Entre as flores secas, uma das mais espetaculares é, sem dúvida, a Hortênsia! Com suas magníficas inflorescências redondas e generosas, a hortênsia é a estrela dos jardins. Apreciada há muito tempo no Oriente e mais recentemente no Ocidente, onde também é popular entre os jardineiros, a hortênsia é uma flor absolutamente inimitável. As hortênsias brancas, cor-de-rosa e azuis trazem alegria e poesia ao jardim graças às suas cores e formas cheias de alegria. Mas, depois que a bela temporada termina, elas podem continuar a espalhar o bom humor e sua beleza na forma de flores secas. Basta aprender a como secar flores de Hortênsia!

Nada como um magnífico buquê de Hydrangeas secas para iluminar uma decoração. Aqui está um pequeno guia sobre quando e como secar flores de hortênsia. Caso queira aprender mais sobre a flor, veja nosso artigo de curiosidades sobre a hortênsia.

Quando colher flores de hortênsia para secar

Para fazer um buquê bem sucedido de hortênsia seca, é importante escolher flores que tenham a humidade relativa adequada. O que isso significa? Isso quer dizer que as flores não devem estar cheias de umidade e seiva. Para isso, portanto, é necessário preferir flores com caules mais macios, e especialmente flores já bem floridas. 

Portanto, as flores da futura hortênsia seca serão colhidas no final da bela estação, e especialmente no final da floração. O ideal é colher a Hydrangea para secar no início do outono. 

Mas, mais uma vez, tenha cuidado: evite colher a hydrangea em um dia chuvoso e muito húmido. O melhor é aproveitar um dia em clima seco, os últimos dias ensolarados, por exemplo, para cortar flores de hydrangea. Elas serão muito mais fáceis de transformarem-se em flores secas. 

Como secar flores de hortênsia

É muito fácil fazer um buquê de hortênsias secas. Alguns gestos são suficientes para obter composições secas impressionantes, que exigirão pouca manutenção e iluminarão por muito tempo a decoração onde essas flores serão instaladas.

hortensias-sobre-a-mesa
As hortênsias conservam sua beleza mesmo quando estão secas

1: A colheita 

O momento do corte das hortênsias pode parecer inofensivo, mas não é. O caule deve ser cortado a dez centímetros abaixo da flor de hidrângeas. É uma precaução que tomamos para garantir o crescimento no ano seguinte. Mas é bem possível cortar hastes longas, se desejar, para fazer um grande buquê de hortênsias secas.

2: A localização

Onde secar flores e, em particular, onde secar hortênsias? Deve-se sempre ter em mente que o inimigo de uma boa secagem é obviamente… humidade! Para obter flores secas, é necessário armazená-las em local seco, fresco, em um quarto escuro, mas especialmente não em um quarto úmido. O ideal é um sótão, uma arrecadação ou uma sala pouco utilizada. É preciso evitar, por outro lado, uma adega demasiado húmida ou uma casa de banho.

3: A disposição das flores

Para conseguir seu buquê seco de hortênsia, você precisa colocar a hydrangea de cabeça para baixo, pendurada com barbante, por exemplo. No entanto, as hortênsias podem ser colocadas em uma placa, sem criar um aglomerado que possa causar apodrecimento devido à humidade.

4: Que produtos usar para secar hortênsias? 

É perfeitamente possível fazer um buquê de hortênsia seca sem a ingestão de produtos externos: um ar seco e fresco é suficiente para secar as hydrangeas. No entanto, a flor pode ser estabilizada com uma mistura de água e glicerina disposta no vaso das hortênsias. Poderá também “forçar” a secagem ao colocar as flores de hortênsia em um recipiente fechado e cheio de cristais de sílica gel por três a quatro dias. O resultado é impressionante.

5: Embelezando seu buquê de flores secas

Algumas dicas e truques ajudam a proporcionar maior longevidade e aparência mais brilhante para flores secas de hydrangea. Após o término do processo de secagem, quando a umidade é evaporada, basta aplicar laca para o cabelo nas flores secas de hortênsia . Esta laca estabiliza as flores secas e torna a sua limpeza menos frequentemente necessária. Para um efeito glossy, aliás, pode-se usar laca brilhante em flores secas de hortênsias, por exemplo. 

Que outras flores combinam com um buquê de hortênsias secas? 

As hortênsias secas têm a vantagem de poder conjugar-se com muitas outras flores secas, embora a hydrangea permaneça em geral a estrela do buquê. Pode-se fazer uma mistura rosa/hortênsia, ou uma composição de flores monocolores para o Dia das Mães ou um casamento. Também poderá compor um buquê bastante horizontal apoiado em um ramo de Ervas-das-Pampas. Tudo é possível com a hortênsia! 

Para acomodar suas flores secas de hortênsias, poderá usar um vaso ou maravilhoso, ou mesmo um prato fundo para colocar uma inflorescência de hortênsias secas. Descubra também os outros recipientes para usar em buquês secos.

Agora já sabe tudo para manter a beleza das suas hortênsias por muito mais tempo!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top