Seria perfeito se o ramo de flores que lhe ofereceram permanecesse para sempre. Certamente ficará na sua memória, mas como pode desfrutá-lo por mais tempo? Uma das opções é, sem dúvida, secar as flores naturais. Na Interflora explicamos-lhe algumas técnicas simples para conservá-las. Fique a par destas técnicas de secagem e siga os nossos conselhos. Uma vez finalizado o processo de secagem, poderá contemplar as suas flores naturais já secas, ou utilizá-las para decorar centros de mesa, cartões, presentes, fazer colagens ou trabalhos manuais… as opções são muitas. Prolongue a vida das suas flores frescas com estas técnicas de conservação e desfrute delas por mais tempo.

Técnicas para secar ramos de flores naturais

Um ramo de flores quase sempre tem uma história e encerra um sentimento. Conservar esse ramo é uma maneira de manter vivo esse momento e também a emoção sentida. Escolha o processo de secagem mais adequado e aprenda a secar as suas flores frescas.

Prensagem de flores

Esta técnica é perfeita para flores pequenas e de caule fino. Pode utilizar dois materiais. A primeira opção, é distribuir as flores e as folhas entre papel de cera e colocá-las dentro de um livro pesado; quanto mais pesado, melhor. A outra opção passa por utilizar papel de jornal e depois envolvê-lo em papel de cozinha e numa última capa de cartão. Para que este método seja mais eficaz, o ideal é manter as flores prensadas durante pelo menos 10 dias. Se as flores não tiverem humidade, o processo decorrerá na perfeição.

Secagem de flores ao ar livre

É um dos métodos de conservação de flores mais antigos. Para isso, basta pendurar as flores pela parte de baixo. Portanto, esta técnica é ideal para flores com caules compridos. Ate-as de preferência com um fio de ráfia ou cordel para não estragar os caules. Garanta que o buquê recebe diretamente a luz solar e que o espaço é bem ventilado. Com o passar dos dias, verá como as pétalas vão mudando de tom e inclusive vão-se tornando mais pequenas. Contrariamente à prensagem, se decidir secar as suas flores ao ar livre, verá como conservam o seu volume. Em duas a quatro semanas, as suas flores secas estarão secas.

Secagem de flores no micro-ondas

Escolha as suas flores frescas e cubra-as com areia. Se tiver um animal de estimação, a areia para os gatos é perfeita. Coloque-as no micro-ondas durante 2 ou 3 minutos. Quando a areia estiver fria, retire-a e verá como as suas flores estão secas e prontas para decorar o que quiser. Este método é perfeito para pessoas com pouco tempo ou impacientes e por ser tão fácil, especialmente no caso de flores com muitas pétalas.

Conservação de flores com sílica-gel ou dessecante

Outra forma de manter a aparência das flores naturais quando ficam secas é através de sílica-gel. Embora possa fazê-lo em qualquer recipiente, esta técnica é mais eficaz se colocar as flores num recipiente hermético. A sílica-gel poderá ser facilmente encontrada em lojas de artesanato e de artes decorativas e é indicada para rosas e margaridas. Cubra totalmente as flores com o gel de sílica durante uma semana. Ao retirar,  será surpreendente e fascinante ver o resultado e o quão bem conservadas ficaram utilizando este método.

Secagem natural de flores

Um método muito simples consiste em deixar o buquê na jarra com pouca água e apenas esperar. A água será absorvida por completo e as flores e as folhas vão secando dia após dia, até secarem por completo.

Conselhos para conservar as suas flores naturais para sempre

Agora que já conhece as técnicas principais de secagem de flores e folhas, damos-lhe alguns conselhos para que o processo de conservação seja um êxito.

  • Procure que as flores não estejam muito abertas, pois é possível que as pétalas caiam à medida que vão secando. O resultado será melhor e mais bonito se a flor ainda estiver fechada.
  • As flores secas costumam atrair mais pó, e por isso terá de prestar-lhes mais atenção na sua limpeza. Ao secar, tornam-se mais frágeis e quebradiças. Utilize um secador de cabelo para eliminar o pó de maneira suave.
  • Um truque infalível para prolongar a vida das suas flores secas é aplicar laca de cabelo. Passe um pouco de laca nas suas flores a uma distância razoável e verá como elas se mantêm perfeitas por mais tempo. Além disso, também evitará que se acumule uma maior quantidade de pó.
  • Uma curiosidade sobre a conservação de flores naturais de acordo com a cor: as flores de cores frias como o roxo, azul-celeste, índigo e violeta conservam-se durante mais tempo do que as de tons rosados, alaranjados, amarelos ou vermelhos.
  • As rosas, peónias e margaridas ficam perfeitas uma vez secas.

1 thought on “Como secar e conservar ramos de flores naturais”

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top