Florir uma sepultura é uma tradição que remonta aos primórdios da Humanidade. Na pré-história, já eram oferecidos ornamentos florais aos defuntos, como é evidenciado pelos vestígios de plantas encontrados pelos arqueólogos.
Nas grandes religiões monoteístas, há uma grande diversidade de práticas funerárias.
Num enterro muçulmano em Portugal, não são oferecidas flores mas uma participação solidária nas exéquias ou repatriamento para ajudar a família.
Na tradição judaica é colocada uma pedra tumular sobre a sepultura.
No calendário cristão, o Dia de Todos os Santos é uma celebração importante e as sepulturas nos cemitérios enchem-se de flores.

Em qualquer caso, como símbolo tanto da vida efémera como do afeto demonstrado à defunta ou ao defunto, as flores de funeral devem ser cuidadosamente escolhidas e cuidadas. Descubra como florir uma sepultura com a Interflora.

Flores e significado das cores das pétalas

As flores numa sepultura são, acima de tudo, um poderoso testemunho de luto e de saudade. É muito importante procurar variedades e arranjos que evoquem a vida e a personalidade e sejam consonantes com a idade da defunta ou do defunto. E tudo começa nas exéquias. Uma palma ou almofada de caixão, frequentemente uma combinação de rosas, lírios e gérberas, com uma faixa de cetim, permite expressar os sentimentos de entes próximos, família, colegas ou amigos. A coroa de flores cuja forma circular representa a vida eterna é também uma distinção oferecida à defunta ou ao defunto.

É importante determinar com o florista quais as cores que melhor se adequam à homenagem que se deseja prestar com as flores de sepultura. A elegância dos tons pastel e dos tons claros honrarão as mulheres com o seu encanto discreto, enquanto as cores com contrastes mais fortes são mais adequadas aos homens. O branco e as cores imaculadas estão geralmente presentes nas exéquias de uma criança ou de um jovem, para simbolizar a inocência pura.

Ramo de flores brancas de luto - Interflora

O simbolismo das flores de sepultura é muito importante e rico em significado. Alguns clássicos intemporais expressam sentimentos profundos.

Rosas

A rosa continua a ser um elemento incontornável na ornamentação da sepultura pela sua beleza e poderosa simbologia. As rosas vermelhas significam amor apaixonado, mas uma composição de rosas brancas brancas representa a pureza e evoca a paz e harmonia

Coroa clássica de rosas vermelhas de luto - Interflora

Gerberas

A gérbera apresenta uma grande variedade de cores que atribuem os diferentes significados a esta flor. As gerberas simbolizam a pureza e inocência em tons de branco. Também podem significar sensibilidade e simplicidade em tons pastel e alegria em tons quentes.

Lírios

O lírio simboliza a pureza e é um símbolo da Virgem Maria na religião católica. É uma flor frequentemente presente nas exéquias e nas sepulturas.

Lírios rosados para florir uma sepultura

Cravos

O cravo é uma flor associada à morte desde sempre. Os cravos brancos homenageiam uma mãe que já partiu. Nos últimos anos, cravos de todas as cores, do vermelho ao amarelo, trouxeram nova diversidade aos arranjos de luto usados para florir uma sepultura.

Crisântemos

Na China, o crisântemo é uma flor sagrada e significa «flor de ouro». Apresenta uma grande variedade de cores e representa a simplicidade, a felicidade e uma vida completa. Floresce no Outono e é uma das flores preferidas para florir as sepulturas no Dia de Todos os Santos.

Antúrios

O antúrio é uma flor exótica que se destaca pela beleza sendo muito associada à masculinidade. Representa iluminação e confiança e é muito usado em coroas de flores enviadas para homenagear um defunto.

Florir uma sepultura é uma tradição antiga que ao longo dos séculos foi sendo associada a crenças populares dando origem a uma simbologia muito particular. O cipreste revela a dor, a hera representa a ligação, o árum é um espelho da alma, enquanto a orquídea é conhecida como uma manifestação de amor intenso. Menos conhecida pelo seu significado, a íris azul é um símbolo de ternura, o feto representa a sinceridade e a saponária recorda um intenso pesar.

