As necessidades de cuidado com as plantas mudam de acordo com a estação em que nos encontramos. O inverno é a estação mais árdua, tanto para as plantas de interior como para as de exterior, dadas as alterações meteorológicas. O cuidado das plantas no inverno pressupõe uma série de precauções que deve ser tida em conta para que perdurem e sobrevivam ao frio. Veja a seguir quais plantas de inverno escolher e como cuidá-las para mantê-las fortes e saudáveis.

Como cuidar das plantas no inverno?

Com a chegada do inverno é necessário adotar novos hábitos com os cuidados das plantas para que sobrevivam às baixas temperaturas, à secura ambiental ou à falta de luz natural. Tendo sempre em mente que cada planta tem as suas peculiaridades, oferecemos-lhe uma lista básica de conselhos para o cuidado das plantas de inverno:

Regular a temperatura

A baixa da temperatura pode ser o maior inimigo para algumas plantas. Muitos tendem a colocá-las perto dos sistemas de aquecimento, no entanto, é necessário ter atenção, pois o excesso de calor pode ser prejudicial. A temperatura média ideal para proteger as plantas de interior no inverno é de 21ºC. Se pretende proteger as plantas de exterior da geada, deve cobri-las com um plástico, ou mesmo construir uma pequena estufa.

Maximizar a luz natural

Com a escassez de luz natural durante o inverno, é necessário alterar a localização das plantas de interior para perto das janelas, se possível orientadas para sul ou oeste. As plantas tendem a dirigir-se em direção à luz, pelo que é recomendável rodar as plantas a cada dois ou três dias para que cresçam de maneira uniforme.

Controlar os hábitos de rega

Geralmente as plantas de interior necessitam de menos água durante o inverno, pois a velocidade de crescimento de algumas delas diminui. Para regular corretamente a quantidade de água que cada tipo de planta necessita, é fundamental considerar que a terra esteja húmida, mas não demasiado; um excesso de água pode provocar a putrefação das raízes. Para as plantas de exterior aconselha-se regar em horas de luz, reduzir a quantidade de água, evitar a rega em caso de geada e não molhar as plantas diretamente.

Cuidar do nível de humidade

A falta de humidade é outro dos fatores mais prejudiciais que pode causar dano às plantas. Os invernos secos de algumas localidades, juntamente com a secura ambiental provocada pelo aquecimento nas casas, fazem com que seja necessário controlar o nível de humidade. Para tal, pode colocar um humidificador, recipientes com água ou um pano húmido nos radiadores.

jasmin-exterior
O jasmin é pode ser plantado em solos pobres e são consideradas plantas fáceis de cuidar no inverno

Quais plantas de inverno escolher?

Ao contrário daquilo que se possa imaginar, existem plantas que florescem no inverno e portanto é possível dar um toque de cor e alegria em sua casa ou jardim durante esta época do ano.

Primeiro, é preciso pensar onde as suas flores de inverno serão expostas, ou seja, na localização. Estamos a tratar de uma planta para jardim de inverno aberto? Ou de uma planta de inverno que ficará no interior da casa?

Logo, a planta ideal depende do local, pois as espécies têm necessidades diferentes em termos de poda, rega, cultivo, necessidade de sol, sombra, entre outros detalhes.

Opções de plantas para interior e exterior:

  • Amores-perfeitos: Destacam-se pela sua ampla gama de cores, e por oferecerem flores de pétalas aveludadas vistosas e chamativas.
  •  Crisântemos: Uma planta perene de origem asiática. A sua floração começa em novembro, quando os dias encurtam com a aproximação do inverno. O crisântemo é cheia de simbolismo em diversos países orientais.
  • Cíclame: o cultivo pode ser feito em exterior ou interior. É uma planta de inverno original das regiões mediterrânicas capaz de florescer nos meses mais frios do ano.
  • Camélia: graça a sua flor delicada, a camélia tem muitos fãs. Sua floração acontece no outono e no inverno, além de conseguir aguentar geadas e climas com neve. Gosta de humidade e de ser cultivada em ambiente externo, como em um jardim de inverno aberto.
  • Jasmin: seu aroma inconfundível conquista a todos. O cultivo e plantação do jasmim pode ser feito em todos os tipos de solo. Geralmente é usado em cobertura de treliças, paredes, desde que possa contar com um aramado para se sustentar.
  • Azálea: muito usada em jardins, a flor é mais conhecida em sua cor rosa, embora também exista na cor branca, vermelha, amarela e multicor. Gosta de ambientes frescos e de humidade. Existem em dois tipos: caducas ou perenes, e podem perder a folhagem durante o inverno de acordo com o tipo.
azalea-rosa
A azálea é uma planta de inverno colorida e muito usada em jardins

Contamos com uma extensa gama de flores e plantas de inverno, prontas para deixar sua casa colorida durante a estação mais fria. É possível contar com a natureza durante todo o ano, basta saber escolher a espécie ideal planta de acordo com a temperatura, humidade e luminosidade do período. Esperamos que encontre suas plantas de inverno preferidas!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top