Os crisântemos são flores difíceis de não serem notadas: com seu volume e cores vistosas e chamativas, é o tipo de flor ideal para decorar e alegrar o ambiente. Suas pétalas generosas são um bálsamo para os olhos. O melhor: existem muitos tipos de crisântemos, que oferecem uma variedade incrível, seja para enfeitar o jardim, como plantas de exterior, ou como plantas de interior quando colocadas em vasos. 

Conheça mais sobre as variedades de crisântemos e também o significado desta flor de corte:

As muitas variedades de crisântemos

Cultivada na China há milênios, a flor de crisântemo possui muitas variedades. Os tipos de crisântemos são tão variados como as suas cores e tamanhos: poderá encontrar crisântemos anões, com 30 cm de altura, até plantas de 1 metro, com uma grande inflorescência em sua extremidade. 

Aliás, o crisântemo nos presenteia com vários tipos de inflorescências: simples, bola, pompom, anêmona, spider… ou seja, é impossível se entediar com o crisântemo, uma planta com incontáveis formatos e cores. 

Significado, origem e curiosidades sobre o crisântemo

O Chrysanthemum tem origem na China e possui simbolismos diferentes, que mudam de acordo com o lado ocidental e oriental do globo. Para os ocidentais, a flor possui um significado ligado ao luto, pois seu período de floração acontece no outono, estação do ano em que o dia de Todos-os-Santos é celebrado (1º de novembro). Por isso, é considerada uma das flores para o dia de Todos-os-Santos

Aliás, caso escolha esta flor para homenagear um ente querido e esteja a se perguntar como tratar crisântemos em cemitérios, fique despreocupado pois sua floração dura em torno de 15 dias, e depois poderá nutrir o solo com fertilizante caso queira cultivar um crisântemo perene.

Por outro lado, os orientais atribuem significados muito diferentes ao crisântemo. Os japoneses, por exemplo, elegeram o crisântemo como flor nacional, símbolo da família imperial japonesa e muitíssimo apreciado no país. Existe, até mesmo, o “Festival do Crisântemo” no Japão, também conhecido como Festival da Felicidade. A flor representa a força e o poder dos imperadores, assim como a simplicidade e a perfeição. Costumes orientais pedem, inclusive, que ofereçamos um ramo de crisântemos para desejar sorte a alguém. 

Ou seja, quando oferecer ou receber um crisântemo de alguém, pense sobretudo que esta planta é cheia de significados positivos ligados à força e à vida. Além disso, é cultivada há milênios pelos orientais e apreciada por sua beleza generosa.

Quais são os tipos de crisântemos?

São quase 800 tipos de crisântemos no mundo, ou seja, uma diversidade invejável! Veja abaixo as variedades mais conhecidas:

  • Áster-da-china ou Callistephus chinensis: possui folhas serrilhadas e lembra a flor da margarida, porém mais volumosa e espessa. 
  • Coronarium: possui flores em forma de pompom, bem chamativas. É fácil de cultivar.
  • Turner: espécie das mais famosas, com muitas pétalas que formam flores de grande tamanho.
  • Margarida: é muito semelhante à margarida e fácil de confundir devido ao formato parecido.
  • Chispa: possui pétalas muito finas, que lembram grandes agulhas. Geralmente é encontrada nas cores amarelo ou bronze.
  • Magnum: como seu nome indica, este tipo de crisântemo possui uma flor de grande tamanho, formada por dezenas de pétalas.
  • Anastasia ou Paliteiro: é uma espécie que possui várias cores, do roxo ao verde, com pétalas finas e abundantes, maiores nas extremidades.
  • Boris Becker ou “Bola”: seu formato lembra o de um pompom, com pétalas perfeitamente organizadas para dar-lhe aparência arredondada.
  • BlackBerry Surprise: seu roxo intenso torna-o inconfundível. Possui formato arredondado.
  • Duchess Blue Ice: sua cor lembra a de um iceberg, branco-azulado. A extremidade da flor é azulada, enquanto que o centro é branco, conferindo um belo efeito.
  • Lady Coral Lavender: tem formato redondo e cor de lavanda. Perfeito para bouquets de noiva. Esta variedade também existe nas cores salmão (lady coral salmon) e azul escuro (dark blue).

Quais as cores dos crisântemos?

Embora o crisântemo branco seja o mais conhecido, esta flor existe em inúmeros tons e subtons: roxo, lilás, azul claro e escuro, verde, rosa claro e escuro, laranja, salmão, amarelo claro e ouro… impossível não encontrar sua cor preferida quando o assunto são crisântemos!

Conselhos para cultivar crisântemos

Os crisântemos gostam de climas húmidos, com temperaturas entre 15°C e 28°C. Em relação à luminosidade, preferem a luz solar direta ou sombra parcial, com um solo bem drenado e rico em matéria orgânica. A terra deve permanecer sempre húmida, sem contudo estar encharcada. 

São considerados plantas de dias curtos, ou seja, florescem no outono, quando as noites ficam mais longas e a luminosidade do dia dura poucas horas. Quanto ao seu cultivo, poderá plantar o crisântemo por estaquia ou por sementes.

Agora já sabe a mil faces dos crisântemos e sua enorme variedade! Uma planta de simbolismo forte, apreciada pelos orientais e pronta para trazer alegria e boas energias a qualquer ambiente. 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top