Não tem jardim? Falta-lhe espaço, mas quer realmente ter plantas no seu interior? A solução ideal para ter uma planta de interior, apesar das restrições de espaço, é optar pelas uma plantas suspensas, também chamadas plantas pendentes.

E, independentemente da razão para escolher suspender um vaso de flores, isso sempre destacará as suas plantas verdes. Quando suspensas, as plantas pendentes estão à altura dos olhos e ocupam paredes, tetos e espaços de forma original e criativa. 

A Interflora sugere-lhe que explore as possibilidades de suspensões para plantas. Verá que, com algumas dicas de plantas suspensas, pode facilmente recriar o efeito de um jardim suspenso ou de uma exuberante selva interior na decoração da sua casa!

Tipos de plantas suspensas para pendurar em casa

Nas redes sociais ou em revistas de decoração, certamente já viu fotos maravilhosas de plantas de interior suspensas. Esta é uma tendência atual à qual será difícil resistir! Experimente e rapidamente perceberá o efeito que a suspensão de vasos tem em realçar as suas plantas e contribuir para a decoração do ambiente.

Plantas pendentes: descubra as plantas suspensas ideais para decorar

Como valorizar e destacar as plantas de interior, por vezes esquecidas e deixadas de lado? A solução ideal é procurar por plantas pendentes, que são normalmente volumosas. As plantas pendentes geralmente ficam num vaso de flores acima de uma prateleira ou armário, exibindo suas folhagens.

Com as suspensões em macramé ou qualquer outro tipo de suspensão para plantas, encontrará uma nova forma de exibir e valorizar as suas plantas pendentes. Uma planta suspensa numa escada ou pendurada no teto é extremamente decorativa para uma casa ou varanda!

Plantas trepadeiras: ideais para suspensão

As plantas pendentes não são as únicas que podem ser suspensas. As plantas trepadeiras também podem ser, com toda a certeza. Hera, Pothos e Monstera, são apenas algumas das espécies de plantas trepadeiras que se tornam encantadoras à medida que crescem. Elas criam autênticas cortinas vegetais que caem em cascata de folhas.

Qualquer espécie de planta verde, tais como plantas de interior em vaso, suculentas, plantas de rocha ou até plantas aéreas, podem ser suspensas. Também é possível cultivar flores de forma suspensa, dando cor ao ambiente, ao colocar flores de corte em vasos suspensos.

Suspensões de plantas ideais para decorar

Há uma infinidade de vasos que podem ser suspensos. O tipo de suporte para planta suspensa dependerá do diâmetro, estilo, peso do vaso e da planta pendurada.

Suporte de plantas pendentes em forma de cesto

Os cestos para plantas suspensas são os mais fáceis de instalar, pois o cordão pendura-se facilmente na borda do cesto. Neste caso, deve colocar o seu vaso de flores no cesto, que atuará como um cachepô. Também existem cestos de forma mais alongada e retangular, onde é possível colocar um recipiente para flores.

Planta suspensa de interior com suspensão em macramé

O modelo de fixação mais comum é o macramé. As suspensões de plantas em macramé podem ser tecidas de forma original, criativa ou clássica. Raramente errará com a suspensão em macramé.

De fato, adapta-se bem a todos os tamanhos de vasos, desde que o diâmetro do vaso não seja demasiado largo para caber na suspensão. Além disso, é uma opção que confere charme à decoração!

planta-em-macrame

Suspensão de flores de corte para adicionar cor à sua decoração

Se deseja ter flores no interior, precisa de vasos para conter a água. As flores de corte podem ser inseridas uma a uma em pequenos reservatórios, como pipetas. Estes podem ser suspensos com fios, pedaços de corda ou até mesmo com um sistema de ventosa numa janela, ou superfície lisa.

Plantas aéreas: as plantas suspensas para casa de banho

Em vez de escolher suculentas habituais, pode optar por air plants, chamadas plantas aéreas em português. Estas plantas aéreas não precisam de terra, nem de água. Não é necessário regá-las, apenas precisam da humidade do ambiente. É por isso que são perfeitas para casas de banho. Por isso, as chamadas “filhas do ar” são um grande atrativo decorativo e uma opção para todos os ambientes da casa!

Kokedama: a planta suspensa pendurada no teto

Além das outras suspensões que podem ser mencionadas, como a suspensão em fio metálico, treliça, coco ou fio trapilho, existe o kokedama. O kokedama apresenta-se como uma suspensão em forma de bola.

É uma técnica japonesa que envolve cultivar a planta numa meia-esfera de musgo. Esta planta suspensa pendurada no teto já está disponível para suspensão em algumas floristas e lojas de jardinagem.

kokedama-planta

Cuidados necessários para a manutenção de uma planta suspensa

Se gosta de trabalhos manuais e a tecelagem não tem segredos para si, ou se deseja criar a sua própria suspensão para planta em macramé, é muito fácil! Existem inúmeros modelos de suspensões e dicas na internet.

Compre macramé para vasos, um material semelhante ao fio de tecer, e amarre a sua corda ou fio conforme o modelo escolhido. Algumas lojas especializadas em produtos de jardim ou trabalhos manuais vendem kits de montagem que explicam como fazer um macramé para vasos suspensos.

Rega das plantas de interior pendentes

Agora que tem uma bela suspensão em macramé para as suas plantas, a única coisa a que deve prestar atenção durante a manutenção é a rega.

Um excesso de rega pode ser fatal e mofar as raízes. Por isso, providencie um sistema de drenagem sob os vasos ou tenha cuidado para não regar demais as suas plantas. Porém, não se esqueça de regá-las regularmente.

plantas-suspensas-macrame

Exposição das plantas suspensas

Assim como qualquer outra planta de interior, a localização das plantas afetará a sua saúde e bem-estar. Não basta ter uma parede vazia na sala que gostaria de preencher ou um varão disponível onde gostaria de pendurar os vasos… É necessário considerar as necessidades de luz de cada tipo de planta suspensa. Informe-se bem no seu florista no momento da compra ou entrega da sua nova planta pendente verde para pendurar e cuidar dela corretamente.

Fertilização das plantas suspensas

Na primavera e no verão, considere adicionar um pouco de fertilizante para plantas verdes ou para plantas floridas. Os fertilizantes líquidos são fáceis de misturar na água de rega da planta pendente a cada duas semanas. Também existem fertilizantes que se colocam na superfície do solo e que libertam lentamente os seus micronutrientes.

As plantas suspensas são uma escolha excelente tanto para decorar uma varanda ou um pequeno terraço com plantas de exterior, como para um pequeno espaço interior. Leve a beleza das plantas ornamentais pendentes para a sua casa!

Scroll to Top