Quando pensamos em cultivar flores, a primavera parece-nos a estação ideal. Mas nem sempre! Existem plantas de outono que adoram o meio termo: nem tão quente, nem tão frio. Muitas plantas não gostam da luz direta do sol, e preferem dias mais fresquinhos e húmidos. Por isso, poderá continuar a enfeitar sua casa durante todas as estações do ano. Inclusive com plantas que florescem no outono!

Neste artigo listamos as principais flores de outono para decorar sua casa nesta estação. Além disso, daremos dicas sobre como cuidar das plantas no outono. Veja a seguir a seleção das melhores plantas para cultivar com esse clima fresquinho e húmido:

Margaridas 

Estas flores singelas são conhecidas por todos e são consideradas plantas de outono. A melhor estação para plantá-las é a primavera, mas ganham vida e florescem no outono, conforme os dias frescos estiverem a se aproximar. Além disso, as margaridas precisam de um solo rico em nutrientes e regas constantes, especialmente durante o período de germinação. Estas flores preferem o outono pois os raios fortes do sol tendem a queimar suas pétalas finas e delicadas. Uma pequena  flor que alegra tanto o interior como o exterior da casa!

Lírio branco

O lírio branco é muito sensível às baixas temperaturas e aos fortes raios do sol. Por isso, prefere a frescura do outono. Para cultivá-lo, irá precisar de composto orgânico e de areia, priorizando uma rega regular, sem molhar as flores. Deixe os lírios próximos à janela, pois esta flor de outono gosta de receber bastante luz. Tome somente o cuidado para não deitar muita água na terra, com o risco de apodrecer as raízes. Por isso, quando perguntar quais as plantas que florescem no outono, lembre-se da beleza dos lírios! 

Rosa 

Sim, as rosas preferem o outono! Esta é a melhor época para cultivar, cuidar e manter a rosa. A dica é regar todos os dias até a primeira floração, e depois reduzir a rega para duas vezes na semana, deixando a terra seca entre uma rega e outra. O outono oferece a humidade suficiente para manter a temperatura do solo. Cuide para que suas rosas recebam a quantidade de luz e sol adequada para que o solo não permaneça demasiado húmido. Cultivar as rosas no outono é garantia de um crescimento vigoroso na primavera! 

rosas-em-vaso-sobre-a-mesa
As rosas gostam da frescura do outono

Crisântemo 

O crisântemo é uma flor colorida e exuberante, e oferece esplendor máximo durante o mês de novembro. Poderá encontrar crisântemos amarelos, vermelhos, cor-de-rosa, ou ainda violeta e azul. São sensíveis às altas temperaturas e gostam de humidade, por isso o outono é uma boa época para o cultivo. Ficam lindos em vasos ou em jardins (é importante, porém, manter a temperatura entre 13 e 18 graus). Para saber outros detalhes, leia nosso artigo sobre os cuidados e o simbolismo dos crisântemos.   

Amores-perfeitos

É uma planta ideal para o exterior, com a vantagem de resistir muito bem às baixas temperaturas. O segredo para a sua floração é manter o substrato sempre húmido até o momento de as plantas germinarem. Os amores-perfeitos são feitos de pequenas flores de cores vibrantes, ótimas para serem dispostas em canteiros, vasos, bordaduras e floreiras. Estas flores de outono pertencem à família Violaceae e existem nas cores violeta, laranja, cor-de-rosa, azul e branco.

Ciclamens 

Esta é definitivamente uma planta a ter em mente quando lhe perguntarem quais são as plantas de outono. Os ciclamens são ótimo para alegrar varandas e terraços durante o outono, e mesmo no inverno. Além de gostarem de humidade, estas plantas que florescem no outono não precisam de grandes cuidados e são de fácil manutenção. Existe nas cores rosa, encarnado, salmão e branco: um verdadeiro deleite para os olhos e uma grande aliada na decoração de ambientes.

ciclamen-branco-em-vaso
O ciclamen é uma flor que floresce no outono perfeita para decorar a casa

Açafrão-bravo 

Esta é uma das flores de outono perfeitas para enfeitar os jardins. O açafrão-bravo, também chamado pé-de-burro ou cebolinhas, floresce habitualmente entre outubro e novembro, e a cor de sua flor, azul ou violeta, desperta grande curiosidade daqueles que a observam. Esta planta é do mesmo género que o açafrão (Crocus sativus) e divide-se em três subespécies, além de ser natural da Península Ibérica. Poderá encontrá-la em terrenos secos e áridos em Portugal.

Torga 

A torga (Calluna vulgaris) é uma planta arbustiva com pequenas flores nas cores lilás, branca ou cor de vinho. Poderá decorar com maestria um jardim de outono, com a vantagem de se adaptar com facilidade a quase todo tipo de solo: duros, pedregosos ou áridos, a Torga saberá dar a graça em praticamente qualquer ambiente, especialmente os montanhosos. Sua floração acontece de agosto a novembro, e é possível vê-la espalhada por quase todo o país. Prefira regá-la com água macia (não calcária).

Outras plantas que florescem no outono

Para além das opções que citamos, poderá investir nas Hortênsias Quercifolia, nas Dálias, nos Hibiscos e em qualquer planta que produza bagas, por serem coloridas e oferecerem vida aos dias mais nublados.

buque-de-dalia-multicor
As dálias trazem cores vibrantes à estação outonal

Como cuidar das plantas no outono?

O segredo sobre como cuidar das plantas no outono é escolher espécies que gostem de humidade e sejam sensíveis aos raios intensos do sol. Cuide sempre da humidade ideal do solo, da exposição às temperaturas, e terá plantas belíssimas durante todas as estações do ano!


Dejar una respuesta