Quer deixar seu jardim bonito mesmo no inverno? Isso é possível ao escolher plantas de exterior resistentes ao frio, que conseguem alegrar seu ambiente externo sem que sejam prejudicadas pelas baixas temperaturas. Estas plantas para clima frio são resistentes e vão suportar correntes de vento e as possíveis geadas que podem ocorrer em nossos jardins.

Veja a seguir nossa seleção de plantas de inverno perfeitas para jardins externos. De certeza que conseguirá manter um ambiente charmoso com a ajuda da natureza: 

Quais são as plantas de exterior resistentes ao frio?

Durante o inverno, é importante investir em plantas de características resistentes e que exijam poucos cuidados, para evitar que você tenha que ficar um longo período exposto ao frio para mantê-las saudáveis. 

Algumas plantas, algumas delas até mesmo com flor, cumprem essa missão. São fáceis de cultivar, perfeitas para ambientes desprotegidos, sujeitos a receber ventos constantes, como acontece com as plantas para jardim de inverno aberto. A necessidade de luz é o ponto em comum entre todas elas, já que mesmo no inverno a luminosidade é importante para algumas plantas, e isso é possível quando são deixadas no exterior.

Plantas com flor resistentes ao frio


As flores são perfeitas para decorar seu exterior! Veja a seleção com as melhores plantas com flor para cultivar em seu jardim externo:

Amores-perfeitos

Esta planta de nome científico Viola × wittrockiana é muito usada na ornamentação de jardins exteriores. Colorida e delicada, ela consegue conferir charme, além de serem plantas muito resistentes às temperaturas baixas. Tome cuidado somente para não molhar as pétalas quando for regá-las, e regue com cuidado, sem encharcar. Os amores-perfeitos merecem estar na lista de flores e plantas de inverno!   

Azáleas

azalea-rosa-em-exterior

Originária da China, a azálea pode ser cultivada em ambiente interno e externo, com uma floração que ganha vida justamente nos meses de inverno.  Também chamadas de “azaléias”, é uma planta rústica e resistente, conhecida por suportar condições climáticas severas em jardim exterior. Ela precisa, contudo, receber luminosidade. Por isso, instale-a em uma área exposta aos raios do sol de inverno. A dica é cultivá-la em forma de arbusto, em grandes vasos.

Camélias 

camelia-rosa-em-exterior

A beleza das camélias também pode ser apreciada no inverno. Ainda mais porque é na estação mais fria que essa flor fica ainda mais bonita. O cultivo em terras ácidas, leves húmidas é a chave para que a flor floresça de forma generosa e exuberante, com folhas saudáveis. Poderá escolher entre várias variedades, como as sasanqua, as espécies japonesas ou as híbridas williamsii. Seja como for, a camélia é uma excelente opção de planta para jardim de inverno aberto.

Jacintos


Na lista das plantas resistentes ao vento e ao frio está o jacinto. De nome científico Hyacinthus orientalis, a planta é composta de um bolbo, que produz uma haste central para receber as diversas pequenas flores. Deverá mantê-los sempre sem terra fresca, com sol fraco e luz indireta. As flores começam a despontar em janeiro. Para um efeito visual bonito, plante vários jacintos da mesma cor. 

Jasmins de inverno

Os jasmins de inverno são muito populares como planta ornamental por causa de suas pequenas flores amarelas. Diferente do jasmim tradicional, com flores brancas, esta variedade floresce no inverno e não possui flores perfumadas. Este arbusto de folha caduca é perfeito para resistir a baixas temperaturas e pode ser cultivado como arbusto, em plena terra, ou no cimo de um muro, que garantirá um bonito efeito com seus caules pendentes e flores amarelas. 

Plantas sem flor resistentes ao frio

Preferia um jardim exterior mais discreto? Estas plantas resistentes ao frio intenso se encarregam se preencher seu ambiente externo:

Azevinho  

O azevinho é presença obrigatória no Natal, mas também pode ser cultivado no jardim já que é uma das plantas para lugares frios. Rico em simbolismo, este arbusto tem uma história bem antiga e simboliza a paz. Suas folhas são verde-escuras, duras e com margens afiadas. Por isso, é possível plantá-lo para proteger seu jardim, plantando o arbusto perto do portão de entrada. O azevinho resiste a temperaturas bem baixas, e alegrará com suas bagas vermelhas não comestíveis.

azevinho-natal
O azevinho é uma planta super resistente ao frio

Photinia

A photinia, também chamada fotinia, é uma planta perene vermelho escuro, que tende a trocar de cor conforme o inverno chega, até adquirir coloração verde. Essa mudança de cores conforme as estações a torna uma planta perfeita para enfeitar um jardim externo, especialmente a variedade Red Robin. Vale notar que a photinia é um arbusto, e pode servir para separar e proteger partes do seu jardim.

Agora já sabe quais plantas de exterior resistentes ao frio escolher, bem como quais cuidados ter. Aproveite a beleza das plantas mesmo no inverno!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top