Gostaria de dar uma segunda vida às suas tulipas? A secagem das tulipas é um excelente meio de preservar a beleza das suas flores durante mais tempo. As flores secas são também uma forma simples e económica de decorar a sua casa, uma mesa de receção, um casamento ou qualquer outro evento. Descubra como secar as tulipas em alguns passos simples e criar maravilhosos arranjos florais para decoração. Verá que a secagem de flores é uma atividade muito simples e agradável na primavera e no verão!

Como secar as tulipas em 3 passos?

A secagem de uma tulipa é um processo simples que não requer nenhum equipamento ou perícia. Apenas precisa de um pano ou papel, tulipas e paciência! Uma vez secas, estas flores da primavera durarão meses e serão uma decoração maravilhosa para a sua casa ou festas. Pode usá-las para criar bouquets campestres ou boémios ou centros de mesa em ocasiões especiais!

1 – Seleção de uma tulipa para secagem
2 – Secagem de uma tulipa ou pétalas de uma tulipa
3 – Tulipas secas prensadas

1 – Seleção de uma tulipa para secagem

Primeiro, selecione as tulipas mais frescas, com cores brilhantes e sem pétalas murchas. As tulipas para secagem devem ser colhidas de manhã no jardim logo após o orvalho ter evaporado. Tenha em atenção que as folhas não se conservam bem. Não se esqueça de remover as folhas para guardar apenas as pétalas e caules. A secagem de uma tulipa consiste em retirar-lhe a água antes de começar a apodrecer. Se recebeu um ramo de tulipas como presente, lembre-se de as retirar da água com a rapidez suficiente (após 2 – 3 dias) para poder secá-las. É também uma boa ideia colher ou comprar um ramo de tulipas quando ainda não estiverem totalmente abertas. Em geral, as flores jovens e os botões de flores ficam melhores quando secam. Também conservam melhor as cores das pétalas e permanecem no lugar durante mais tempo.

Como secar as tulipas?

2 – Secagem de uma tulipa ou pétalas de uma tulipa

Dependendo do seu projeto, há várias maneiras de secar as plantas. Em todos os casos, precisará de um local seco e à sombra. A escuridão permite que as flores conservem melhor as cores das pétalas. Evite a secagem das suas flores ao sol no jardim. Em vez disso, use um armário ou um quarto escuro. Para secagem de flores inteiras, junte-as em bouquets de 2 – 3 flores e pendure-as presas pelos caules. Os seus bouquets devem estar secos após cerca de uma semana. Se quiser secar apenas as pétalas, basta colocá-las em folhas de papel branco ou num pano e mantê-las num local quente e seco. Cubra-as com uma segunda camada de papel ou com um pano. Depois mantenha-as ao abrigo do frio e da humidade durante vários dias, até estarem completamente secas. Uma vez completamente secas, retire cuidadosamente as pétalas para que não se rasguem.

3 – Tulipas secas prensadas

Para decorar quadros, cartões ou herbários, necessitará de flores secas prensadas. Esta técnica não requer muito material. Apenas necessita de papel mata-borrão e livros para usar como pesos. Coloque as suas tulipas delicadamente na primeira folha de mata-borrão. Cubra-as com outra folha de mata-borrão e depois coloque alguns livros pesados em cima. Os livros funcionarão como prensas e o mata-borrão irá absorver a humidade das flores. A secagem das flores utilizando a técnica de prensagem demora mais tempo. Considere 2 a 3 semanas para as flores eliminarem toda a água e secarem completamente.

Por que razão secar uma tulipa?

As tulipas secas são um excelente meio de trazer a beleza da primavera para a sua casa. Podem ser usadas para decorar qualquer espaço e acrescentar uma pincelada de cor e textura. Assim, pode contar com as flores secas para alegrar a sua casa durante todo o ano! São também elementos perfeitos para decorar convites, laços de embrulhos, etc. Além disso, as tulipas secas, como todas as outras flores secas (rosas, alfazema, amaranto, etc.), têm um período de conservação mais longo do que as flores frescas. É por isso que nos últimos anos se têm tornado cada vez mais preferidas nos últimos anos para a decoração de mesas de receção. De facto, para uma receção ou casamento, podem ser encomendadas com antecedência e armazenadas facilmente, uma vez que não necessitam de água.

E esta bonita flor tem muitas outras surpresas reservadas para si! Descubra algumas ideias para decorações fáceis de realizar.

3 ideias de decoração com tulipas secas

Crie bonitas lembranças floridas e faça o verão durar! Fazer decorações com flores secas é mais fácil do que parece e é uma atividade muito gratificante. Agora que sabe como secar as tulipas inspire-se em algumas das ideias seguintes para criações divertidas e agradáveis!

1 – Bouquet campestre
2 – Quadros decorativos
3 – Cartões e herbários

1 – Bouquet campestre

Combine as suas tulipas secas com outras plantas. Algumas flores são mais fáceis de secar do que outras. Rosas, cravos e amarantos requerem mais paciência, mas oferecem belos resultados! Se esta é a primeira vez que seca flores, as plantas da lista seguinte são as mais recomendadas:

  • Alfazema
  • Eucalipto
  • Limónio
  • Craspédia
  • Aquília
  • Hortênsia
  • Gipsofila
  • Gramíneas

Combine livremente as flores de que mais gosta para criar os seus próprios bouquets!

Flores secas - Quadros

2 – Quadros decorativos

Criar um quadro com tulipas secas é um excelente meio de trazer vida e cor à sua casa. As flores secas estão a tornar-se cada vez mais populares e fáceis de encontrar e por isso pode escolher entre uma grande variedade de cores, texturas e plantas. Pode combinar as tulipas com outras flores para criar um arranjo colorido. Mas também pode optar pela sobriedade e expor apenas uma única planta por moldura para criar um belo herbário sob vidro.

3 – Cartões e herbários

Se tiver utilizado a técnica da prensagem para a secagem das flores, dispõe agora do material necessário para criar belos herbários. Mas também pode utilizar as suas flores secas para decorar cartões de convite, cartões de anúncio, menus, livros, caixas e tabuleiros, velas, etc.

As tulipas são plantas que têm muito a oferecer com as suas cores vibrantes! Leia e aprenda mais sobre estas flores sublimes descobrindo as Tulipas da Holanda ou os diferentes significados das tulipas na linguagem das flores.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top