Ramos de flores naturais, como secar e conservá-los

Seria perfeito se aquele ramo de flores que lhe ofereceram permanecesse para sempre. Certamente ficará na sua memória, mas como pode desfrutá-lo por mais tempo? Uma das opções é, sem dúvida, secar as flores naturais. Na Interflora contamos-lhe algumas técnicas simples para conservá-las. Fique a par destas técnicas de secagem e siga os nossos conselhos. Uma vez finalizado o processo, poderá contemplar as suas flores naturais já secas, ou utilizá-las para decorar centros de mesa, cartões, presentes, fazer colagens ou trabalhos manuais... as opções são muitas. Estenda a vida das suas flores naturais com estas técnicas de conservação e desfrute delas por mais tempo.

Planos para o Dia da Mãe com escapadas e surpresas

Técnicas para secar ramos de flores naturais

Um ramo de flores quase sempre tem uma história e um sentimento. Conservar esse ramo é uma maneira de manter vivo esse momento e também a emoção sentida. Escolha a técnica mais adequada e aprenda a secar as suas flores naturais.

  • Prensado: Esta técnica é perfeita para flores pequenas e de talo fino. Pode fazê-lo com dois materiais. Primeiro, distribua as flores entre papel de cera e coloque-as dentro de um livro que pese; quanto mais, melhor. A outra opção passa por usar papel de jornal e depois envolvê-lo em rolo de cozinha e numa última capa de cartão. Para que o método seja mais eficaz, o ideal seria deixar as flores prensadas durante pelo menos 10 dias. Se as flores não tiverem humidade, o processo correrá na perfeição.
  • Flores secas ao ar livre: Trata-se de um dos métodos de conservação de flores mais antigo. Para tal basta pendurar as flores pela parte de baixo. Portanto, esta técnica é ideal para flores com talo comprido. Ate-as de preferência com um cordel de ráfia ou corda de linho para não estragar os talos. Garanta que o ramo recebe diretamente a luz solar e que a zona está bem ventilada. Com o passar dos dias, verá como as pétalas vão mudando de cor, inclusive vão-se tornando mais pequenas. À diferença de prensado, se decide secar as suas flores ao ar livre, verá como conservam o seu volume. Entre duas a quatro semanas, as suas flores secas estarão prontas.
  • Flores no micro-ondas: Escolha as suas flores naturais e cubra-as com areia. Si tiver um animal de estimação, a areia para os gatos é perfeita. Coloque-as no micro-ondas durante 2 ou 3 minutos. Uma vez que a areia esteja fria, retire-a e verá como as suas flores já estão secas e prontas para decorar o que quiser. Este método é perfeito para pessoas impacientes e pelo quão fácil é para aplicar em flores naturais com muitas pétalas.
  • Técnica de conservação com sílica-gel ou dessecante: Outra forma de manter a aparência das flores naturais uma vez secas é através de sílica-gel Embora não possa fazê-lo no próprio jarro, esta técnica é mais eficaz se colocar as flores num frasco hermético. A sílica-gel poderá ser facilmente encontrada em lojas de artesanato e é indicado para rosas e margaridas. Cubra totalmente as flores com o gel de sílica durante uma semana. Ao retirar, ficará fascinado com o quão bem conservadas ficaram.
  • Secagem natural para as suas flores
: Um método muito simples: consiste em deixar o ramo no jarro com pouca água, e apenas terá que esperar. A água será absorvida por completo e as flores vão secando dia após dia, até secar por completo.

Conselhos para conservar as suas flores naturais para sempre

Agora que já conhece as técnicas principais de secagem de flores, contamos-lhe alguns conselhos para que o processo de conservação seja um êxito.

  • Procure que as flores não estejam muito abertas, pois é possível que as pétalas caiam à medida que vão secando. O resultado será melhor se a flor ainda estiver fechada.
  • As flores secas costumam atrair mais pó, e por isso terá de prestar-lhe mais atenção na sua limpeza. Ao secar, tornam-se mais frágeis e quebradiças. Utilize um secador de cabelo para eliminar o pó de maneira suave.
  • Um truque infalível para estender a vida das suas flores secas é aplicar laca de cabelo. Passe um pouco de laca nas suas flores a uma distância razoável e verá como se mantêm perfeitas por mais tempo. Também evitará que se acumule uma maior quantidade de pó.
  • Uma curiosidade sobre a conservação de flores naturais de acordo com a cor: as flores de cores frias como o roxo, azul-celeste, índigo e violeta conservam-se por mais tempo que os tons rosados, cor-de-laranja, amarelos ou vermelhos.
  • As rosas, peónias e margaridas ficam perfeitas uma vez secas.
Uma ideia original para emocionar e agradecer à sua mãe