As margaridas, anunciam a primavera com a sua simplicidade única. Símbolos mitológicos, protagonistas de lendas, musas inspiradoras de escritores e poetas são flores complexas que resultam da união de dois elementos distintos mas inseparáveis – uma flor numa flor. Tem propriedades comestíveis e medicinais e são belas. E na sua complexidade morfológica e simbólica destacam-se pela singeleza das formas e revelam uma simplicidade única. Na Interflora desvendamos algumas curiosidades, propriedades e o significado da margarida.

10 Curiosidades sobre a margarida

1 – A origem e a morfologia da Margarida

É uma planta perene herbácea de origem europeia mediterrânica, pertencente à família das flores asteráceas. O seu nome científico é Bellis perennis. Atualmente, são conhecidas mais de 20 000 espécies diferentes de margarida. Esta flor é possivelmente a planta com o maior número de espécies diferentes e existentes no nosso planeta. A margarida resulta da união de duas flores diferentes, da união entre pétalas centrais e raios de flor adicionais. A pétala alongada é uma bráctea que circunda as flores verdadeiras, situadas no centro amarelo, onde há centenas de pequenas flores tubulares unidas. As margaridas são o resultado da combinação de dois elementos distintos, mas inseparáveis.

2 – A etimologia.

A língua portuguesa adotou a palavra «margarida» do latim «margarita» que, por sua vez, vem do grego «margarites» e significa «pérola» e anteriormente do persa «murvarid», «murwari», que originalmente significava «criatura de luz». Para os romanos esta flor chamava-se «solis oculus», ou seja, «olhos de sol». O termo foi traduzido para o inglês arcaico como «daes eage» – «olho do dia» – que evoluiu para o nome atual «daisy». Estas flores fecham as pétalas durante a noite e abrem-nas no dia seguinte quando o dia nasce. A margarida, também é conhecida por malmequer e bem-me-quer.

3 – A polinização.

As margaridas, não precisam de «enganar» as abelhas para a polinização. Com o seu maravilhoso e marcante centro floral muito rico em pólen são capazes de atrair abelhas muito facilmente.

Significado margarida

4 – A simbologia da Margarida.

As margaridas simbolizam a Simplicidade. Representam inocência, juventude, sensibilidade, pureza, paz e afeto. As flores têm uma linguagem que permite expressar sentimentos profundos. O significado de cada flor varia consoante cor da pétala. As margaridas brancas evocam pureza e esperança. Amarelas e em cor-de-laranja revelam lealdade. As margaridas vermelhas e cor-de-rosa expressam amor e paixão. Azuis, representam fidelidade.

5 – A resistência da flor da Margarida

As suas características e propriedades permitem às margaridas sobreviverem em ambientes interiores e exteriores. Requerem um solo com boa drenagem. Podem ser semeadas ou propagadas por estaca. Regue com muita moderação nos primeiros dias. Estas flores gostam muito de sol e temperatura quente. Por ser uma planta solar, a margarida deve ser cultivada em locais que tenham a presença de luz natural durante grande parte do dia. As folhas sempre verdes tornam estas flores muito resistentes ao calor e ao frio. No jardim ou em casa, plantada num vaso, é uma planta muito resistente, fácil de plantar e não requer grandes cuidados.

6 – «Mal-me-quer, bem-me-quer…» 

ou «Ama-me, não me ama…» é uma tradição antiga que consiste em tirar as pétalas, uma a uma, alternando as palavras «ama-me» e «não me ama». A última pétala responde à pergunta…

7 – A mitologia da Margarida

Na mitologia romana, as margaridas são associadas à ninfa Belides que dançando na floresta com as amigas atraiu atenção de Vertumno, o Deus dos Pomares. Não estando interessada, transformou-se em margarida e desapareceu. Na mitologia nórdica, a margarida é a flor sagrada de Freia, deusa do amor, da beleza e da fertilidade e por isso simboliza o parto e a maternidade. São as flores oferecidas às mães no nascimento dos filhos.

8 – As lendas.

Segundo a lenda celta, sempre que um bebé morria, Deus espalhava margaridas na Terra para dar esperança e felicidade aos pais e, por isso, simbolizam inocência e pureza. Na Idade Média, quando uma donzela tinha a curiosidade de saber quando se casaria, arrancava um punhado de margaridas com os olhos fechados. O número de botões abertos indicava quantos anos faltavam para casar. As donzelas usavam grinaldas e coroas de margaridas no cabelo. Nos torneios, davam uma das suas margaridas aos seus cavaleiros amados, colocando-a debaixo da armadura e perto do coração como sinal de boa sorte.

9 – A literatura e a poesia. 

Shakespeare usou as margaridas em Hamlet para representar a inocência de Ofélia. Wordsworth elogiou esta flor no seu poema «To The Daisy».

10 – Margarida. 

Um nome próprio feminino que significa «pérola» e «criatura de luz».

3 Propriedades da margarida

A margarida é uma flor comestível. 

A folha e a pétala são comestíveis e usadas em saladas, infusões ou decoração culinária. É uma planta presente no jardim comestível. em casa, esta planta cresce em vaso e além de ser um elemento de decoração é uma fornecedora de beleza e sabor na cozinha.

A margarida tem propriedades medicinais e cosméticas. 

A margarida tem propriedades adstringentes, anti-inflamatórias, cicatrizantes, expetorantes, calmantes, tónicas e diuréticas. As maleitas podem ser tratadas com a aplicação de compressas preparadas com as folhas e flores esmagadas ou infusões de flores e folhas. Alguns princípios ativos da margarida são usados na produção de cosméticos.

A margarida tem propriedades repelentes. 

A margarida atua como repelente natural nos jardins e hortas. A infusão das folhas de margarida pode ser usada como vaporizador repelente de insetos.

O significado da margarida quando é a sua flor preferida…

1 – Alegria e positividade. Sempre alegre e com um sorriso no rosto, ilumina os espaços quando entra. Positividade, mesmo nos momentos mais difíceis.

2 – Honestidade e integridade. Todos confiam em si!

3 – Aventura. Sempre à procura da próxima…

Margaridas, a simplicidade de um presente perfeito!

Margarida, é a flor do amor verdadeiro e eterno que não pára de crescer e de se multiplicar, que resiste a tudo e ao tempo. No século XIX, os ramos de margaridas oferecidos aos soldados que partiam para a guerra ou aos marinheiros que se aventuravam por terras estrangeiras revelavam lealdade, confiança e recomeço. Associadas à simplicidade, inocência, sinceridade e ao amor maternal são por isso um presente especial para celebrar o Dia da Mãe ou um nascimento. As margaridas são um símbolo da simplicidade e por isso o presente sempre perfeito!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top