Como cuidar de flores numa sepultura ao longo das estações do ano?

A disposição da sepultura determina em grande parte a escolha das plantas que ali podem ser plantadas. Consequentemente, determina também como cuidar de flores numa sepultura.

Arbustos

Pode ser tentador optar por uma decoração arbustiva. Os arbustos, especialmente as pequenas coníferas, são robustos e requerem uma manutenção mínima. No entanto, nem sempre é fácil escolher as variedades de arbustos mais adequadas. Além disso, há muitas variedades de arbustos que são agora proibidas nos cemitérios devido ao risco de danificarem as pedras tumulares com as suas raízes. Em qualquer caso, mesmo que os entes próximos da defunta ou do defunto escolham um arbusto que não seja muito invasivo, é necessário podá-lo regularmente para o manter dentro do perímetro da sepultura.

Flores e plantas

Se a sepultura for coberta por uma pedra tumular em granito, mármore ou noutra pedra e não for possível plantar flores e plantas diretamente na terra, a solução é utilizar vasos ou floreiras. A dificuldade mais frequentemente encontrada é cuidar das plantas de sepultura ao longo do tempo. A solução mais eficaz é, portanto, escolher plantas que necessitem de poucos cuidados e que possam sobreviver às estações, mesmo durante a sua ausência prolongada.

Os bolbos correspondem exatamente a este tipo de planta: narcisos, tulipas e crocus, por exemplo, irão florescer sem intervenção regular após a plantação.

Tulipas rosadas para florir uma sepultura

As plantas anuais e as bianuais como os amores-perfeitos, as margaridas e as papoilas da Califórnia são ideais para a decoração de sepulturas mas requerem mais cuidados. Se a disposição da sepultura permitir, as trepadeiras anuais, como a madressilva, são um belo ornamento para algumas cruzes ou outros ornamentos em ferro forjado.

Amor-perfeito lilás para florir uma sepultura

Algumas plantas perenes como a margarida, a lavanda ou a íris darão um toque pessoal à decoração da sepultura ao mesmo tempo que mostram resistência ao longo do ano. Finalmente, plantar gerânios ou outras plantas rasteiras cria um tapete vegetal que requer cuidados mínimos ao longo do ano.

Que flores escolher para o Dia de Todos os Santos?

O Dia de Todos os Santos, tem registado um forte ressurgimento de interesse por parte dos portugueses nos últimos anos. A escolha das plantas para florir uma sepultura está a evoluir mas continua a respeitar o seu propósito simbólico: testemunhar aos defuntos o respeito e a memória dos vivos.

Crisântemos

Os crisântemos são incontestavelmente a flor de sepultura mais popular no Dia dos Mortos ou Dia de Todos os Santos sendo comprados vários milhões de vasos de crisântemos. Tal como o ciclame ou a urze, o crisântemo é uma planta muito robusta e pouco dispendiosa cujo símbolo majestoso faz agora parte da tradição desta celebração cristã.

Crisântemos brancos para florir uma sepultura

Outras flores

É possível diversificar as plantas ornamentais sobre a pedra tumular. Por exemplo, o helleborus ou Rosa de Natal é uma planta muito colorida que tem a particularidade de apreciar o inverno. A skimmia japonica ou a verónica é cada vez mais procurada no Dia de Todos os Santos pelas suas caraterísticas de resistência e cores soberbas. A par dos grandes clássicos que compõem os arranjos florais, estão a surgir novas variedades de flores e plantas.

Almofada de flores roxas e amarelas de luto - Interflora

Os serviços de entrega de flores de luto, podem fornecer muitas variedades de plantas e flores para florir sepulturas: rosas, lírios, crisântemos, gerberas, antúrios, flores brancas, flores sazonais, flores cortadas, flores secas, centros de flores e plantas, palmas, coroas, cruzes e ramos de flores. Em geral, se enviar flores de luto, como uma coroa de flores, pode especificar ao florista onde devem ser colocadas: em frente da sepultura, sobre a sepultura, perto da placa funerária, etc.

Dejar una respuesta