O aroma que desprendem e o sabor que dão a muitos pratos fazem com que as plantas aromáticas sejam um ingrediente imprescindível na cozinha de todos os bons foodies. Para todas as pessoas que amam os sabores, ter uma horta de ervas culinárias em casa é uma enorme sorte. Ouvir palavras como alecrim, salsa, tomilho, manjericão ou menta é suficiente para pensar numa receita deliciosa que, além disso, cheira que regala. Na Interflora, revelamos-lhe como cultivar as suas plantas aromáticas no interior, quais são as mais apropriadas e as vantagens do seu cultivo, assim como lhe explicamos os cuidados básicos para plantas para que a sua horta de ervas aromáticas seja um sucesso.

4 dicas básicas para cultivar ervas aromáticas em casa com êxito

1. Muita luz

Quanto mais luz, melhor. Este tipo de plantas de interior precisa, no mínimo, de quatro horas de luminosidade por dia. Algumas, como o manjericão, precisam de pelo menos seis horas de luminosidade diária. Daí a dificuldade em cuidar de plantas de interior. No exterior recebem a luz de forma natural mas em casa temos de procurar os lugares mais iluminados para oferecer-lhes as suas horas de sol. Tenha cuidado com as temperaturas extremas: nem frio nem calor exagerado.

2. Boa drenagem

Todas as plantas, incluindo as culinárias, são sensíveis ao excesso de água. Assim sendo, assegure-se de que o substrato tem uma boa drenagem. Algumas plantas aromáticas beneficiam de uma seca moderada que torna o seu sabor mais intenso. A propósito, os vasos de barro asseguram uma boa drenagem.

Atenção ao tamanho do vaso. Pode parecer que os vasos pequenos são os melhores para as ervas aromáticas mas este pode ser um dos motivos pelos quais estas plantas morrem pois devem ter, no mínimo, um quilograma de substrato, ou mesmo dois. Se não tiver muito espaço, pode utilizar vasos de suspensão ou jardins verticais para as plantar.

3. Como plantar e organizar

As plantas jovens são uma opção mais fácil para começar o seu jardim em vez de utilizar sementes. Quando as organizar, faça-o segundo o seu ciclo de vida. Algumas ervas aromáticas são perenes, tais como a lavanda ou a menta. Outras duram dois anos, por exemplo a salsa. Já o manjericão e o endro duram apenas uma temporada. Outra forma de agrupá-las é de acordo com a sua necessidade de água. O manjericão e a salsa combinam muito bem porque requerem bastante água. Já o tomilho combina bem com o alecrim porque necessita de menos rega.

4. Colha pouco a pouco

A grande vantagem de ter a sua própria coleção de ervas aromáticas em casa é, sem dúvida, tê-las à mão para poder utilizá-las como ingrediente nas suas receitas preferidas. A salsa para condimentar carne, o manjericão para o molho pesto ou a menta para os mojitos. Não se esqueça, no entanto, de que é preferível ir colhendo pouco a pouco. Nunca mais de um terço da planta. Além disso, fazer pequenas podas frequentemente favorece o seu crescimento.

Vantagens de ter ervas aromáticas em casa

Imagine que a sua horta é um êxito e já não precisa de voltar a comprar as suas ervas para cozinhar no supermercado. Já parou para pensar no que isso significa? Contamos-lhe algumas vantagens de cultivar ervas aromáticas em casa:

  • Sempre frescas. Respeitando o seu ciclo de vida poderá desfrutar das suas ervas aromáticas sempre frescas, prontas para colher e adicionar às suas criações culinárias. Esta possibilidade não se pode comparar a usar a sua versão seca.
  • Sempre à mão. A cozinha é o lugar perfeito para ter as suas ervas favoritas à mão. No entanto, deverá eleger os lugares da casa mais iluminados. Seja como for, estas estarão sempre por perto e, se esse não for o caso, a sua fragrância lembrará sempre da sua presença.
  • O preço tão económico. Nos viveiros poderá encontrar uma ampla gama de variedades de diferentes tamanhos e a preços acessíveis. Agora, é plantar o seu jardim aromático de alecrim, tomilho, coentros… para temperar deliciosos pratos culinários.

4 truques top para amantes das plantas e da cozinha

  • A menta ou hortelã é uma erva aromática muito invasiva multiplicando-se muito rapidamente. Adoramos o aroma que dá às sobremesas, mas não gostamos que ataque as outras ervas invadindo o espaço. Por isso, deve plantar a hortelã sozinha num vaso, sem a juntar a outras plantas.
  • A salsa é, em conjunto com a menta, uma das ervas aromáticas mais resistentes em ambiente de interior. Se a sua produção de salsa é intensa, terá sempre a oportunidade de conservá-la para a utilizar mais tarde: mantenha-a fresca no frigorífico, deixe-a secar ou congele-a.
  • O manjericão precisa de muitas horas de luz, pelo menos seis. Não se esqueça de protegê-lo das mudanças de temperatura bruscas. 
  • Com este último truque descobrirá a vantagem de cultivar várias espécies de ervas aromáticas juntas: os variados aromas que provêm desse vaso conseguirão afugentar qualquer praga. Bom trabalho!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top