O calor chegou, e com ele a vontade de refrescar-se e de aproveitar momentos ao ar livre junto das plantas de verão. Para os sortudos que possuem uma varanda ou terraço, é a oportunidade ideal para preparar um cantinho especial para si. Contudo, é importante escolher plantas resistentes, pois a vida ao ar livre pode reservar dias de sol intenso, vento, e outros fatores que podem prejudicar as plantas mais frágeis. Veja nossas dicas com as melhores plantas para o verão e como incorporá-las com maestria na varanda ou terraço da sua casa!

Pense na configuração de sua varanda ou terraço   

Antes de começar a comprar plantas e flores, pense na configuração de sua varanda ou terraço. Em outras palavras, leve em conta os seguintes critérios:

  • A exposição ou a falta de sol que o seu espaço ao ar livre dispõe. Varandas com uma exposição intensa ao sol pedem plantas que gostam de sol, muito resistentes ao calor. Já se a sua varanda dispuser de sombra parcial ou sombra total, poderá escolher outras plantas adequadas. 
  • Se a sua varanda estiver situada ao sul, sudeste ou sudoeste, quer dizer que ela recebe a luz do sol. Neste caso, poderá contar com uma variedade incrível de plantas resistentes ao sol para varandas. O sol é alimento fundamental para as plantas, por isso as opções são muitas!
  • Pense na quantidade de vento que a sua varanda ou terraço recebe. Isto também influencia a vida das suas plantas para varanda. Existem variedades que suportam bem os chacoalhões do vento, e outras nem tanto.

Quais plantas de exterior resistentes escolher?

Aqui vai uma seleção com as melhores plantas de exterior resistentes para a sua varanda. Seja ela grande ou pequena, poderá embelezá-la de acordo com seu gosto e tipo de ambiente:

Antúrios

Os antúrios são plantas fáceis de cuidar, exigem pouca água e, por serem pequenos, podem ser cultivados por quem busca plantas para varanda de apartamento. Porém, eles são recomendados somente para varandas que não recebem luz do sol direta, já que os antúrios são sensíveis à luz solar. Portanto, se possui uma varanda à sombra ou meia sombra, poderá cultivá-los sem problemas em pequenos vasos.  

Gerânios

Ótima opção para quem busca plantas para varanda pequena, os gerânios possuem uma floração ininterrupta da primavera ao outono e flores de diversas cores: cor-de-rosa, violeta, vermelha e branca, entre outras. Não é exigente em relação a rega e tem a vantagem de enfeitar sua varanda durante o ano todo! 

Brincos-de-Princesa 

A Fuchsia hybrida, muito conhecida pelo nome Brincos-de-Princesa, é uma das plantas pendentes para varandas mais bonitas. Com suas flores pendulares de cores variadas, ela prefere ambientes arejados, à sombra ou à meia luz, bem como regas abundantes. Além disso, possuem longa vida e podem garantir de 6 a 10 anos de floração.

Sansevieria trifasciata

A Sansevieria trifasciata, ou Espada de São Jorge, é destas plantas míticas, cheias de significado. Muitos dizem que ela protege o lar e traz boas energias, como sugere o feng shui. Além disso, é uma planta praticamente indestrutível, muito fácil de cuidar e exige pouca rega. Ela poderá enfeitar sua varanda, mesmo as mais pequenas, pois tomam espaço somente no sentido vertical. É certamente uma das plantas de exterior mais resistentes que poderá escolher! 

Bromélia de sombra

A Bromélia é outra conhecida dos amantes de plantas. Esta variedade específica prefere a sombra, por isso é ideal mantê-la em terraços ou varandas com luz do sol indireta. A família das bromélias possui mais de 2 mil variedades, com uma riqueza de cores e formatos impressionante. Elas florescem uma vez ao ano, mas suas flores duram vários meses. Para cultivá-la, prefira varandas e terraços com luz solar direta, pois elas gostam de temperaturas altas. Ou seja, uma planta ideal para o verão!  

Rosas arbustivas

Por que se privar da beleza das rosas, se elas também podem dar a graça nas varandas e terraços? Escolha a Rosa-chrona ou a Rosa-caule, que saberão alegrar seu espaço exterior. Elas poderão ser cultivadas em forma de arbusto,  em um grande vaso. São ótimas opções de plantas grandes para varanda e requerem somente proteção no inverno, momento em que deverá cobri-las com uma capa. 

Trepadeiras para varandas

Nada mais bonito do que uma varanda ou terraço com plantas que crescem junto ao muro e emolduram o ambiente. Algumas opções interessantes de trepadeiras para varandas:

  • Suzana-dos-olhos-negros: trepadeira fácil de cuidar, que poderá cultivar com luz solar direta ou meia luz. Possui flores cor-de-laranja muito bonitas.
  • Dipladenia: Planta de varanda fácil de cuidar, com flores que podem ser vermelhas, rosas ou brancas e folhagens em tom verde intenso. Ideal para varandas à sombra.
  • Parthenocissus tricuspidata: Mais conhecida como Hera, é uma trepadeira de folha caduca, perfeita para quem quer natureza em abundância. É resistente: tolera tanto o sol como a sombra.
  • Ficus Pumila: Planta trepadeira para varanda, de folhas verdes com contornos brancos. Ideal para varandas à sombra, sem exposição direta ao sol. 

Informe-se sobre as necessidades de cada planta

Uma dica importante na hora de comprar uma planta para decorar seu terraço ou varanda: leia sempre o pictograma na etiqueta da planta ou flor que comprar. Ela indicará o quanto a planta precisa, ou não, de sol. Assim, poderá comprá-la em função do ambiente e sua exposição. Temos certeza de que, com estas dicas, fará uma bela composição de plantas para decorar o seu terraço ou varanda. Seu cantinho ficará ainda mais convidativo, fresco e bonito no verão!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top