e bagas vermelhas, é a planta do deus Saturno, honrado pelos romanos em dezembro. Para os cristãos, na época do Natal, é uma planta associada a Jesus. Um cesto de frutas decorado com azevinho será certamente um presente muito apreciado.

Azevinho

Tal como as pedras, cada flor tem o seu próprio significado. Para acolher o bebé, pode também optar por um perfume de flores frescas. Flores de nascimento em tons de vermelho para a nova mãe, flores cor-de-rosa para uma menina, flores azuis para um menino, flores cor-de-laranja e aciduladas ou ramos de flores em diferentes cores e tons… todos os códigos são possíveis e podem ser personalizados.

Inspire-se nas nossas ideias de presentes de nascimento originais e descubra que flores de nascimento oferecer. Revisite a tradição segundo os seus gostos e a felicidade que está a celebrar como a sua única bússola. Com a Interflora, é muito fácil entregar flores de nascimento. Não hesite em adicionar um ursinho ou coelhinho de peluche para o bebé ou uma caixa de chocolates para felicitar a mãe e o pai e tornar o seu presente ainda mais único e perfeito.

Dejar una respuesta