Quando falamos sobre plantas de exterior, muitos pensam em grandes jardins. Mas a verdade é que as plantas e flores também podem enfeitar seu terraço ou varanda, sem que precise de um grande espaço para exibi-las. Basta, para isso, pensar na disposição do seu ambiente, na finalidade que dará a ele, e em plantas resistentes para ajudar nesta missão.

Nós lhe ajudamos com ideias para decorar sua varanda com plantas para que consiga criar um espaço relaxante e cheio de frescor em sua casa. Indicamos as melhores plantas para a decoração de uma varanda, seja ela exposta ao sol ou não. Vamos lá! 

Escolha a função que dará a sua varanda ou terraço

Antes de comprar suas plantas, pense na função que dará para este espaço. Será uma varanda para descanso? Ou prefere que ela sirva como espaço de trabalho? Quer receber amigos e tornar este lugar um verdadeiro espaço gourmet para jantar ou almoçar? As funções que poderá dar à sua varanda ou terraço são muitas. Reflita sobre quais atividades serão frequentes neste espaço, até para pensar na disposição dos móveis e dos vasos de suas plantas resistentes para varandas e terraços.

Como organizar as plantas na varanda?

Alguns conselhos são valiosos para organizar as plantas na varanda, como:

  • Busque comprar plantas de diferentes tamanhos, alturas e formas. Embora pareça contraditório, isto fará com que o espaço pareça mais harmónico e natural. Não tenha medo de misturar as cores das folhas e flores. Tente, contudo, privilegiar uma paleta de cores e texturas para os vasos e suportes.
  • Pense nas plantas que possuem necessidades semelhantes e agrupe-as. Comprou plantas que precisam de sombra? Coloque-as juntas em um local sombreado. O mesmo vale para plantas que gostam de sol: ordene-as no lugar de maior luminosidade possível. Não esqueça de comprar vasos que possuam furos para o escoamento da água da rega. 
  • Informe-se sobre o crescimento das suas plantas. Coloque as trepadeiras no canto da varanda, para que cresçam e emoldurem o ambiente. Os arbustos também podem ficar nos cantos, ao lado de móveis em madeira ou outro material aconchegante.
  • Caso possua uma varanda pequena, uma boa ideia é pendurar as plantas em suportes de macramé. Assim, irá economizar espaço e ainda enfeitar a parte superior do seu espaço. Essa técnica é chamada de jardim suspenso.

Plantas para varanda com sol

Vale investir nas melhores plantas para o verão caso disponha de uma varanda ensolarada. São vários os tipos de plantas que gostam de sol, entre elas os Catos, a Yucca, a Espada de São Jorge e a Aloé Vera. Além de apreciarem a luminosidade, estas plantas são perfeitas para varandas e terraços pequenos. Se preferir plantas com flores, invista nos gerânios, que podem ser dispostos em jardineiras.  

Plantas para varanda com sombra

Caso seu terraço ou varanda não receba luminosidade direta, deverá escolher plantas que não precisam de sol, como os antúrios, que ficarão lindos ao enfeitar uma mesa ou banqueta em sua área externa. A samambaia também confere volume à sua varanda e fica belíssima ao ser pendurada. Outra opção interessante e que trará muita elegância são as orquídeas. Estas flores não gostam de sol direto e apreciarão sua varanda com sombra.

Dicas para decorar sua varanda com plantas

Agora damos-lhe algumas astúcias para decorar sua varanda com plantas de forma fácil:

  • Os jardins verticais são verdadeiros instrumentos para embelezar sua varanda ou terraço. Eles permitem acolher diversos tipos de plantas em um único suporte colocado na parede. Uma solução eficaz para economizar espaço! 
  • As estantes e os aparadores são muito eficientes para organizar suas plantas. Poderá dispor diferentes tipos de ervas aromáticas, como o alecrim e o manjericão, e assim compor sua horta natural. Aliás, poderá usá-los em suas criações culinárias! 
  • Escolha vasos de chão de diferentes tamanhos, do médio ao grande, e coloque plantas de folhagens vistosas, como o lírio da paz e a costela-de-adão.  

Voilà! Agora tem boas dicas para decorar sua varanda ou terraço com plantas e flores. Deixe a imaginação e a criatividade fluir! 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top