Do grego “paeonia”, literalmente “planta para curar”, a peónia costumava ser usada devido às suas supostas virtudes curativas. Com a sua folhagem larga e grandes flores perfumadas, a peónia tem mais de um trunfo. Faz parte das perenes que embelezam tanto um vaso como um jardim, se souber aplicar os cuidados das peónias corretamente.

A sua floração generosa na primavera transmite alegria. A peónia é fácil de cuidar a partir do momento em que se sabe a diferença entre a peónia herbácea e a peónia arbustiva, uma vez que cada espécie possui as suas características. Exposição ao sol, plantio, fertilização, descubra todos os cuidados das peónias e as dicas de cultivo!

peonias-cor-de-rosa-e-vermelhas

Quais são as características da peónia?

A peónia, ou “paeonia”, é uma planta perene florida pertencente à família dos “paéoniaceae”. Descubra algumas das principais características das peónias:

Formato e tamanho das flores da peónia

As peónias possuem uma paleta de cores que vão do branco ao amarelo, passando pelo rosa e vermelho. 

As flores, simples ou duplas, são compostas por muitas pétalas delicadas formando uma flor generosa e abaulada. Já as pétalas assumem diferentes formas, dependendo das variedades de peónias. Algumas têm as folhas lisas, enquanto outras são lindamente recortadas. 

Quanto ao tamanho, as peónias podem medir entre  5 a 20 centímetros. Estas flores conseguem embelezar tanto buquês clássicos como contemporâneos!

Espécies de peónias 

As peónias agrupam cerca de quarenta espécies, entre as quais se distinguem as peónias herbáceas das peónias arbustivas. 

A peónia herbácea tem uma folhagem que cai no outono. Além disso, a altura da peónia herbácea é de 50 cm a 1 metro.  Quando nos perguntamos sobre a espécie mais comum de peónia herbácea, esta é, sem dúvida, a peónia da China. Outros tipos de peónias são:

  • Paeonia lutea Alice Harding (rosa, com flores duplas)
  • Paeonia lactiflora Red Charm (vermelha, com flores duplas)
  • Paeonia lactiflora Felix Crousse (rosa, dona de flores duplas)
  • Paeonia lactiflora Marie Lemoine (branca, com flores duplas)
  • Paeonia lactiflora Duquesa de Nemours (branca, com flores duplas)

A peónia arbustiva, por sua vez, tem um tronco lenhoso perene que pode atingir 2 metros de altura. E, como são dotadas de ramos lenhosos, as peónias arbustivas crescem mais lentamente do que as peónias herbáceas.

mulher-segurando-peonias

Peónias de exterior

As suas flores são de uma beleza extrema e o seu tamanho é, em geral, menor do que as flores da peónia herbácea. As peónias de exterior mais apreciadas são: 

  • Paeonia suffruticosa Luo Yang Hong 
  • Lydia Foote
  • Duquesa de Morny
  • Zenobia 
  • Hakushin
  • Beleza de Tóquio
  • Hana Kisoi
  • Lembrança de Maxime Cornu

Atenção: as flores e sementes de peónias são venenosas, mas as raízes, folhas e caules não o são.

Qual é a história da peónia?

Por volta de 400 a.C., o famoso médico grego Hipócrates usou a planta no tratamento da epilepsia para promover a menstruação e a expulsão da placenta após o parto.

Sabe-se, também, que há cerca de 2.000 anos a China começou a cultivar a peónia como uma planta medicinal para tratar várias doenças, como preguiça hepática ou fraqueza no sangue. 

Foi necessário esperar 500 anos com a chegada da dinastia Song (960 – 1279) para que a peónia fosse apreciada pelas suas qualidades estéticas e pelo seu incrível perfume. A peónia adorna os palácios imperiais e inspira os artistas que a declinam em pintura, porcelana, cerâmica… 

Uma admiração que não deixará de crescer ao ponto de a peónia ser considerada pelos chineses como a rainha das flores. Esta flor é adorada pela sua exuberante beleza.

Como plantar uma peónia?

Plantar uma peónia herbácea é diferente de plantar uma peónia arbustiva. Dessa forma, para saber como plantar uma peónia, tudo depende da variedade escolhida.

Peónia herbácea, como plantar?

