As suas enormes e chamativas folhas verdes falam por ela. A calathea transformará qualquer compartimento interior onde a colocar, pois é uma das plantas mais exuberantes que existem. Elas chamam a atenção de qualquer pessoa! Na Interflora contamos-lhe os cuidados básicos para desfrutar dela durante muito tempo. Oferecemos-lhe também alguns truques e dicas de perito para que esta possa destacar em todo o seu esplendor. A calathea é uma planta decorativa com muitas variedades. E o melhor de tudo é que, em todas estas variedades, os desenhos das suas folhas são extraordinários. Se quer saber os mimos de que necessita e descobrir os conselhos para cuidar da calathea continue a ler.

Cuidados da calathea: truques básicos e infalíveis

A calathea é uma planta resistente que requer poucos cuidados específicos. Mas se engana quem pensa que ela não precisa de alguns truques e conselhos para ficar ainda mais bonita. Verá como vai desfrutar da sua beleza em toda a sua plenitude ao seguir estes conselhos! 

Luz

Assegure-se de que não recebe iluminação direta, caso contrário o sol queimaria as suas folhas. Escolha luz indireta, toda a que a sua localização permita. 

Temperatura

A sua origem tropical é um indicador das suas necessidades. Adora ambientes cálidos. O melhor é manter o seu espaço entre os 18 e os 25 graus. 

Humidade

A humidade é essencial para a calathea: lembre-se de que ela é uma planta tropical! Se o ambiente da sua casa for seco, convém pulverizar as suas folhas com água filtrada de modo a tentar imitar o seu habitat natural. Uma dica de mestre: coloque búzios e conchas sobre a terra pois, assim, a cada vez que regar a planta, a água se acumulará nas conchas e fará um humidificador natural. 

Extra de humidade

Consiga um extra com um prato com pedras ou gravilha e um pouco de água debaixo do vaso. Este truque aumentará a humidade ao redor da planta, mas sem o contacto direto com a água. 

Rega

Se a sua calathea está a crescer, deve regá-la de forma abundante, mas sem a inundar. No verão é necessário regá-la mais para manter o substrato húmido. E no inverno? O mais aconselhável é observá-la constantemente. É possível que, em função das temperaturas, seja preciso suspender a rega durante um tempo para ver como reage. Vale dizer que as raízes da calathea têm tendência a apodrecerem caso recebam muita água. Por isso, coloque seu dedo a uma profundidade de 2cm para verificar a humidade da planta antes de regar. 

Terra seca

Se a terra do vaso estiver seca, está na hora de a reidratar. Não se assuste se a superfície estiver totalmente árida. A planta ainda pode ter humidade dentro.

Limpeza

Assegure-se de que as suas folhas se mantêm livres de pó e brilhantes. Para tal, deve limpá-las com um pano húmido com alguma frequência. Para além de limpas, as suas folhas estarão mais saudáveis e frescas. 

Substrato ideal

Aconselhamos incluir um terço do substrato como base. Desta forma, conseguirá que a humidade das raízes se mantenha durante mais tempo. A calathea estará como no trópico. Bela, frondosa e resplandecente!

Tipos de calathea 

  • Calathea crocata: possui floração com delicadas flores cor-de-laranja e folhas verde-escuras;
  • Calathea lancifolia: tem folhas em formato de espada com duas tonalidades de verde claro e escuro;
  • Calathea ornata: dona de folhas ovais de coloração verde-escura com traços brancos;
  • Calathea makoyana: possui folhas ovaladas com belos desenhos em verde claro e escuro;
  • Calathea zebrina: tem folhas oblongas, com finas linhas de verde claro sob fundo verde escuro.

5 perguntas rápidas sobre a calathea

Um dos aspetos que torna a calathea única é o desenho das suas folhas. É, inclusive, este o traço que distingue umas variedades das outras. Além da sua estética, também podemos observar diferenças na forma das suas folhas, arredondadas e lanceoladas são as mais comuns. Qual é a sua favorita? 

Continuemos a descobrir esta planta de interior com cinco perguntas simples e de resposta rápida. Tome nota:

  1. Para quem? Para pessoas com pouca experiência no cuidado de plantas. Se é principiante, pode ser uma opção fabulosa para começar.
  2. Qual é a sua origem? Provém da zona tropical da América, sobretudo do Brasil.
  3. Quantas variedades existem? Mais de 250 espécies distintas.
  4. Em que estilo de casa? Tanto em acabamentos sofisticados como em outros mais informais.
  5. Tem flores? Normalmente não. Pergunte pela crocata, uma variedade da calathea com flores.

Oferecer uma planta com tantos benefícios: sucesso garantido

Na Interflora gostamos de lhe fornecer informação sobre as vantagens que ter certas plantas em casa acarreta. A calathea, além de nos alegrar a vista com as suas maravilhosas folhas, é perfeita para lares com animais de estimação. E não só. Esta planta, além de ser amiga dos animais, é também idónea para aliviar o stress. O que mais podemos pedir?

A calathea possui um poder humidificador natural. É ideal para ambientes muito secos, especialmente quando o frio nos obriga a usar mais o aquecimento. Por isso, oferecer uma calathea é sempre uma escolha certa: pelas suas folhas espetaculares, pela simplicidade dos cuidados que requer e por todos os benefícios que traz a uma casa. Pergunte por ela nas nossas lojas de flores Interflora e faça alguém especial feliz. Basta enviar uma calathea a domicílio por surpresa para mudar o dia da sua pessoa favorita. Não lhe parece uma boa ideia?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top