A chegada da Primavera oferece-nos mil imagens coloridas e de uma beleza extraordinária. No entanto, para muitas pessoas em Portugal esta estação é sinónimo de alergia ao pólen, uma das alergias mais comuns. Comichão no nariz, muco, olhos lacrimejantes ou espirros são geralmente os sintomas mais comuns e irritantes causados por este tipo de alergia. E no entanto, nem todas as plantas causam estes efeitos. Na Interflora, apresentamos-lhe uma seleção de flores e plantas adequadas para quem sofre de alergias. Basta escolhê-las para decorar a sua casa ou jardim e começar a desfrutar da primavera no seu melhor. Veja também os truques e conselhos para minimizar os riscos de alergia e dê uma vista de olhos nas ideias de flores de oferta adequadas para quem sofre de alergia ao pólen. Bem-vinda, primavera!

11 Flores e plantas que não provocam alergia ao pólen

Antes de partilhar a lista de flores que não causam alergia e todos os seus sintomas desconfortáveis temos de esclarecer um detalhe importante: todas as flores e plantas têm pólen porque é, de facto, essencial e necessário para manter o equilíbrio natural do ecossistema.

O que diferencia algumas plantas de outras e as torna adequadas para pessoas com alergias é o peso ou a densidade do pólen. Por conseguinte, nesta seleção de flores encontrará apenas as que o têm mais denso ou mais pesado, não se dispersando tão facilmente no ar. Esta circunstância faz com que seja necessário o trabalho dos insetos para ser extraído.

Para além deste esclarecimento inicial, partilhamos uma curiosidade: sabia que as flores mais vistosas e perfumadas tendem a ter pólen mais espesso? Temos a certeza de que já adivinhou qual é a primeira flor da lista. Isso mesmo. É a rosa!

  • Rosas. Cultive-as no seu jardim ou ofereça-as num ramo de rosas.
  • Lírios. É uma flor maravilhosa de grande tamanho, cores variadas e aroma inconfundível.
  • Orquídeas. Elegância e sofisticação na sua forma mais pura – o presente perfeito!
  • Cravos. É uma flor muito durável que se adapta a muitas ocasiões.
  • Crisântemos. Simbolizam a fidelidade, o otimismo e a longa vida.
  • Calas. Em várias cores, darão um toque muito especial a qualquer recanto.
  • Amores-perfeitos. Com flores atraentes, muito alegres e fáceis de manter no seu jardim.
  • Jacintos. São ideais para desfrutar da sua fragrância desde o início da primavera.
  • Tulipas. São as bolbosas por excelência. A sua flor anuncia que o bom tempo chegou.
  • Cactos. Excelentes plantas para principiantes em jardinagem.
  • Hortênsias. Vai adorar as suas cores pastel. Ótimas para cultivar em vasos.

Todas têm um pólen muito pesado que dificilmente é transportado através do ar. Essa é a chave para as escolher para a sua casa ou para as oferecer a pessoas com alergias evitando assim posteriores sintomas desagradáveis.

Truques e conselhos que tornam mais fácil viver com a alergia ao pólen

Para além de recomendarmos estas flores e plantas, contamos-lhe alguns truques e conselhos que facilitarão a sua vida se sofrer de alergia ao pólen. 

  • Evitar sair neste horário: desde o amanhecer até às 10 da manhã e à tarde, desde o anoitecer até às 11 da manhã. A concentração de pólen é mais elevada durante estes períodos do dia.
  • Em dias chuvosos e ventosos, ter mais cuidados por haver mais riscos. Os óculos de sol ajudarão a minimizar os efeitos desagradáveis sentidos nos seus olhos.
  • Ao estender a roupa, ter cuidado para não a deixar ao ar livre durante demasiado tempo. O pólen acumula-se na roupa.
  • Uma boa opção para reduzir as consequências do pólen na sua saúde é a colocação de filtros anti-pólen no ar condicionado. Esta é uma forma de evitar a entrada de substâncias nocivas na sua casa.
  • O uso de uma máscara cirúrgica ou máscara protetora FFP contribuirá para controlar os sintomas desagradáveis sentidos no nariz e no aparelho respiratório e para reduzir as consultas médicas.

Ramos de flores para oferecer a pessoas alérgicas ao pólen

Agora que já sabe que flores escolher evitando alergias, escolha estes arranjos florais para oferecer em aniversários de primavera ou em qualquer outra ocasião especial que celebre durante a primavera.

  • Paixão num ramo de rosas. Já não tem uma desculpa para não dar flores a alguém especial só porque sofre de alergia ao pólen. Ofereça este bouquet com 18 rosas vermelhas de caule comprido e diga-lhe o quanto a ama.
  • Nassau, uma orquídea branca. Uma sofisticada phalaenopsis para oferecer ou colocar num espaço único e especial. É uma planta com um estilo magnífico, perfeita para manifestar carinho a alguém muito importante para si. É uma planta com um estilo magnífico, perfeita para manifestar carinho a essa pessoa tão importante para si.
  • Os cravos de Poente. Uma composição floral com cravos para surpreender com os seus aromas e as suas cores.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top