Afinal, qual é a época da peónia? As peónias herbáceas possuem um período de floração bastante curto. O nosso conselho para plantar peónias é alternar diferentes variedades de peónias. Isto porque algumas variedades de peónias florescem durante a primavera, enquanto outras são mais tardias. 

  • Escolha bem o período para plantar: no início do outono ou no início da primavera. 
  • Faça buracos de pelo menos 50 cm de profundidade em todas as direções, com espaços de 1 metro entre eles. Coloque areia ou cascalho no fundo dos buracos antes de plantar as tuas peónias
  • Cubra as plantas com uma mistura de solo de jardim e composto (50/50). Depois, regue generosamente cada pé com cerca de 10 L de água. 

Peónia arbustiva, como plantar?

A peónia arbustiva irá oferecer-lhe belos arbustos e enfeitar o seu jardim durante todo o ano. No entanto, irá crescer mais devagar do que a peónia herbácea.  

Por ser uma planta bastante rústica, a peónia pode ser plantada entre setembro e maio. No entanto, aconselhamos a plantá-la o mais cedo possível, no início do outono, para que as suas raízes tenham tempo de crescer, aprofundando-as. 

  • Escolha um solo bem drenado e ensolarado ou ligeiramente sombreado para peónias. É preciso ter paciência: geralmente leva dois anos para as suas lindas flores aparecerem.
  • Siga os mesmos passos que indicámos para a peónia herbácea, terminando com uma rega generosa. E se plantar vários pés de peónias arbustivas, mantenha 1,5 m de espaçamento entre cada peónia.

A fertilização das peónias

A fertilização é um dos cuidados das peónias mais importantes para o crescimento da planta. Por isso, lembre-se de adicionar fertilizante ao pé das peónias em cada outono. Desta forma recebem nutrientes para enriquecer a terra. As peónias são gulosas e precisam de fertilizantes todos os anos para garantir uma bela floração quando chegar a época da peónia florescer.

Dica para a fertilização da peónia: aplique um fertilizante para plantas floridas, mas não use fertilizantes muito ricos em nitrogénio.

Como regar a peónia?

As peónias precisam de rega regular no primeiro. Entre 2 a 3 vezes por semana e aumenta as quantidades durante os períodos de seca. 

No primeiro ano, observe bem a humidade da terra na primavera e no verão. Se necessário, adicione uma cobertura ao pé das peónias para preservar a humidade do solo. Para isso, colocque entre 3 e 6 centímetros de matéria orgânica (palha, folhas caídas). Isto fará com que a terra ao redor não seque.

Após o primeiro ano, a água da chuva será suficiente para cobrir as necessidades das suas peónias. Mesmo assim, observe a terra durante os períodos mais quentes. E não hesite em regar sempre que necessário. 

Como podar uma peónia? 

A poda da peónia também depende da sua variedade, ou seja, se é herbácea ou arbustiva, e também é um dos cuidados das peónias essenciais.

peonias-amarelas

Poda da peónia herbácea

A poda da peónia herbácea ocorre no final do verão ou no início do outono. Basta cortar as hastes mortas a 10 cm do chão com uma tesoura de podar. 

No período de floração, também pode remover flores murchas, mantendo, contudo, a folhagem o máximo possível. Desta forma, promove o aparecimento de novas flores e botões e brotos.

Poda da peónia arbustiva

A poda da sua peónia arbustiva não é necessária. Mas se quiser podá-la no final do inverno e apenas a cada 2 ou 3 anos. Corte apenas as hastes dos anos anteriores em 1 terço do seu comprimento. 

Aconselhamos a que use uma tesoura de poda bem afiada e limpa, para evitar qualquer transmissão de doença ou bactérias.

Conselho: durante a poda, tenha cuidado para deixar a folhagem no lugar. É graças a ela que a planta reabastece as suas reservas para o ano seguinte.

Peónias na decoração

E por que não aproveitar o período de floração para realizar um buquê? 

As peónias são ótimas para decorar a sua casa, ao adicionarem um belo toque de poesia! O significado da peónia na linguagem das flores é de alegria, amor e proteção. Além disso, por serem flores generosas e exuberantes, serão apreciadas facilmente pelos convidados. 
Finalmente, com os  cuidados das peónias mencionados, conseguirá manter a flor com facilidade, seja no jardim ou dentro de casa.

peonias-cor-de-rosa

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top