Não sabe como fazer arranjos florais? O design floral consiste em realizar uma composição com flores, plantas e outros elementos decorativos que primem pela harmonia e o equilíbrio de formas, cores e texturas. É uma arte com séculos de idade, praticada por diversas culturas, e que permite expressar uma ideia, um sentimento ou uma emoção. Na Interflora, explicamos-lhe como fazer arranjos de flores, seguindo os princípios básicos e com muita criatividade.

Princípios do design floral

Para compor um ramo de flores, um centro de mesa ou um pormenor floral esteticamente atrativo, é importante seguir uma série de princípios básicos do design:

Composição

Trata-se de escolher e idealizar a organização dos elementos que fazem parte do arranjo de flores. É escolhida a base, as flores ou as plantas, os acessórios e a sua distribuição, levando em conta o ambiente, o contexto e a ocasião.

Equilíbrio

Refere-se à sensação de estabilidade visual e física dos arranjos florais. Neste sentido, é necessário levar em conta tanto a simetria como a assimetria da colocação dos vários elementos, das suas formas, e sobretudo dos coloridos. Os tons mais escuros dão a sensação de peso, pelo que costumam ficar na parte de baixo, e os mais claros na parte de cima e periférica.

Proporção

É a relação de cada um dos elementos com o todo para conseguir a harmonia e o equilíbrio do arranjo de flores. Devem ser considerados aspetos como o tamanho do recipiente, as medidas dos caules e das flores, a quantidade de folhagem, os acessórios, entre outros.

Ritmo

Trata-se do movimento visual que o espetador realiza ao longo do arranjo de flores. Tal é conseguido através da repetição em intervalos regulares ou irregulares de um ou vários elementos relativos à cor, texturas, linhas, etc.

Ponto focal

É o elemento central que atrai a atenção e proporciona uma ordem aos arranjos de flores. Deste ponto focal emergem e fluem os restantes elementos.

Harmonia

Trata-se de conseguir beleza com uma cuidada seleção e colocação dos elementos, ou seja, as flores ou as plantas, as folhagens, os contrastes, as escalas e a gama cromática de todos os componentes devem estar equilibrados e adequar-se ao ambiente, ao contexto e à ocasião.

Materiais para fazer arranjos florais

Uma vez que tenha uma ideia do design de arranjo floral, é altura de selecionar os materiais para começar a fazer o seu ramo de flores. Veja como fazer arranjos florais com a Interflora.

A base

A escolha de um recipiente adequado é um dos aspetos mais importantes, já que condiciona a composição do arranjo de flores. Um truque passa por escolher bases para arranjos florais de acordo com o estilo do espaço onde quererá expor o arranjo. Desde recipientes de vidro gravado com um toque romântico como jarras e taças a um vaso de terracota ou a uma caixa de madeira de estilo rústico, escolha uma base de acordo com o espaço e que realce os coloridos, formas e linhas do arranjo de flores.

As flores

Capazes de transformar a atmosfera de um espaço, as flores e as plantas são as protagonistas absolutas de um arranjo. Para escolher as flores ideais que transmitam a mensagem que queremos, é importante levar em conta a ocasião específica: uma celebração familiar, um grande evento ou um jantar romântico. A harmonia cromática baseada na tonalidade e na nuance das cores é outro fator a considerar quando selecionar as suas flores. Pode optar por uma harmonia monocromática com flores de apenas uma cor, uma harmonia com tonalidades semelhantes (por exemplo, vermelho com vermelho alaranjado e cor-de-laranja), ou uma harmonia de tons que se complementam. Lembre-se: não utilize as três cores primárias (vermelho, azul e amarelo) num mesmo arranjo de flores.

A folhagem

Muitas vezes, a folhagem nos arranjos de flores é de grande importância, uma vez que contribui para o equilíbrio do resultado final. Colocada no lugar ideal, pode elevar as flores centrais e intensificar ou atenuar as tonalidades. Algumas das folhagens mais versáteis são: eucalipto, hera, liriope, musgo, murta, feto e cineraria.

Como fazer arranjos florais de acordo com o seu estilo

No que toca aos estilos dos arranjos de flores, a imaginação é o limite. De seguida mostramos-lhe como fazer um ramo de flores de estilos diferentes:

Estilo minimalista

Destaca-se pela sua simplicidade e subtileza. Escolha um recipiente de linhas simples e geométricas de cerâmica ou de um material metalizado. Pode utilizar uma combinação de flores monocromáticas de tonalidades suaves como as orquídeas ou os lírios brancos, que contrastam com o verde da folhagem para criar um ambiente minimalista.

Estilo silvestre

Para um toque rústico, use uma cesta, um jarro de água antigo ou uma caixa de madeira como base. Com uma combinação de flores de tons quentes como margaridas ou gerberas alaranjadas e amarelas com folhagens silvestres conseguirá criar um ambiente acolhedor.

Rosa encantada

A rosa encantada, um ícone de «A Bela e o Monstro», é uma composição muito simples de fazer. Veja como fazer, passo a passo, este arranjo. Necessita de uma rosa vermelha, uma jarra, vaso ou uma cúpula de vidro, um pedaço redondo de espuma, musgo e cola. Faça uma pequena fenda com um x-ato no centro da espuma para poder segurar a rosa e, de seguida, cubra-a colando o musgo. Coloque a rosa no centro da espuma e cubra o arranjo final com a jarra, vaso ou a cúpula.

Rosas vermelhas de luto. Como cuidar de flores numa sepultura?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top