As necessidades de cuidado com as plantas mudam de acordo com a estação em que nos encontremos. O inverno é a estação mais árdua, tanto para as plantas de interior como para as de exterior, dadas as alterações meteorológicas. O cuidado das plantas no inverno pressupõe uma série de precauções que deve ser tida em conta para que perdurem e sobrevivam ao frio. Na Interflora contamos-lhe quais são as flores e plantas de inverno mais resistentes e como cuidá-las para mantê-las fortes e sãs.

Como cuidar das plantas no inverno?

Com a chegada do inverno é necessário adotar novos hábitos com os cuidados das plantas para que sobrevivam às baixas temperaturas, a secura ambiental ou a falta de luz natural. Tendo sempre em mente que cada planta tem as suas peculiaridades, oferecemos-lhe uma lista básica de conselhos para o cuidado das plantas de inverno:

  • Regular a temperatura. A baixa da temperatura pode ser o maior inimigo para algumas plantas. Muitos tendem a colocá-las perto dos sistemas de aquecimento, no entanto, é necessário ter atenção, pois o excesso de calor pode ser prejudicial. A temperatura média ideal para proteger as plantas de interior no inverno é de 21ºC. Se pretende proteger as plantas de exterior da geada, deve cobri-las com um plástico, ou mesmo construir uma pequena estufa.
  • Maximizar a luz natural. Com a escassez de luz natural durante o inverno, é necessário alterar a localização das plantas de interior para perto das janelas, se possível orientadas para sul ou oeste. As plantas tendem a dirigir-se em direção à luz, pelo que é recomendável rodar as plantas a cada dois ou três dias para que cresçam de maneira uniforme.
  • Controlar os hábitos de rega. Geralmente as plantas de interior necessitam de menos água durante o inverno, pois a velocidade de crescimento de algumas delas diminui. Para regular corretamente a quantidade de água que cada tipo de planta necessita, é fundamental considerar que a terra esteja húmida, mas não demasiado; um excesso de água pode provocar a putrefação das raízes. Para as plantas de exterior aconselha-se regar em horas de luz, reduzir a quantidade de água, evitar a rega em caso de geada e não molhar as plantas diretamente.
  • Cuidar do nível de humidade. A falta de humidade é outro dos fatores mais prejudiciais que pode causar dano às plantas. Os invernos secos de algumas localidades, juntamente com a secura ambiental provocada pelo aquecimento nas casas, fazem com que seja necessário controlar o nível de humidade. Para tal, pode colocar um humidificador, recipientes com água ou um pano húmido nos radiadores.

Plantas de inverno resistentes ao frio

Ao contrário daquilo que se possa imaginar, existem plantas que florescem no inverno e portanto é possível dar um toque de cor e alegria em sua casa ou jardim durante esta época do ano. De seguida apresentamos-lhe algumas das mais populares:

  • Amores-perfeitos. Pertencentes à família das violetas, é uma planta bianual que resiste a temperaturas frias ou suaves, sendo que a sua temperatura aconselhada varia entre os 4º e os 21ºC. Destacam-se pela sua ampla gama de cores, e por oferecerem flores de pétalas aveludadas vistosas e chamativas. Desde variedades monocromáticas ou matizadas de cores intensas como o vermelho, amarelo ou roxo, até tons mais suaves como brancos, dourados, cor-de-rosa ou azuis pastel.
  •  Crisântemos. Uma planta perene de origem asiática. A sua floração começa em novembro, quando os dias encurtam com a aproximação do inverno. Embora suportem as baixas temperaturas, é recomendável evitar as geadas fortes. É uma planta com muita história, cheia de simbolismo em diversos países: no Japão é a flor nacional, na China é um símbolo de sabedoria e no México está ligada ao dia de Todos os Santos.
  • Cíclame. Uma planta de inverno original das regiões mediterrânicas capaz de florescer nos meses mais frios do ano. Destacam-se pelo seu aroma e pelas suas flores de cinco pétalas. Podem ficar tanto no interior como no exterior das casas, mas deve evitar o excesso de calor e uma exposição direta ao sol.

Na Interflora contamos com uma extensa gama de flores e plantas de inverno como o centro de mesa Ródano, composto por cíclames ou a cesta de plantas Equinócio, com vistosos crisântemos. Encha de cor a sua casa com as nossas plantas de inverno!

Dejar una respuesta