O florescimento da hortênsia é sinal do retorno da primavera. Suas flores em forma de bolas com cores quentes e variadas não passam despercebidas. Um canteiro de flores de hortênsia adorna lindamente um jardim. E nos terraços e varandas, também é possível cultivar hortênsias em vasos. Quando podar as hortênsias? Quando plantar a hortênsia? Explicamos tudo sobre esta planta de fácil manutenção que oferece grande satisfação. Além disso, sua floração generosa permitirá a você decorar sua casa durante todo o verão com belos buquês de hortênsias!

  • As características da hortênsia
  • Origem e História da hortênsia
  • Hortênsia: significado e linguagem das flores
  • Manutenção da hortênsia
  • Doenças e parasitas da hortênsia

As características da hortênsia

A hortênsia, chamada hydrangea em latim, faz parte da família das hydrangeaceae. É um arbusto florido que rapidamente atinge a altura de 1 metro e pode medir vários metros ao crescer. É no sexto ano que ele atinge seu tamanho adulto. 

Plantar hortênsia requer encontrar um lugar onde a exposição ao sol não seja muito grande. É uma planta que aprecia os cantos mais ou menos à sombra no jardim. Plante suas hortênsias em março ou abril para aproveitar a floração de junho a setembro. A cor das flores pode variar de azul, roxo, vermelho, rosa, violeta e branco. Além disso, a coloração das pétalas é amplamente influenciada pela composição da terra. 

Para o cultivo em vasos, é melhor evitar expô-la em um peitoril da janela. Dê preferência a um local que aproveite o sol de manhã ou ao entardecer, mas que não sofra de sol forte no meio do dia. 

Saiba que a hortênsia é uma planta venenosa, por isso plante-a fora do alcance das crianças. 

Origem e História da hortênsia

É na cultura japonesa que remontam os traços mais antigos da presença da cultura da hortênsia dentro de uma civilização. Esta flor, cultivada como planta ornamental, rapidamente se espalhou por toda a Ásia. E para que ela viaje do Japão para a França, será necessário esperar séculos de história.

Sua descoberta foi concedida a Philibert Commerson, um explorador e naturalista francês. Embora os botânicos da época já conhecessem o gênero «hydrangea», o nome «hortênsia» nunca tinha sido usado até então. Devemos, portanto, a Philibert Commerson esse nome de flor cuja origem da denominação permanece misteriosa. 

Para aprofundar os detalhes, o nome «hortênsia» não seria um derivado criativo de «hydrangea». Diz-se que provém do nome «Hortense» que faz referência à amante do naturalista francês. Obviamente, nada prova que esta história é verdadeira, mas não deixa de ser romântica!

Desde então, o nome hortênsia tornou-se oficial no meio botânico e esta flor viajou por todo o mundo. De sua época distante, os asiáticos mantiveram um emblema forte. E no Japão, um festival é dedicado à hortênsia durante seu período de floração.

Hortênsia: significado e linguagem das flores

Com flores em forma de bolas redondas e abundantes, a hortênsia é conhecida por evocar generosidade, gratidão e beleza. A floração da hortênsia também coincide com o Dia das Mães. Isto explica talvez que outro significado da hortênsia diga respeito ao amor entre mãe e filhos! Um buquê de hortênsias para celebrar o dia das mães com flores é uma bela maneira de agradecer a generosidade e o amor das mães.

Eles também farão efeito mais bonito em um arranjo floral, a fim de testemunhar sentimentos profundos e sinceros durante uma declaração de amor.

E porque esta flor também evoca abundância no momento de sua floração, a hortênsia também é oferecida no caso de celebrações de casamentos. Também não hesite em adicionar algumas hortênsias em um buquê oferecido para o quarto ano de casamento de um casal. Eles vão garantir-lhes prosperidade e amor.

Manutenção da hortênsia

A manutenção deste arbusto rústico está ao alcance de qualquer jardineiro iniciante e é certamente o que contribui para o seu sucesso nos nossos jardins!

Rega da hortênsia

Regar a hortênsia é preferível à noite ou de manhã com água não calcária ou água da chuva. Regar a terra de suas plantas à noite ajuda a limitar a evaporação da água em dias quentes. Por outro lado, no outono, se você tem medo de geadas à noite, é melhor regar pela manhã. 

No verão, regue generosamente suas hortênsias em terreno aberto. A fim de manter a humidade do solo ao máximo, você pode adicionar palha ou corte de grama ao pé de suas hortênsias a partir de maio ou junho. 

Para hortênsias em vasos, o solo tende a secar muito mais rápido. Neste caso, mergulhe os vasos em uma bacia com água. Deixe a planta descansar por alguns minutos para que ela possa absorver a água por capilaridade. Não se esqueça de deixá-la escorrer antes de colocá-la no vaso novamente. Assim, você evitará a acumulação de água estagnada.  

Durante a primavera e o verão, você pode adicionar fertilizante para plantas floridas à água de rega das hortênsias em vasos. Para aquelas que crescem em terreno aberto, é possível enriquecer o solo no início da primavera com composto.

Estaquia da hortênsia

Faça a estaquia da hortênsia em agosto ou setembro, para poder multiplicar com sucesso as mudas da planta. Com uma faca limpa e afiada, corte a cerca de 20 cm uma haste do ano que tenha um ou mais botões. 

Em seguida, corte a parte inferior da hortênsia a 1 cm abaixo de um par de folhas. Remova essas folhas inferiores e, em seguida, mergulhe seu corte em hormônio para estacas. 

Plante a hortênsia em um balde com partes iguais de terra e areia. Mantenha suas estacas longe da geada durante o inverno e plante-as em terreno aberto no retorno da primavera.

Poda da hortênsia

A hortênsia é podada anualmente no final do inverno ou após as últimas geadas. Com uma tesoura de podar, comece removendo todos os galhos mortos e quebrados, cortando-os até o pé da planta. 

Em seguida, remova as flores murchas. Para isso, corte o caule sob a flor logo acima de um novo par de botões. Não hesite em deixar as flores sob a terra para alimentar e proteger o solo. 

Quer saber mais? Descubra 5 curiosidades sobre a hortênsia!

Doenças e parasitas da hortênsia

As hortênsias temem as lesmas e caracóis que adoram se alimentar de folhas tenras e brotos jovens. Você pode colocar armadilhas para caracóis durante a primavera ao redor dos pés da sua hortênsia. 

A hortênsia também teme o excesso de humidade que pode fazer com que o oídio ou a podridão cinza apareçam na planta. Se você vir manchas brancas ou cinza na folhagem, remova e queime as partes afetadas. Depois, poderá pulverizar um tratamento à base de enxofre em toda a planta. 

Deseja prolongar o prazer de ter um buquê de hortênsias em casa? Descubra como secar as hortênsias facilmente!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top