Quando nos encontramos perante uma flor, o primeiro aspeto que observamos é a cor, forma ou tamanho, características que escondem um significado para além da sua aparência. Cada uma das flores que a natureza nos oferece suscita uma sensação, uma emoção. As suas cores têm um simbolismo e um significado que representam um sentimento ou contam uma história. Numa composição floral, as flores e a cor que escolhemos vão transmitir uma mensagem emotiva e pessoal. Na Interflora, explicamos o significado das flores e suas cores para expressar exatamente os seus sentimentos.

O que significa a cor das flores?

Conhecer o simbolismo da cor das flores será útil ao escolher um bouquet para oferecer ou ao criar arranjos florais de plantas com flores multicoloridas mais especiais e marcantes.

Flores Vermelhas

As flores vermelhas são um presente poderoso. Esta cor intensa e apaixonada representa o amor e o desejo. Seja o simples gesto de dar uma única rosa vermelha ou um ramo de tulipas vermelhas para dizer «Amo-te», ou a pureza dos cravos vermelhos no Dia da Mãe, podemos encontrar o verdadeiro amor. Escolha o nosso bouquet de rosas Penta ou Desejo para transmitir o que sente por uma pessoa muito especial.

Flores Cor-de-rosa

O rosa suave e delicado das flores cor-de-rosa evoca o feminino e a inocência. Um ramo de rosas ou lírios rosa pode ser o presente romântico perfeito, mas também pode ser um símbolo de felicidade para amigos e familiares no seu aniversário ou casamento. O bouquet de rosas de caule longo Entrega em vários tons de rosa ou o bouquet Dominica que combina a rosa e o lírio será o melhor presente.

Flores Roxas

O roxo é uma cor intensa e elegante que representa dignidade e respeito. As flores roxas simbolizam a admiração por aqueles que respeitamos e por quem sentimos gratidão, orgulho nos seus sucessos ou nas suas conquistas.

Flores Violeta

Não tão intenso como o seu parente, o roxo, o violeta é mais suave e sofisticado. As elegantes orquídeas desta cor transmitem uma atmosfera de calma, estimulam a criatividade e ajudam a alcançar o equilíbrio mental. Um toque desta tonalidade num ramo de margaridas ou petúnias pode acrescentar um toque feminino e um significado especial. O cesto Piemonte de flores primaveris variadas ou o centro de orquídeas Bora Bora violeta são excelentes escolhas para preencher qualquer espaço com bons pensamentos. 

Flores Amarelas

Explodindo alegria, tulipas, rosas ou margaridas em tonalidades de amarelo despertam um sorriso no rosto de qualquer um. As flores amarelas, com uma cor viva e energética, são perfeitas para celebrar amizades, conquistas ou novos começos. O bouquet Impulso da Interflora, um arranjo de rosas de caule longo, transmitirá alegria e afeto à pessoa que o recebe.

Flores Azuis

Um azul de tonalidade fria e serena pode acalmar o sentimento de preocupação ou ansiedade. Com a tranquilidade e sinceridade que a flor com pétalas desta cor representa, a hortênsia ou o lírio azul podem ser o elemento perfeito para quem precisa de alguma paz de mente e espírito.

Flores Verdes

Depois do inverno frio, o verde evoca o renascer e a esperança. Significa boa saúde e fortuna, tornando-a uma cor ideal para dar um toque brilhante e jovem a qualquer bouquet.

Flores Cor-de-laranja

Tulipas ou calêndulas em tonalidades alaranjadas expressam entusiasmo, desejo e confiança, tornando-as ideais para celebrações e para fortalecer laços com os seus entes queridos. Escolha o cesto harmonioso com flores cor de laranja Madeira, ou o nosso bouquet de rosas e lírios laranja Atlântico, para mostrar o seu amor e afeto a familiares e amigos.

Flores Brancas

O branco expressa pureza, devoção e compaixão, e tem um papel significativo em casamentos e funerais. Escolha um grande bouquet de cravos brancos ou uma delicada orquídea branca para mostrar humildade. Na Interflora, oferecemos várias composições com flores brancas como a sofisticada orquídea branca Nassau, o delicado bouquet de margaridas Quartzo ou o bouquet de rosas de caule longo Nona.

Flores coloridas

Uma composição floral multicolorida expressa alegria. Um ramo de flores coloridas arranca um sorriso a alguém especial e alegra qualquer recanto da nossa casa. A cor das pétalas das flores têm um significado isoladamente, mas em combinações florais multicoloridas assumem outras simbologias. Um ramo de rosas em tons de vermelho e amarelo evoca a felicidade. Flores em tonalidades de vermelho e branco simbolizam união e harmonia. Arranjos de flores em diferentes tons de rosa e vermelho representam amor. Numa combinação de tonalidades claras, as flores simbolizam amizade e solidariedade.

As flores, com a sua beleza efémera, lembram-nos de desfrutar ao máximo cada momento da vida e de partilhá-las com os nossos entes queridos. Agora já conhece o significado das flores e suas cores para expressar os seus sentimentos de amor, gratidão ou afeto às pessoas importantes da sua vida. Mostre o que sente com flores!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top