As açucenas são plantas bolbosas com flores que pertencem à mesma família dos lírios. É uma flor espetacular, cultivada em várias localizações geográficas. Nativa das regiões temperadas do hemisfério norte, adapta-se bem em quase toda a Europa e na maior parte dos Estados Unidos. Geralmente, os lírios adaptam-se bem a habitats diferentes e, por isso, as suas mais de 80 variedades podem ser encontradas em zonas que vão desde terras rochosas e montanhosas até prados e pântanos. 

Na Interflora, damos-lhe a conhecer um pouco melhor esta flor secular com um potencial terapêutico e cosmético surpreendente.

A história da açucena

O nome da açucena tem a sua raiz etimológica no antigo reino de Al-Andalus, embora as referências a esta flor remontem ao antigo Egito, aparecendo em algumas escrituras da época do templo de Salomão. Apreciada nas antigas civilizações mediterrânicas, esta flor de perfume suave já estava presente nos jardins reais da civilização minóica, como se pode observar no vaso cretense do século XVII antes de Cristo, encontrado em Knossos. Na Idade Média, os arbustos desta flor são representados em frescos e pinturas cristãs como símbolo de pureza e castidade. 

Acucena, uma flor com fragrância suave e requintada

A açucena é uma flor exuberante que liberta um suave e requintado perfume, sobretudo durante a noite, embora nem todas as variedades tenham odor. Mantêm a sua frescura e fragrância durante muito tempo e, curiosamente, o seu aroma é muito mais agradável quando começam a murchar.

Cultivada principalmente para ser flor de corte, é uma das flores preferidas dos floristas pela distinção das suas formas, cores e aromas. Além de flores em tons de brancos, alaranjados, roxos, rosados ou amarelos, há ainda combinações de coloridos em tons castanhos ou lilases.

Simbologia da açucena

Na mitologia grega esta flor era associada ao deus Apolo e, por isso, ao orgulho. A açucena tem um significado que evoca altivez, elegância e graça e traduz generosidade. Na tradição cristã, representa castidade e feminilidade, sendo associada à Virgem Maria. É a flor que Santo António segura numa expressão de pureza e inocência. Três açucenas num vaso são uma alusão à Santíssima Trindade. Também traduz a angústia ou tristeza causada pela perda de uma pessoa amada. 

Significado da cor da açucena na linguagem das flores

Sendo a cor branca geralmente associada à pureza, as açucenas brancas são uma das flores preferidas nos ramos de noivas. Mas também podem significar o luto por um ente querido.

Em vermelho expressam amor e paixão e em roxo, representam realeza e espiritualidade da vida. A flor rosa expressa carinho e afeto. Em amarelo traduz amizade, felicidade e alegria e em laranja vitalidade e energia.

Como cultivar a açucena

A açucena é uma plantaque pode decorar um jardim durante muitos anos. Floresce a partir do final da primavera até ao final do verão e cresce facilmente em solos bem drenados. Não deve receber luz do sol direta e desenvolve-se bem em ambientes temperados. Também podem ser plantadas em vasos, no entanto, é necessário considerar que as raízes crescem rapidamente pelo que o vaso deve ser suficientemente profundo. É uma planta que requer uma rega moderada e por isso é aconselhável colocar uma camada de argila expandida ou pedras de drenagem no fundo do vaso e só regar quando a terra estiver seca.

Utilização da açucena para fins terapêuticos ou cosméticos

Há quem utilize as açucenas para afugentar as más energias, mas também há quem utilize as folhas e os bolbos desta flor para fins terapêuticos ou cosméticos.

Propriedades terapêuticas

O óleo da açucena é muito conhecido pelos seus atributos terapêuticos em diversas curas. Coloque as flores de açucena em azeite. Passados 3 dias, retire-as e substitua-as por novas flores de açucena no mesmo azeite. Repita este procedimento até 3 vezes, para atingir o ponto de saturação do óleo com a essência da flor. O óleo obtido é usado para curar úlceras, abcessos e contusões. A açucena também é utilizada em cataplasmas, eficazes no tratamento de inflamações, verrugas e furúnculos. Ferva o bolbo em água ou em leite. No segundo caso, o bolbo deve ser colocado quente e cortado às rodelas sobre a zona afetada, mudando o emplastro hora a hora.

Propriedades cosméticas

O óleo de açucena é muito eficaz na remoção de manchas e outras imperfeições de pele. Além dos seus atributos hidratantes e emolientes, confere à pele uma fragrância delicada.

Enviar açucenas em Portugal

Com a Interflora é muito simples enviar açucenas em Portugal. Dispondo de uma rede de floristas em todo o continente e ilhas, as suas flores são preparadas no dia de entrega para chegarem frescas e bonitas ao seu destino. Basta encomendar online e a Interflora entrega em mão as suas flores no mesmo dia!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top