O Natal nos envolve com uma decoração típica e tradicional, que repetimos ano após ano. As coroas são alguns destes elementos decorativos, perfeitas para serem elaboradas em casa, de forma artesanal para um passatempo divertido em família. Algumas dicas são importantes na altura de decidir como fazer coroas de natal. Para fazer coroas de natal DIY que reflitam todo o espírito natalício, separamos alguns conselhos. 

Além disso, conhecerá o significado da coroa do advento, assim como as astúcias para criar coroas de natal fáceis de fazer, no conforto de sua casa. Veja o passo a passo abaixo:

materiais-para-coroas-de-natal
Vários tipos de materiais, sejam eles naturais ou sintéticos, podem compor a sua coroa de natal

Coroas de natal com ramos e pinhas 

Este tipo de coroa de natal é bem rústica e natural, valorizando elementos naturais como ramos e pinhas, símbolos da decoração de natal. Para fazê-la, precisará dos seguintes materiais:

Estilo rústico: materiais necessários para coroas de natal DIY

  • Vários raminhos verdes e finos de trepadeiras ou fruteiras, de formato longo e flexível. Eles serão as bases para coroas do advento.
  • Várias pinhas de diferentes tamanhos, assim como frutos lenhosos de cores marrom escuro, marrom claro, castanho e bege.
  • Fita larga de serapilheira, essencial para dar o toque artesanal e bucólico desta coroa do advento.  
  • Fita de cetim ou veludo de cor verde, vermelha ou azul.
  • Arame fino para prender os elementos na coroa
  • Alicate de corte

Passo a passo para fazer uma coroa de natal rústica: 

  1. Entrance os raminhos flexíveis até formar um grande aro. Para ajudar a fazer uma forma redonda uniforme, coloque-o ao redor de um vaso de plantas. Isso lhe dará o formato redondo desejado. Deixe-o por alguns dias ao redor do vaso de plantas para garantir que os ramos tomarão a forma correta.

    Dica: tente entrelaçar no mínimo trinta ou quarenta raminhos finos para que a coroa do advento fique com o aro grosso. Poderá prender os raminhos que se soltarem com o arame, de forma discreta.
  2. Com a base da coroa já pronta e bem moldada, é hora de prender a decoração de pinhas e outros elementos com a ajuda do arame. Para isso, enrole o arame na pinha, passando-o por baixo das escamas para escondê-lo. Junte outros elementos, como ramos de azevinho e bagas aos pinhos, enrolando-os com o arame. Repita o processo para todos os outros elementos que irão enfeitar a coroa de natal.


Dica: neste momento é importante esconder bem o arame para um aspeto visual mais elegante.

  1. Depois de prender os enfeites uns nos outros com o arame, é chegado o momento de prendê-los à coroa, também com a ajuda do arame. Disponha primeiro os elementos maiores, ou seja, as grandes pinhas, que podem ser dispostas no centro da base da coroa, ou de forma a formar uma cruz (uma pinha em cada extremidade). Preencha os espaços vazios com os elementos menores para decorar.
  2. Uma vez que todos os enfeites estejam presos à coroa com o arame, poderá pegar a fita de serapilheira e entrelaçar a coroa, com o espaçamento de cerca de 10 centímetros entre uma volta e outra, deixando os enfeites à vista. Faça o mesmo com a fita de cetim ou veludo, que poderá passar por cima da serapilheira. O fato de sobrepor diferentes texturas dará uma aparência bonita.
  3. Poderá preencher os espaços que sobraram outros elementos pequenos. Faça um bonito laço com a fita de veludo ou seda, junto à serapilheira no topo da coroa de natal. Sua coroa de natal DIY está pronta!
criacao-de-coroa-de-natal


Outros estilos de coroas de advento: coroa de natal floral

Além do estilo rústico, poderá fazer coroas de advento usando flores de decoração de natal. Que tal uma coroa feita com folhas de poinsétia, azevinho, visco e folhas de hera? Essa coroa de natal floral ficará muito bonita ao misturar ramos, bagas vermelhas e folhas de plantas tradicionais do natal. Além de tudo, são coroas de natal fáceis de fazer.

A dica é usar as mesmas flores que usou para o seu centro de mesa de natal, para formar uma decoração uniforme e elegante. O processo é o mesmo: faça a base com ramos flexíveis naturais, e prenda os elementos com arame ou com cola quente.

Significado da coroa do advento

A coroa do advento é um símbolo cristão e simboliza a vida e a esperança, além da eternidade, devido ao seu formato circular. A coroa nos recorda que o Natal está bem próximo, sendo usada pelos católicos para firmar a aliança com a fé. É tradição colocar 4 velas no centro da coroa, uma a cada domingo do Advento: verde no primeiro domingo, roxa no segundo domingo, vermelha no terceiro e branca no quarto.

coroa-de-natal-decorando-casa

Agora já sabe como fazer coroas de natal e decorar sua casa com este símbolo tão querido e atemporal!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top