A natureza é uma verdadeira aliada para o bem-estar, especialmente quando a incorporamos dentro de nossa casa, na forma de um jardim de inverno aberto. Ao escolher a planta para jardim de inverno aberto corretamente, poderá desfrutar da natureza no conforto da sua casa, além de despoluir o ar e trazer a energia relaxante das plantas para perto de si. Afinal, mesmo nas estações frias é possível ter plantas de inverno para decorar.

O jardim de inverno aberto é um espaço sem paredes, integrado com o ambiente. Em outras palavras, não há uma separação entre um cômodo e o jardim. É uma solução decorativa perfeita tanto para apartamento como para casas, além de servir para dividir ambientes. Mas quais as melhores flores para jardim de inverno? Como comprar plantas de inverno adaptadas? Veja a seguir as melhores dicas de espécies:

O que plantar no jardim de inverno

Na hora de pensar em plantas com flores para jardim de inverno, é preciso pensar na luminosidade do ambiente em que as plantas estarão expostas. Seu jardim de inverno aberto recebe bastante luz do sol ou está em meia sombra? Ou, ainda, o espaço fica em sombra total? Ao considerar estes elementos, poderá selecionar sua planta para jardim de inverno aberto com mais facilidade. Veja nossas dicas de acordo com o tipo de ambiente e paisagismo que deseja para montar seu projeto de jardim ideal. 

jardim-de-inverno-em-casa
Um jardim de inverno pode acolher diversos tipos de plantas de acordo com a intensidade de luz solar que recebe

Plantas para jardim de inverno com sol

Se o seu jardim de inverno aberto receber bastante sol, informe-se sobre a frequência da rega para cada planta, pois geralmente plantas expostas à luminosidade precisam receber mais água. As melhores opções são:

  • A flor de maio: com nome científico de Schlumbergera truncata, essa planta suculenta gosta de sol. Ela poderá enfeitar mesmo os jardins de inverno pouco espaçosos com suas flores cor-de-rosa delicadas. Poderá usá-la em vasos ou de forma suspensa.
  • Jade: a Crassula ovata pertence à categoria dos arbustos e tem o ciclo de vida perene. Por ser uma suculenta, é bem resistente e pode ornamentar cômodos internos e também ser usada ao lado de flores de inverno para jardim externo. Abundantes, ela fica bonita quando plantada em um grande vaso exposto no jardim de inverno.
  • Rosa do deserto: se busca plantas com flores para jardim de inverno, a  Adenium obesum rubra é ideal, com suas flores vermelhas. Originária do Oriente Médio e África, a planta precisa de sol e pode ser cultivada em grandes vasos, que possibilitam que a planta cresça formando uma mini árvore.   
  • Samambaia: a Nephrolepis exaltata é uma planta verde muito comum, adorada pela exuberância de suas folhas. Pode enfeitar o seu jardim de inverno aberto, seja ao ser colocada em vasos, como também de forma suspensa. Outra ideia é fazer um jardim vertical com a samambaia.

A Planta Pérola também poderá servir de opção para preencher seu jardim de inverno aberto.  Caso procure por mais cor, invista na Flor da Fortuna em vários vasos pequenos. 

Plantas para jardim de inverno em meia sombra ou sem sol

Os ambientes em meia sombra agradam vários tipos de flor, pois não recebem sol intenso, embora conservem luminosidade. Veja qual planta para jardim de inverno aberto escolher:

  • Orquídea: admirada pelo formato elegante, a Orchidaceae pode ser cultivada em jardim de inverno aberto, especialmente se este não dispor de teto, já que a planta gosta da humidade do ar e luminosidade indireta. Poderá colocá-las em nichos na parede. As orquídeas são consideradas plantas típicas de inverno para decorar.
  • Bromélia: a Bromeliaceae poderá alegrar seu jardim de inverno graças ao seu formato original. Esta planta não precisa de rega abundante, e poderá escolher diferentes variedades de bromélia para criar uma composição cheia de estilo. A dica é colocá-las entre pedras grandes e pequenas para decorar. 
  • Lírio da paz: o Spathiphyllum wallisii traz serenidade ao lar, e poderá compor a decoração do seu jardim. A dica é plantá-la junto a vários outros lírios da paz, o que dará a impressão de um corredor branco graças à cor dos lírios. Além de tudo, o lírio da paz é uma planta despoluidora.
  • Dracena: Esta é uma conhecida planta verde de interior, que dará um toque tropical ao ambiente, com folhagens perenes, que podem atingir entre 2 e 6 metros de altura. Também chamada de árvore de dragão Dracena é ótima para quem possui um grande jardim de inverno. 

Caso possua um jardim de inverno sem nenhum tipo de iluminação natural, poderá usar a iluminação artificial e escolher plantas como a Espada de São Jorge (Sansevieria), a Zamioculcas, a Costela de Adão e a Comigo-ninguém-pode para sua casa ou apartamento. Todas elas possuem fácil manutenção e cultivo.

jardim-de-inverno-sombra
Um jardim de inverno com pouca exposição ao sol precisa de plantas que gostam de sombra

Agora já sabe qual planta para jardim de inverno aberto escolher. Seu projeto de jardim de inverno aberto já pode começar: leve em conta a arquitetura da sua casa para escolher o local perfeito, e compre utensílios decorativos como pedras brancas, bancos de madeira, vasos bonitos… mãos à obra! 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top