Uma flor icónica na China e no Japão, a peónia chegou à Europa no século XVIII. Devido à sua antiga história, esta bela flor tem um forte simbolismo e muitos significados. O significado da peónia depende da cor, podendo transmitir sentimentos diferentes: amor, amizade, vergonha, honra… Além disso, pode ter significados diferentes na linguagem das flores: beleza, riqueza, bem-estar. 

É por isso que oferecer peónias traz todo um simbolismo histórico para o presenteado. Descobre mais sobre os mitos e o simbolismo das peónias e qual o significado da flor peónia.

peonias-cor-de-rosa

Peónia: uma flor mítica com múltiplos significados

É através dos mitos antigos dos deuses gregos que encontramos os primeiros significados da peónia, bem como o seu nome botânico “paeonia”. 

Segundo uma história mitológica, a peónia teria o nome de um médico grego que cura os deuses, chamado Péan. Esse médico curou Plutão com a raiz da peónia. Outro deus, ciumento do seu talento, tentou matá-lo. 

Por compaixão, Plutão transformou Péan em peónia, salvando-o de uma morte certa. É por isso que o significado da peónia na linguagem das plantas é a compaixão. 

De acordo com outra história, foi a ninfa Paeonia que deu o seu nome à peónia. Paeonia teria tido um caso de amor com Apolo. Apanhado em flagrante por Afrodite, Paeonia cora de vergonha e timidez antes de ser transformada em peónia pela deusa irritada. E foi assim que a peónia ou paeonia se tornou um símbolo de timidez. Ou seja, o simbolismo da peónia está intimamente ligado à mitologia grega.

Oferecer um buquê de peónias: que significado na linguagem das flores?

Se quiseres oferecer um buquê de peónias, pode ser interessante conhecer as subtilezas da linguagem das flores. Para isso, basta perguntares qual o significado da flor peónia. No entanto, lembra-te que as flores são mais frequentemente apreciadas pela sua beleza simples. Então, seja qual for a espécie ou variedade que tu escolheres, um buquê de flores sempre agradará à pessoa presenteada.

mulher-segurando-buque-de-peonias-cor-de-rosa

A seguir, confre os vários sentimentos e significados que as peónias podem transmitir:

  • Amor em diferentes graus de intensidade conforme a cor da flor;
  • A beleza de uma pessoa ou evento (aniversário, festa de casamento, nascimento, etc.); 
  • A riqueza e a prosperidade;
  • O bem-estar e a longevidade;
  • Honra (especialmente na China e no Japão);
  • A timidez e o pudor dos sentimentos;
  • A vergonha acompanhada de um pedido de perdão.

Oferecer um buquê de peónias com cores variadas também é uma ótima ideia para diversificares a tua mensagem.

Qual é o significado da peónia branca?

Peónias brancas simbolizam o respeito pelos mais velhos e o carinho pelos pais. A peónia branca pode ser oferecida para agradecer a um familiar, expressando gratidão e amor. 

Um ramo de peónias, permite expressar arrependimentos, vergonha e pedir desculpa.

As peónias brancas enfatizam um amor púdico e nascente. É por isso que elas se casam perfeitamente com as peónias cor-de-rosa.  

Qual é o significado da peónia rosa?

Flores de peónia rosa permitem expressar sentimentos amorosos emergentes ou timidez. Com tons de fúcsias e malvas, significa que o teu coração palpita pelo amado, adicionando um pouco de intensidade à mensagem. Ou seja, o significado da peónia rosa é o amor subtil e delicado.

Incontestavelmente românticas, as peónias cor-de-rosa são também as flores dos casamentos! São perfeitas em arranjos florais e para adornar arranjos de mesa.

Qual é o significado da peónia vermelha?

As flores de peónia vermelha são, no Ocidente, sinónimos de paixão e sensualidade amorosa. Enquanto na Ásia, onde são cultivadas nos palácios imperiais desde as dinastias Sui e Tang, as peónias evocam opulência, riqueza, sucesso e felicidade. 

Quando possui cor vermelha escura, a peónia também simboliza honra e respeito em diferentes culturas asiáticas. 

Qual é o significado da peónia amarela?

Como muitas flores amarelas, a peónia amarela simboliza novos começos e prosperidade. Num buquê, ramo ou composição floral, traz vitalidade, bem-estar e alegria!

Cuiriosidades sobre o significado das peónias 

A peónia foi cultivada pela primeira vez há 1500 anos, na cidade de Luoyang, na China. Foi a partir deste momento que as peónias selvagens começam a ser cultivadas e as primeiras peónias da China aparecem.

peonias-com-templo-chines-ao-fundo

Hoje, a peónia ainda está no centro da cultura local em Luoyang e a flor foi elevada a emblema do país.

Peónia, uma flor que inspira artistas

Outra curiosidade: as peónias também inspiraram artistas. Especialmente Renoir e Manet no século XIX, que imortalizaram essas flores nas telas para representar o amor delicado e sincero. Assim, tens a certeza de que acertarás no presente romântico ao oferecer um buquê de peónias! 

No século XX, o botânico japonês Toichi Itoh conseguiu cruzar duas categorias de peónias após mais de mil tentativas sem resultado. Poderás encontrar este cruzamento entre peónia herbácea e peónia arbustiva sob o nome de “peónia Itoh”. As peónias Itoh são grandes e perfumadas e, com os seus caules robustos, suportam muito bem o cultivo no jardim. 

Planta presente na medicina chinesa

Ainda hoje, na medicina tradicional chinesa, a peónia é percebida como uma planta medicinal. Afinal, essas virtudes foram descobertas há séculos, ajudando a tratar de dor à infeção, passando por tumores e problemas neurológicos. Porém, atenção: a flor de peónia é venenosa. Portanto, deve ser mantida fora do alcance de crianças e animais de estimação. 
Agora conhece as subtilezas e o significado da peónia na linguagem das flores.Aproveita a temporada de peónias para transmitir os seus pensamentos para aqueles que amas! Queres descobrir mais? Vê os cuidados de peónias para manter a sua flor sempre saudável.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top