Vermelho, amarelo, roxo e branco num fundo verde. Esta é a estampa colorida que se repete nos campos do nosso país quando chega o mês de março. A primavera já chegou e a natureza sabe disso! Basta dar um passeio por qualquer espaço verde próximo para reparar na diversidade de cores e formas que definem as flores silvestres nesta época. Os primeiros raios de sol e as chuvas recentes contribuem para que cresçam livres e de forma exuberante. Quais são as flores da primavera? Dependendo da zona em que vive e do clima poderá ver umas ou outras. Cada região tem as suas plantas autóctones. Na Interflora damos-lhe a conhecer as 12 flores silvestres mais comuns que crescem em prados, montes e jardins. Desfrute de uma época cheia de cor!

Flores silvestres no seu caderno de campo

A primavera é a época ideal para organizar uma escapada campestre. Se gosta muito de plantas e flores aproveite o momento para preparar um caderno de campo especial feito por si. Ponha cada flor numa página diferente e descreva as suas características mais comuns. Aqui fica uma lista das flores silvestres mais conhecidas e habituais:

1. Malvas
Reconhecíveis facilmente pela sua cor roxa. Esta é talvez a principal característica desta planta que tem uma flor pequena e que ficará linda num arranjo silvestre. Aproveite o seu potencial decorativo e leve umas quantas consigo.

2. Margaridas
As primeiras margaridas anunciam que a primavera chegou. Prados, jardins e pradarias enchem-se com esta pequena flor de pétalas brancas e coração amarelo.

3. Jara branca ou estepe
Se vive na zona do Mediterrâneo já terá visto esta flor natural num dos seus passeios. Trata-se de uma planta muito apelativa com flores rosadas quase púrpura e pétalas medianas.

4. Camomila
Muito parecida com a margarida, esta planta tem uma flor branca mais pequena. A camomila é uma planta que cresce na natureza alheia a tudo nas valetas e beiras dos caminhos.

5. Azulejo
Caracteriza-se pela sua flor em forma de sino azul profundo. Os caules desta planta são longos, podendo atingir um metro de altura.

6. Junco-florido
Nesta época, esta planta floresce em aglomerados juntamente com outras plantas da sua espécie. Irá reconhecê-la pelo seu azul violeta e pelo seu pequeno tamanho.

7. Colza
Embora possa evocar outras ocorrências, a verdade é que é uma planta alegre com uma flor pequena amarela que nesta época salpica os campos de amarelo.

8. Papoilas
A sua flor em forma de sino é vermelha. As pétalas das papoilas são extremamente delicadas, mas dão um toque de força em vermelho a uma composição silvestre. Estas plantas pintam os campos, prados e jardins de vermelho nesta época.

9. Dente-de-leão
A sua forma arredondada e o seu aspeto de nuvem tornam-no muito especial. Vai adorar soprar e ver as suas sementes a voar ao vento. Não se esqueça de pedir um desejo!

10. Lavanda
Os campos de lavanda oferecem-nos instantâneos únicos. A suas cores em tons de azul violeta e a sua fragrância tornam-na irresistível. É uma planta muito apreciada em aromaterapia e perfumaria. Nos campos ou nos jardins, é impossível resistir-lhe!

11. Alecrim
O alecrim é uma das ervas aromáticas mais apreciadas. Colha alguns ramos durante o seu passeio e leve a natureza consigo, preparando ambientadores caseiros e naturais com esta planta. A sua casa vai cheirar a campo!

12. Tomilho
Se gosta de fazer passeios, a fragrância do tomilho anuncia a chegada do bom tempo. Tal como o alecrim, utiliza-se na cozinha e também para aliviar problemas digestivos. Com um aspeto arbustivo esta planta tem flores roxas.

Composições de flores silvestres

É difícil fazer um passeio e não regressar com algumas flores cortadas que recordam a caminhada primaveril e levam a natureza para casa. Escolha umas quantas plantas e flores de cores variadas e divirta-se ao realizar a sua composição como se fosse um florista profissional. Reveja estes cuidados básicos com as flores da primavera e comece por:

  • Cortar o caule das flores ou os ramos das plantas
  • Procurar que as folhas não fiquem mergulhadas na água
  • Mudar a água regularmente

Oferecer ramos de flores da época

Se quiser oferecer um presente, lembre-se da maravilhosa seleção de ramos, arranjos de flores e plantas que pode encontrar na Interflora.

 Quais são as flores da primavera que pode oferecer?

Embora seja uma das flores mais cultivadas no mundo, a gérbera é uma flor originalmente silvestre, que foi descoberta na África do Sul e floresce nesta época. Baía, é um ramo de gerberas e cravos, outra flor que floresce nesta época, em tons rosados. As margaridas, também com origem silvestre, compõem ramos e arranjos que anunciam a primavera como o Quartzo. Descubra o Ramo do Florista. Este bouquet é criado pelos floristas da rede Interflora que escolhem as melhores flores naturais e frescas da temporada em tons vermelhos, brancos, rosados e laranjas. Uma composição única e com espírito sazonal que surpreende quem dá e quem recebe!


Leve um pedaço de primavera para casa ou surpreenda alguém especial com um ramo de flores da época.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top