Os ranúnculos dos floristas oferecem-nos flores de inverno e flores de primavera sublimes. As flores dos ranúnculos parecem rosas, mas não são! A sua floração em cachos, exuberante e requintada é muito apreciada para compor ramos e arranjos florais. Descubra os seus segredos e os nossos conselhos para cuidar dos ranúnculos.

Caraterísticas dos ranúnculos

Ranúnculo dos floristas ou ranunculus asiaticus, também conhecido como ranúnculo asiático ou ranúnculo de jardim, é a espécie mais comum e mais popular. O ranúnculo é uma planta herbácea perene que pertence à grande família Ranonculaceae. O seu nome não é uma mera coincidência. A sua resistência a temperaturas negativas de -10°C, a beleza das suas flores e a sua durabilidade em vaso fazem do ranúnculo uma planta muito popular entre os floristas!

Os ranúnculos dos floristas são nativos do Mediterrâneo oriental – Creta e Grécia –, norte de África e sudoeste da Ásia. Erguem-se orgulhosamente até 45cm de altura, no topo de um caule fino e rígido. As suas muitas raízes tuberosas, ligeiramente curvas, são chamadas «garras» ou «aranhas».

As flores dos ranúnculos parecem rosas, mas não são!

O ranúnculo é uma planta com flores carnudas e delicadas que em rosetas simples, meio-duplas ou duplas, apresentam pétalas em muitas cores: branco, verde, cor-de-rosa, vermelho, amarelo, laranja, malva e muitas outras tonalidades. Florescem do inverno à primavera. Os ranúnculos dos floristas são cultivados em regiões onde o clima é ameno e solarengo no inverno, uma verdadeira terra prometida para esta bela planta que lhe permite florescer cedo. As muitas variedades atualmente desenvolvidas oferecem uma ampla escolha de tamanhos, formas, cores e períodos de floração.

A origem e a história do ranúnculo

O ranúnculo é uma planta que foi descoberta na Terra Santa no século XIII pelos primeiros Cruzados de São Luís no reinado de Luís IX. Trazida para a Europa pelos Cruzados, a flor passou quase despercebida, sendo mais popular nos jardins do Império Otomano. Foi apenas no século XVII, trazida pelo sultão Mehmed IV do Império Otomano, que se tornou uma flor coroada de sucesso.

Ranúnculo, significado na linguagem das flores

A palavra ranúnculo deriva do latim ranunculus que significa «pequena rã» talvez por as espécies aquáticas viverem suspensas na água das lagoas. Algumas espécies dos ranúnculos são também conhecidas como «flor de manteiga» ou «botão de ouro» porque apresentam uma fina camada lipídica brilhante localizada sob a epiderme das pétalas, produzindo um brilho amarelo que evoca a cor da manteiga. Os ranúnculos são também conhecidos como «taça do diabo» por causa das suas propriedades tóxicas.

Na linguagem das flores, a flor dos ranúnculos é a flor da sedução e elogia a beleza de quem é presenteado. A flor dos ranúnculos é oferecida como um elogio, proclamando aos sete ventos «és um encanto». Os ranúnculos vermelhos representam um amor tímido. Amarelos, revelam uma atração entre duas pessoas. Os ranúnculos brancos simbolizam o poder da sedução, sendo as suas flores muito usadas para compor os ramos das noivas e as decorações florais dos casamentos.

Cultivo e cuidados dos ranúnculos

Todos sonhamos com bonitos ranúnculos em casa. Mas o ranúnculo é uma planta difícil de cultivar, por isso, os nossos conselhos de cultivo e cuidados destas plantas, em vaso e no jardim, poderão ajudar. O ranúnculo é uma planta que pode ser cultivado num vaso ou diretamente na terra do jardim.

Os ranúnculos no jardim

Em vasos

Acabou de comprar ranúnculos em vaso? Encontre um lugar fresco em sua casa, com uma temperatura ambiente entre 10 e 14°C, para o seu vaso de plantas.

Regue regularmente a sua planta, certificando-se de que não há excesso de água no vaso.

Quando passar o risco de geada, coloque-o numa zona de meia-sombra no exterior, por exemplo, numa varanda ou num terraço.

Ranúnculos no jardim

Na terra do jardim

Encontre um lugar de meia-sombra no seu jardim, com um solo leve e rico em húmus.

Dependendo da região onde vive, plante as suas garras de ranúnculo quando o risco de geada tiver passado, entre fevereiro e abril. Antes disso, mergulhe as garras de ranúnculo em água morna durante aproximadamente dez horas até absorverem bastante água.

Plante as suas garras de ranúnculo a aproximadamente 5 cm de profundidade, deixando uma distância de 10 cm entre cada garra.

Não hesite em variar as cores para criar belos tufos! Se estiver sol, adicione um pouco de palha húmida para evitar que os rebentos sejam queimados. Regue de vez em quando para manter o solo húmido.

Se tudo correr bem, o ranúnculo é uma planta que deve florescer aproximadamente dois meses após a plantação. Depois de florescerem, remova as flores murchas. O inverno pode ser uma época de risco para os seus ranúnculos, dependendo da região onde vive. Se os invernos forem amenos, proteja-os com uma cama de palha. Caso contrário, é melhor manter as suas garras de ranúnculo num local seco e arejado e plantá-las na primavera seguinte.

Ranúnculos, cuidados com a flor cortada

Recebeu um ramo de ranúnculos? Com os cuidados adequados, um arranjo de ranúnculos pode ser mantido durante duas ou três semanas numa jarra com água. Para conservar o seu buquê de ranúnculos mais tempo, descubra alguns truques simples.

  • Preparação – Os caules dos ranúnculos são muito leitosos. Corte-os em ângulo e depois cauterize-os passando-os rapidamente sob a chama de um isqueiro.
  • Nutrientes – Coloque o seu ramo de flores numa jarra limpa cheia com água à temperatura ambiente. Dissolva uma saqueta de nutrientes para flores cortadas na água seguindo a dosagem indicada. Substitua a água com regularidade, de três em três dias.
  • Corte – Trate das suas flores frequentemente. Retire as folhas que tocarem na água, para não apodrecerem. Corte os caules na diagonal aproximadamente 1 a 3 centímetros.
  • Luz e localização – Ponha a sua jarra num lugar fresco e luminoso afastado da luz solar direta, de fontes de calor e de correntes de ar.

Curiosidades

Como todas as plantas da família Ranunculaceae, o ranúnculo é uma planta tóxica. Contém protoanemonina, uma substância amarela e oleosa. Mantenha as crianças e os animais de estimação afastados dos ranúnculos porque a sua ingestão pode causar lesões no tubo digestivo. O ranúnculo é uma planta que também é conhecida como «taça do diabo» por causa das suas propriedades tóxicas.

Em alguns países, o ranúnculo asiático é uma espécie protegida.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top