A Primavera chegou e com ela chegaram também os primeiros raios de sol. A chegada destes raios devolve a vida a uma grande parte da flora como arbustos, árvores, culturas, plantas e flores. Estas últimas são o que transmite mais felicidade graças às suas cores, formas, tipos e curiosidades. Pouco a pouco vamos deixando as geadas de inverno e notamos o aumento da temperatura. É hora de prestar atenção ao seu jardim, pois o calor pode ser tão prejudicial quanto o frio. Por isso, vamos dar-lhe algumas dicas para tornar as suas plantas fortes e saudáveis e desfrutar de um jardim exuberante. Se está interessado em saber como manter suas plantas na primavera, a Interflora resolve todas as suas dúvidas.

8 dicas para cuidar das nossas plantas na primavera

Sem esquecer que cada espécie tem as suas particularidades, todas elas exigem uma série de cuidados básicos e medidas de apoio que devemos ter em conta:

1 – Podar as plantas:

A Primavera é o momento perfeito para podar as suas plantas. A remoção de ramos e outras partes de árvores e arbustos que não sobreviveram à geada resultará em maior fluxo de ar para as suas plantas, assim como lhes dará mais espaço para crescerem adequadamente.

2 – Regar as plantas:

As plantas na Primavera precisam de ser regadas diariamente. Mesmo que tenha chovido, precisam de ser regadas. É importante salientar que em áreas com temperaturas elevadas é essencial, pois o solo seca com extrema facilidade, o que faz com que parte da água deslize pela superfície, sem atingir as raízes das plantas. Como regra geral, devemos ter em conta que é melhor regar uma vez bem do que várias vezes mal, uma vez que o excesso de água é também um perigo para as plantas.

3 – Cortar e fertilizar a relva:

A relva deve ser cortada pelo menos uma vez por semana. Como resultado, o solo pode perder nutrientes, por isso o fertilizante deve ser aplicado no solo de forma a mantê-lo em perfeitas condições.

4 – Eliminar ervas daninhas:

As ervas daninhas tendem a crescer muito mais rapidamente do que as plantas ornamentais, o que pode dar uma imagem de negligência e abandono. Além disso, o jardim recebe menos nutrientes, parece mais apagado sem o verde brilhante das plantas, e os espaços ficam desorganizados, o que afeta a saúde das plantas ao longo do tempo.

5 – Alimento sob a forma de fertilizante orgânico:

A fertilização é um método de tratamento essencial de plantas. Este método fornece os nutrientes e substâncias que o solo do seu jardim pode não conter. O fertilizante é composto principalmente de nitrogénio, fósforo e potássio, que ajudam ao crescimento, fortalecem as raízes e repõem as substâncias que o solo perdeu.

6 – Cuidado com o excesso de Sol:

A maioria das plantas sofre com a exposição excessiva aos raios de solares. Por exemplo, as plantas com folhagem dourada têm menos clorofila, o que é essencial para a fotossíntese. É por isso que temos de ter em conta a posição em que as colocamos. Como regra geral, é recomendável não expô-las diretamente ao sol e colocá-las em áreas com sombra.

7 – Plantação e transplante de plantas:

O transplante é geralmente feito para ajudar a fortalecer o crescimento das nossas plantas, embora isso não signifique que possa ser feito quando quisermos. Devemos ter em conta o seu ciclo natural, por isso há momentos em que não é apropriado transplantar como quando estão em pleno processo de floração e crescimento.

8 – Prevenção de pragas:

As pragas começam a aparecer de uma forma muito mais decisiva e acentuada no início da Primavera, já que as temperaturas quentes ajudam várias doenças a proliferar, tal como pulgões, piolhos, vermes, ácaros, moscas brancas, caracóis, lesmas, etc. O uso de inseticidas para plantas infetadas é um grande remédio para as curar e evitar a sua propagação ao resto do jardim. Outro remédio caseiro eficaz é a aplicação de sabão e água no solo infetado.

Com estas dicas, o seu jardim vai parecer saudável, colorido e feliz. Não se esqueça de se ajudar com ferramentas especiais de jardinagem para seguir eficazmente alguns dos passos sugeridos. Uma porção de terra, algumas plantas e flores, a chegada da primavera e um jardineiro que confia na Interflora, são as chaves para ter um jardim perfeito.

Dejar una respuesta