Como fazer um composto caseiro com folhas secas? Estamos em pleno Outono e a queda das folhas das árvores está no auge. Essas folhas que acabam no chão podem tornar-se uma solução perfeita para beneficiar o nosso jardim.

A folhagem ajuda a enriquecer o solo com as suas ricas propriedades, mas temos de saber como fazer compostagem com folhas para as transformar num composto ecológico e rico para as nossas plantas.

Compostagem com folhas secas, composto, adubo… serão o mesmo? Na Interflora, ajudamos a esclarecer estas dúvidas e mostramos os passos necessários para produzir um composto doméstico de uma forma simples.

O que é o composto e para que serve

Composto caseiro com folhas

Composto

É um húmus obtido pela decomposição de resíduos orgânicos como folhas, erva cortada, palha, flores secas e plantas, cascas e restos de legumes, borras de café. Todas estas matérias de decomposição rápida podem ser compostadas, formando um fertilizante orgânico económico e ecológico para plantas em vaso, no jardim e na horta.

Compostagem

É a produção do composto caseiro com folhas secas. É o processo que deve ser realizado usando os detritos para os transformar num adubo que nos ajuda a nutrir o solo. Estes compostos são conseguidos através de uma oxidação controlada que resulta numa mistura semelhante à da terra. Estas misturas são muito boas para fertilizar o nosso jardim, evitando o uso de adubos químicos.

Compostor

É o recipiente onde iremos produzir o adubo. O ideal é que tenha dois compartimentos, para no compartimento inferior se acumularem os compostos maduros. Se este compartimento tiver aberturas para os extrair, melhor. Se não tiver um compartimento inferior, os microrganismos do solo serão encorajados a participar na decomposição. Há compostores que têm um tambor que pode ser virado com uma manivela para oxigenar as misturas confortavelmente.

Atualmente, o composto caseiro com folhas secas é utilizado em jardinagem e paisagismo como adubo orgânico para melhorar o solo ou para o recuperar de uma forma natural. Assim, agora que sabemos do que estamos a falar, vejamos os passos a seguir e as ferramentas de que precisamos para criar o nosso húmus de folhagem seca.

Como obter um bom fertilizante ou composto de folhas secas

Folhagem

Obtenha uma boa pilha de folhagem seca. É melhor se forem de árvores diferentes. Evite apanhar folhas de pinheiro e eucalipto. As folhas de pinheiro contêm substâncias que aumentam o nível de acidez acelerando o processo de compostagem com folhas secas. As folhas de eucalipto contêm eucaliptol, uma substância que não deixa crescer nada à sua volta.

Compostor caseiro

Compostor

Vai precisar de um compostor, luvas e óculos de proteção. O compostor é o recipiente onde o adubo é preparado. Pode comprá-lo ou pode construí-lo usando uma caixa de madeira ou um balde de plástico. É melhor não ser de metal para evitar a corrosão. Coloque-o numa área do jardim ou terraço que tenha sombra, que não seja demasiado húmida ou demasiado seca. Um nível de humidade entre 40% e 60% é ótimo. Considere que durante o processo de compostagem com folhas secas podem ser geradas temperaturas superiores a 70ºC, por isso procure uma área arejada.

Composto caseiro com folhas

Camadas de resíduos orgânicos

Adicione em pilha várias camadas de diferentes resíduos orgânicos no compostor: folhagem seca, aparas de erva, caules secos, flores e plantas, bem como borras de café ou cascas de ovos. Não inclua gorduras ou óleos, nem resíduos de origem animal para evitar maus-cheiros e visitas de roedores e outros animais indesejáveis. Alterne duas camadas de resíduos verdes e húmidos com uma camada de resíduos secos e castanhos. Ou seja, camadas de azoto e carbono, que determinarão a temperatura do composto e a rapidez com que o húmus será obtido.

Humidade e ventilação

Não deve esmagar as camadas porque se o fizer as bolsas naturais de oxigénio entre elas serão reduzidas e, portanto, a mistura decompor-se-á mais lentamente, a secagem da água em excesso não será favorecida e a mistura poderá apodrecer. Lembre-se que a humidade e a ventilação devem poder atuar em partes iguais para se conseguir um bom adubo. É necessário remexer as camadas de resíduos uma vez por semana com uma pá ou um forquilha para evitar que se desintegrem e para garantir que os microrganismos têm o oxigénio necessário para atuar.

Tempo

O tempo é outro fator essencial na obtenção de compostos domésticos. Demora entre 6 e 12 meses a obter um composto orgânico. Sabemos que o adubo está pronto quando se tiver tornado numa espécie de amálgama castanho escuro quase preto, cheirar a solo florestal e ser frio ao toque. Não deve colar na mão, o que significa que não deve estar molhado.

Quando o composto caseiro com folhas secas apresentar estas caraterísticas está pronto a ser utilizado nas suas plantas ou no seu jardim.

Lembre-se que o composto caseiro com folhas secas doméstico é um fertilizante orgânico, ecológico, barato e benéfico que nós na Interflora o encorajamos a fazer neste Outono.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top